segunda-feira, 28 de abril de 2008

A ligação que faltava para os Lagartos

Bem, com compromisos familiares, não pude participar na "Maratona do Paúl". Aproveitei o pouco tempo disponível na manhã de domingo 27, e fui na companhia de dois amigos fazer algumas ligações pendentes para a "ROTA DOS LAGARTOS" em 18 de Maio de 2008. Assim e na companhia do Cristóvão e do Tó alentejano, lá fui em busca de singles, uma das minhas paixões do BTT. A saída foi pelo caminho dos moleiros, percurso este por muita malta conhecido, e sem segredos por aqui iremos passar. Na senda da nossa "querida" Marateca iniciámos então a ligação aos trilhos dos lagartos. Caminho dos moleiros, esse trilho onde outrora trouxe um magote de convidados amigos alentejanos e não só(30 de Dezembro de 2007), e passei em sítios em que nesta altura e graças à abundância de água a riqueza natural destas águas não nos permitem ver o património existente por estas bandas!!!! Outras haverá....Prometo...
Como este passeio, estou a contar dar a conhecer a quem nos visita, e como objectivo principal em todos os passeios, dar a conhecer o que de bom e bonito nos rodeia, a escolha dos trilhos desta rota recai e muito em simgles traks, muitos singles...
Claro que é impossível fazer todo o percurso em trilhos eles todos virgens. Aqui por exemplo vamos apanhar daquelas auto rutes, que quem tenha pernas para andar, ai ai.....
Sem comentários.....nos confins aqui tão perto...
Arco do triunfo???!!! Onde é que eu já ouvi isso??!!
Ao fim destes anos todos afinal descobri que por aqui, com a velha máxima "vá para fora cá dentro" encontrei uma ponte, que todos os participantes vão ter que a passar, mas com a particularidade de por estas bandas ainda não se lembraram de ter posto cabines de portageiros, para as tão famosas portagens!!!!!!

É mesmo assim meus amigos, nesta senda do lagarto, o património Natural na sua verdadeira essência vai ser uma constante.
Este domingo 27 de Abril foi de facto gratificante ir sem destino marcado, e na procura de ligações para os lagartos, esbarrar com coisas nunca por mim percorridas e, ao estilo de "Indiana Jones" dar - me por feliz na companhia destes amigos ter concluído o trilho.
Depois de me sentir muito realizado, a brincadeira era de tal ordem que quando dei por mim estava com os cromados riscados. Bem podia cair para outro lado, mas sem silvas...irra...
Meus amigos, reparem nesta frescura!!!! Em busca do tesouro perdido!!!Logo aqui ao lado...
Vou terminar, missão cumprida, ligações perfeitas, trilhos, muitas novidades como sempre, singles de sonho(para mim), agora, assim que tenha a pouquinho livre vou fazê- lo todo para ver se não ultrapasso muito o proposto da "ROTA DOS LAGARTOS".
PRONTO....
Sempre a teimosia em terminar estas coisas desta maneira!!!!...
No Coments;

Apareçam neste passeio
Tira as mãos do travão...a subir claro..

sábado, 26 de abril de 2008

A marcha da Liberdade

Desta vez não tenho notícias de bicicleta, com bastante pena minha. Até estava convidado pelo amigo Rui Leitão a participar no BTT de Meimoa, mas hoje não podia ser!!!!. Abraço Rui. Outras vou contar!!!
Sempre na versão pura e simples do desporto no seu melhor, fui convidado na elaboração dum trilho para um passeio pedestre nas comemorações do 25 de Abril de 1974. Com todo o prazer aceitei o convite por parte da Junta de Freguesia de Lardosa, e mãos à obra.
A concentração fez - se no recinto da feira do feijão pelas 08H30, depois de um cravinho vermelho em representação daquele magnífico dia de 74 aí vamos nós.
Então como a "Rota dos Lagartos" se aproxima( 18 de Maio de 2008), aproveitei e juntei o útil ao agradável. Com o trilho inicial já delineado, levei esta gente que compareceu na Lardosa a visitar o quão soberbo a Marateca está. Uma vegetação raramente vista, uma cor estrondosa, a água...Bem, essa já apetecia mesmo era vestir o calçonito e...
Estas magníficas paisagens vão receber também quem nos visitar nos "Lagartos"
Com a chegada à Marateca entre pinhal e trilhos cicláveis, e neste dia pedestres, a água parecia um espelho que nos chamava em prol do disfrutar da Natureza e explendor deste lago.
Deixo aqui o registo de algumas imagens, trilhos e paisagens que quem for da minha equipa da digital, de certeza não vai deixar de registar em 18 de Maio...
Com as fortes chuvas que se têm abatido ultimamente sobre o nosso País, as surpresas eram muitas!!! Ainda pensei em levar barbatanas, mas foi giro de ver o pessoal a molhar o pésinho!!!
Por falar em surpresas, conhecem este cavalheiro???!!!
Pois é, o bom filho à casa regressa e é bem verdade!!! O SR.º Aníbal Sequeira, conceituado fotógrafo da Lardosa, em que a máquina dessa da altura, não digital, mas noutro formato, era a caneta de escrita deste senhor. Foi um prazer tê - lo na nossa companhia, e fazendo questão de a sua máquina de duas rodas o acompanhar.
Abastecimento e caminhar em direcção à Lardosa, na companhia destas gentes que participaram nestas comemorações.

Bem, não me vou alongar muito mais, deixo aqui um álbum ilustrativo destas comemorações, e também o que vão ser os primeiros Kms da Rota dos Lagartos.
O Almoço foi servido na casa dos caçadores, no campo de futebol da Lardosa(e bom que estava), seguindo - se uma confraternização entre quem por cá quis ficar, com sueca, baile e malha a seguir.
Em nome da Lardosa e Junta de Freguesia, bem hajam a todos quanto nos visitaram e claro, a este povo da Lardosa.
Pinto Infante
Fotos aqui:

domingo, 20 de abril de 2008

Maratona de Alcains Versão II

Antes de iniciar esta minha curta história sobre esta maratona, vou - vos apresentar o tão esperado 1º prémio do concurso de fotografia nos "trilhos da açafa 2008".
Pois é, a rapaziada de Vila Velha de Rodão também compareceu nesta maratona de Alcains, e como tudo estava apalavrado, o amigo António Pequito entregou - me então o 1º prémio. Não cheguei a receber a viagem, nem carro nem coisa que se parecesse. Um magnífico livro, ilustrado com umas fotos e comentários acerca de Vila Velha de Rodão e do tão famoso rio Tejo no seu explendor a bafejar esta terra de boas gentes.
Obrigado António Pequito, é deveras um excelente prémio.
Já agora um grande abraço de muitos parabéns ao Roberto Nabais, pois também ele contemplado com 2º classificado.
Bem, sobre a maratona em si hoje falo muito pouco. Sobre Alcains cairam umas nuvens negras que teimaram em toda a semana, lembrar os meses de Abril à antiga. "Ò mar, ò mar ò mar...p...tanta àgua!"!!!Chatice....
Alcains, minha terra Natal, terra de granito e canteiros esperava pela rapaziada amante desta modalidade. O São Pedro desta vez não contemplou este dia com uns raiozitos de sol para nos guiar lá para os lados da Gardunha.
Eram 9Horas, uns encolhidos pelo frio, outros pela chuva, quando lá partimos ao propósito a que cada um se propos. A mochila em casa, facto pelo qual até a minha digital fui obrigado a deixar logo à saída de Alcains a um elemento da GNR, não fosse estragá - la pelo caminho com esta abundante chuva que caiu.

Os trilhos do percurso, todos eles por mim já conhecidos, estavam repletos de àgua, charcos e lamaçais, consequência das chuvas que têm caído no nosso território.

Vendo e revendo pessoal conhecido destas andanças, cheguei ao fim com uma estafa em cima, porque hoje não podendo tirar muitas fotos escolhi acelerar, e sempre em red line das minhas capacidades, cortei a meta cerca da 11H40´ou coisa que o valhe.
Maratona, objectivo cumprido.
Agora é dedicar tempo à preparação da "Rota dos Lagartos" 18 de Maio de 2008
Filme:

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Fundão e aquele Monte

Maratona, o que será??!!
Pois é, há aqueles que gostam, outros nem tanto!!! Outros não sabem para o que vão!!! Eu por exemplo!!!
A malta conhecida do Fundão organizou lá para os lados do monte(entenda - se serra da Gardunha)uma coisa chamada maratona. Este evento de facto, como o próprio nome indica era mesmo, pois havia prémios até ao 5º classificado. Eu tentando participar na parte a que a bicicleta mais prazer me dá, vi - me confrontado com verdadeiros atletas, sabem daqueles que nem precisam de comer nem beber nos abastecimentos, diga - se local de confraternização, penso eu...
Mas vamos lá contar um pouco disto.
Foi na cidade do Fundão, que decorreu este evento. Saímos da Lardosa com muita chuva, e ao passarmos os túneis o sol apareceu(engraçado).
Pensava eu que tínhamos pela frente um bom dia para a prática de BTT.

Assim, à chegada encontrei malta conhecida e já aficionada nestas andanças. Claro está do meu calibre não, com excepção do amigo Rui do Amieiro, que também ele procurava participar num...passeio!!!??!
Tudo a postos, e a saída fez- se pelo lado de Valverde. A Natureza brinda -nos nesta altura do ano com uma frescura naquela encosta da serra que dá um prazer enorme circular naqueles trilhos que eu invejei, fosse lá eu pensar que ia num passeio!!!!

Começámos a subir ao fim de 7Kms, em direcção à casa do guarda de Alcongosta. Bem, aqui comecei a abrir a boca, visto eu ser alérgico a subidas, mas....que grande finta me pregaram!!!
Eu que só vou ao monte sozinho e ao meu ritmo, hoje tive que lá ir!!!Como a minha ideia lúdica é sempre disparar em todas as direcções a minha digital, tentando mostrar e divulgar os passeios onde participo, aqui vi - me obrigado a andar, pois as minhas pernas começavam a ressentir - se do pára arranca.
O amigo Mário companheiro de alguns Kms, protagonizou esta bela foto...

O pior estava para vir. Além de subidas a pique que no final soube que "NINGUÉM" as subiu em cima da burra, subitamente caíu um nevoeiro em cima de nós que deixei de ver completamente quem, e o que ia à minha frente!!!

Eu que sou daqueles que ainda não penso em cair a descer,acho que gastei umas pastilhas de tanto travar!!a descer..
Uma coisa é certa, tenho pena do tempo que esteve lá para o monte, pois os trilhos escolhidos pela organização foram nesta zona um verdadeiro sonho para quem gosta de passear...

Chegava o abastecimento!!! Km24 sempre a subir, eis que chegava o tão esperado na casa do guarda de Alcongosta. À medida de uma maratona o abastecimento assim era....Com as antenas à vista mais uma subida se aproximava...
Serra acima, e quando olhei para o relógio, nem queria acreditar!!! Ainda me faltavam quase 20Kms para os 49,600 propostos...
Obrigatoriamente tinha que andar!!!!
Cheguei exausto, percorri caminhos onde outrora tinha andado, e aí sim em passeios organizados por malta de Aldeia Nova do Cabo e também do Fundão. Aquela parte final lindíssima, mas em virtude do relógio não pude registar, bastante pena minha.
Ao chegar com o objectivo cumprido, a notícia traumatizante!!! Água fria meus amigos!!!!Bem!!!
Maratona - Não gosto(só lá vai quem quer)
Trilhos - Lindos(pena não ser passeio)
Almoço - No multiusos do Fundão
Muito por força dos meus andamentos e ideias, a vertente lúdica identifica - se mais comigo. Por isso uns gostam, outros não...
Parabéns ao Mário, pois foi contemplado com um prémio, e ao vencedor da maratona...
Até à próxima..
Pinto Infante

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Rapidinha

Depois do dever cumprido, Nossa Senhora de Fátima, foi tempo de relaxar e voltar à minha paixão. O BTT. Nem o tempo me segurou em casa!!!
Em dia de folga, fui dar uma rapidinha depois de uma manhã de chuva e relâmpagos assustadores cá para os lados da Lardosa. Depois de almoço o sol deu um ar da sua graça(pouca), foi agarrar na burra e aí vamos nós tentar fazer o gosto ao pé, e os Lagartos aproximam - se. Quase me esquecia de dar esta alegre notícia. Fui comtemplado com o 1º prémio do concurso de fotografia dos "Trilhos da Açafa" dos amigos Bombeiros de Vila Velha de Rodão.


