domingo, 3 de abril de 2016

...mentiras, caminhadas e pedaladas ...

Numas férias que valeu de tudo, desde passeatas em família(o melhor que se tem)pedaladas em dia de mentiras, e pegadas em torno da Lardosa à procura de trilho pedestre para a feira do feijão 2016, houve tempo para tudo.
Então foi mais ou menos assim:
A Páscoa, continua a ser altura de férias para os petizes e aproveitando a deixa da malta estar em casa, eu invejoso vai daí e toma lá que também quero.
As caminhadas foram uma constante, pois aproveitei para colocar já a escrita mais ou menos em dia, conciliando estes dias para procurar para o último fim de semana de setembro e primeiro de outubro um trilho o mais pioneiro possível para brindar os participantes em mais uma caminhada inserida na XI feira do feijão frade da Lardosa, alusiva ao feijão.
Estou a pensar em propostas novas, em que o limite é sempre a maior aflição, em virtude de não querer ultrapassar os 13 kms.
Vamos ver...
Entretanto, o dia das mentiras chegava naturalmente com o mês de abril.
2016 reservou-nos uma Páscoa um pouco diferente dos anos transactos. A Páscoa vespertina neste ano, no mês de março, onde habitualmente no mês de abril fez com que as férias entrassem por abril a dentro, e acreditem ou não em dia das mentiras opus-me ao monte!!!
Verdade.
Detesto subir, mas uma vez por ano, agarro na coisa e subo o monte da Gardunha constituinte dos bravos trepadores.
É uma bela subida em estradão, que a sua beleza é caracterizada somente pelas magníficas paisagens que a vista alcança através dos vários patamares pedalada após pedalada.
Arrisco-me a dizer que a barragem de Santa Águeda constitui mesmo o trunfo maior nestas vistas.
Da Lardosa saí com temperaturas boas, mas ainda assim algo frias da ressaca das noites que nesta altura deveriam ser já mais amenas.
Pelos caminhos rápidos cheguei à Soalheira e depois Louriçal, local de registo na digital.
É sempre um prazer para mim registar momentos que considero de realce para embelezar esta cantinho e baú.
Aos poucos, com a subida era notório que o ar ia arrefecendo cada vez mais. Ainda assim, com a minha calma e sem pressas desfrutava das vistas.
Ao passar a casa dos Escutas, as coisas começavam-se mesmo a complicar no que diz respeito à temperatura.
Com a agravante da transpiração(corpinho magrinho), sentia algum frio mesmo na subida.
Decidi então não ir beijar as antenas do alto do monte no cruzamento de Castelo Novo.
Vou deixar a subida até às antenas para outro dia mais ameno. Era tempo de vestir novamente o corta vento, pois agora sentia ainda mais o frio.
Agora sim, em antónimo das subidas, circulava nas minhas quintas. Quando pedalo a sós(coisa que é costume), nas descidas tento depositar cuidado, não vá o diabo aparecer, e pregar-me uma surpresa desagradável.
Virei azimutes para mais um patamar do monte, Santa Águeda ao longe, porque não relembrar aqueles que considero os mais belos singles e trilhos que o meu baú possui, e que existem neste monte, bem pertinho de nós.
Do Casal da Serra,  pela senda do 1º passeio orientado por GPS "ROTA DOS LAGARTOS", cliquei gravando com a minha digital a magia que ia percorrendo.
BRUTAL.
São trilhos que só pecam pela pouca distância.
Em dia de mentiras, a verdade foi a plenitude da beleza e prazer das belas pedaladas que dei.
Domingo, último dia de férias, aproveitando a aberta da manhã, fui dar a voltinha saloia.
No asfalto, a saloia é constituída pela Lardosa/alto da Lousa/Escalos de Cima/Alcains/Santa Águeda e Lardosa.

No formato grossa, considero a saloia quase igual;
Lardosa/Santa Águeda/as Tinalhas/Cafede/Alcains e Lardosa.
Aproveitando as pedaladas de dia das mentiras quase nem me "reconheci".
Bons andamentos, permitiam uma volta rápida, e na minha terra Natal encontrei o meu amigo Carlos a quem "cravei"  um café e dois dedos de conversa.
Até logo Carlos, e pelo ribeiro da azinheira, saí encontrando um grupo invejável de rapaziada amiga de Alcains, que admirei particularmente a Júlia Roxo, pelo facto de conduzir carinhosamente a bicicleta de seu Pai.
O João Roxo.
Blá blá, Balaia e resto da rapaziada seguiram, e eu debaixo de água cheguei à Lardosa como comecei.
Direitinho.
As férias acabaram, agora meus amigos toca a pedalar sem mentiras, pesquisando o que por aí existe de bom, pois o GPS dia 15 de maio está a chegar.
Aquele de sempre...
Pinto Infante

Sem comentários: