terça-feira, 1 de setembro de 2020

...da Lardosa à Mata, deixando a Monheca longe...

Este domingo, o último do querido mês de agosto fui na companhia daquela que mais gosto, desfrutar de uma manhã a solo.
Os meus companheiros, um foi a lutar pela vida lá para junto dos "ouis", e o o outro foi colocar as carnes ao sal, e daí restou-me a companhia daquela que mais gosto.
A grossa.
Quando saí da capital do feijão frade, já passava das 8 da manhã; Temperaturas algo diferentes de há uns dias atrás, obrigando à defesa vestir o colete e fazer um "manguito" ao frio.
Na descida para os areões, o colete deu belo jeito.
Na ribeira, a água evaporou-se!!!
Apesar das chuvas e tempo de feição deste ano, caudal de água, nem vê-lo. 
Tinha logo de início objectivos concretos de ir ver o que o fogo que assombrou a zona dos Escalos de Baixo e Mata no sábado.
Da Lardosa, vislumbrava-se algo muito violento para aquelas bandas.
Depois, subi ao alto da Lousa, já com a ideia na aldeia da Mata.
Por aqui, sinais de fogo ainda nada.
Perguntei a um homem que se encontrava por ali, o qual me disse que tinha sido mais para baixo em direcção à monheca.
Decidi no alto da monheca, não descer mais, pois além de ir ver coisas tristes, afastava-me muito da Lardosa.
Virei então para os Escalos de Baixo onde aproveitei para desfrutar do sempre agradável single que a malta dos "ESCALASABAIXO"  construiu há uns anos atrás, mas mantém-se bem ciclável, e quanto a mim neste domingo experimentei com o meu canhão. Diferente.
Hidratei, fotografei este bonito local, e toca a andar até aos suburbios da terra deles.
Entre a ligação dos Escalos de Baixo e Escalos de Cima, apercebi-me da quantidade de rapaziada a desfrutar de outro desporto, um pouco mais diferente do meu, que acarreta nesta altura um cuidado redobrado.
Os caçadores. Isto dá para todos, e tem que dar mesmo para todos...
Monte da ordinha, e que bela paisagem a registar momentos que noutros anos se aproximavam, com o feijão frade.
Os campos perto que circundam a Lardosa, transpiram beleza com este particular luguminoso que tanto gosta e se dá nesta zona.
Terminei com boas sensações na companhia da minha montada, perto da hora do branquinho, a registar mais uma simples mas excelente manhã domingueira, desta vez sem companhia dos companheiros habituais(divirtam-se).
...aquele de sempre, sem travões...a subir claro.
Pinto, o Infante

Sem comentários: