quarta-feira, 6 de abril de 2016

...dose dupla...

Em jeito de dose dupla 4ª feira de serviço e 5ª feira de folga, perdi a cabeça, agarrei na grossa e pus-me à estrada até Castelo Branco.
Dizia-se nos tempos mais passados, que antigamente, o transporte possível era a bicicleta para ligar as terras e aldeias, sendo no meu caso a aldeia da Lardosa, à cidade de Castelo Branco.
Saí da Lardosa passava pouco tempo das sete da manhã.
Há muito tempo que através da bicicleta não recordava tempos mais antigos, mas que hoje deixa de se tornar cansativo a puxar por ferros com não sei quantos quilos.
Hoje em dia consegue-se conciliar transporte e prazer.
Sem chuvas ou mesmo frios os campos começam a "vomitar" coloridos característicos duma primavera que teima em marcar presença.
A escolha do trilho foi naturalmente a mais perto e acessível, e virtude do início do serviço ser pelas 9 da manhã, e claro está, em jeito de lema dos bombeiros
..."vida por vida"...
Não gosto de chegar atrasado na rendição do colega que se encontra de serviço.
À medida que ia progredindo, a vontade de pedalar era cada vez maior, deixando para trás a vontade de trabalhar, mas...
Em Castelo Branco é que tem que se pedalar com outra fatiota.
Alcains acolhia a passagem com muita gente nas ruas. Eram quase oito da manhã, e à minha semelhança muita gente tem que dar o litro cada um com o seu horário laboral.
Santa Apolónia.
A controlar a hora, o calhau légua, marco de uma zona rica de queijos e pastos dava bom dia à vista onde o olhar esbarrava na cidade de Castelo Branco.
Como há algum tempo não efectuava esta ligação, fiquei admirado, pois o caminho de ligação às quintas e quintarolas nesta zona, encontra-se quase todo com asfalto novo nas ligações à fatídica N18.
08H30 chegava à cidade que me acolhe todos os dias.
A 1ª dose estava concluída, recordando os tempos de ligações entre estas duas terras, mas com as temperaturas primaveris, vão com certeza fazer com que efectue esta ligação mais vezes,   sendo a diferença os trilhos e a necessidade de deslocação para o ganha pão, em que hoje além de ganha pão, a vida permite o prazer de pedalar.
5ª feira de folga, a saída vai ser novamente com coordenadas a norte, envolvendo talvez Castelo Branco, Alcains, Lardosa, Atalaia, visitar o Sr.º Israel  e caso haja pernas ir até Castelo Novo com regresso pela Soalheira e casa.
Vamos ver se a 2ª dose a concretizo.
...tira as mãos do travão...a subir claro...
Pinto Infante

Sem comentários: