quarta-feira, 9 de setembro de 2020

... talvez o maior empeno da minha vida btt...

O objectivo desta 4ª feira, com as carnes salgadas, era bem claro e concreto.
Ir visitar o baloiço de Castelo Velho, outra vez para o monte da Gardunha.
Com as coordenadas já conhecidas(mais ou menos) onde se situava este bonito brinquedo colocado pela Junta de Freguesia do Louriçal.
Decidi com o dia todo para mim, alongar a volta tornando possível(caso o conseguisse)uma volta longa e dura, com azimutes que incluíam Lardosa, Vale da Torre Zebras Orca, Sintra da Beira(Alpedrinha), com subida de asfalto até à ferradura, fazendo a entrada no mato novamente.
Aqui começaram problemas muito sérios, imaginem com moscas!!!
Nunca me senti tão enervado com tamanha quantidade de moscas a sobrevoarem a minha cabeça(será que só atraem às bestas???!!!); Nunca visto.
Depois a dureza com fartura, porque já não me lembrava da distância até ao topo de Alcongosta( Glamping); O que sofri.
Claro que a paisagem é compensatória, mas desta vez falei muita vez sozinho.
Cadê o baloiço???
Comi e hidratei; Passaram já na ascenção ao posto de vigia, uns verdadeiros veados(sem ofensa aos animais) de carro e jipe de uma televisão, que deviam ir a apanhar o avião ou parapente,,,Que estupidez!!!
Carrega na foto
Aos poucos ia sentindo cansaço. O objectivo, esse nem vê-lo.
Topo, com trilhos por onde nunca tinha circulado, desconhecendo sequer se a ligação que levava no GPS  daria ao alcatrão de ligação às antenas de ligação ao Louriçal, ou mesmo Castelo Novo.
Circulei desta vez em trilhos, que imaginem, a descer à mão!!! Horrível.
Cometi um erro de principiante; Deixei ir a água ao limite!!!
Finalmente, o alcatrão que tanto esperava ver; Comecei a descer já sem água, mas em lugares já conhecidos, a descida como todos aqueles que conhecem, são mais ou menos 8 minutos a descer atá São Fiel.
Surpresa...
O tão ansiado baloiço, finalmente invadia-me a alma e olhar.
OLHÓ ALI O GAJO.
No Castelo Velho, logo na entrada do início do asfalto e no assalto ao topo da Gardunha, lá estava ele. 
Magnífico.
Fui até lá, sem água, cansado, mas contente e alegre pois um dia de objectivos simples, quase traiam esta alegria.
Digital em modo automático, e as fraquezas eram tantas, e cuidados ao colocar gel protector, o trapeço caiu...
Sozinho, num lugar ermo, ri-me que nem um tonto...
Objectivo, agora sim cumprido, mas um empeno como nunca tal...(primaveras).
Altura de retirar 2 minutos à descida, pois a sede era agora muita, e apesar de tudo controlado, algo podia correr mal.
Prontes...
Mais um dia de terapia fantástica, na companhia da preferida, que culminou com o maior empeno da minha vida, parando-a com 82 kms na Lardosa, em que grande parte deles foram feitos naquilo que "mais" gosto:
Subir...
Desta vez poupei muitos travões...
Pinto, o Infante

1 comentário:

AC disse...

Porra, companheiro, até eu fiquei com sede só de ler o post. Continua a manter a malta animada com estas aventuras campestres e relatadas como só tu sabes fazer . . . em linguagem do povo. Grande abraço.