Pois é!!Em jeito de brincadeira tirei esta foto e pronto... aí está ela a foto vencedora.
Agora fiquei muito curioso!!!! O mail que a rapaziada amiga de VVRodão me enviou, não diz o que é o prémio...Será uma viagem ao Brasil??!!!Haiti???Algarve??? Um carro!!??Bem seja o que for é com todo o gosto e orgulho que o recebo.Faço o pedido, de que em virtude deste prémio, o dorsal nº 1, Trilhos da Açafa 2009 seja meu e venha para a Lardosa...
Esta foto está no ForumBTT, rescaldo deste passeio.
Carrega em cima do filme:


Saúde
Lardosa
Pinto Infante

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Com a Honra do Prometido

Destino - Nossa S.rª de Fátima;
Assim mesmo. Promessa feita à muito tempo, e com o tempo de feição, vamos a isto. Era para ser sábado, mas por valores mais altos se levantarem, a ida à N/S.rª de Fátima ficou mesmo para Domingo dia 06 de Abril 2008(data para mim inesquecível). A saída marcada para as 07H00 da manhã, na companhia do amigo Zé Luis, lá vou tentar chegar para beijar os pés à Santinha.
Foi na companhia destas duas burras, a minha Trek 1100, e a Bianchi do amigo Zé Luis, que nos opusemos à estrada e com ou sem esforço palmearmos km após km a longa viagem até Fátima.
Depois de confirmar toda a bagagem necessária para esta jornada, não em BTT como é usual, mas desta vez em estrada, saída da Lardosa à hora prevista. O cafézinho matinal foi na padaria do montalvão, zona industrial, e pronto o pensamento era só em conseguir chegar ao objectivo final.
Ao longo do percurso, o tempo brindou - nos com um magnífico sol, este não muito abrasador(felizmente) e com a escolha do itinerário muito sombrio em virtude da abundância de vegetação. As ermidas, capelinhas e altares em honra de Santos ao pé da estrada, em ar de benção à nossa volta era de enorme quantidade por aquelas serras...
Com os olhos postos em horizontes por mim desconhecidos a partir da ligação de Proença a Nova, serra sobe serra desce, a preocupação com o gerir do esforço era para mim uma constante, pois ainda nos faltava muito caminho pela frente.
Eis a 1ª paragem do dia para o abastecimento numa terra chamada Cardigos com 83 Kms percorridos. Depois de retemperadas algumas forças, eis que o temível aconteceu. A máquina cedeu e, o resto nem comento.....
Sim, comento sim senhor, a bike do Zé ao km 101 furou mesmo. Com um piso horrível, estradas secundárias cheias de buracos paragem obrigatória. Aqui recebi vários telefonemas e mensagens de amigos meus que souberam desta aventura, e quiseram saber como estava a correr além de nos desejarem sorte para o resto.. (a eles um grande abraço e obrigado pelo apoio).
O Zêzere a bafejarnos com a sua frescura e cor, mas aqui começava outra montanha até Ferreira do Zêzere...
Tomar, cidade do Nabão era a próxima meta para o 2º abastecimento do dia, e psicológicamente mentalizarmo - nos para a grande classificativa de montanha de 1ª categoria.
Aqui na cidade Tomar, tinhamos então o verdadeiro apoio. Com a minha família a ir ao nosso encontro, abastecemos verdadeiramente, e depois de um relax mais prolongado foi agarrar nas burras enervarmo - nos com elas, e vamos ao rabo(31 Kms para o objectivo).
Meus amigos ao Km 170 uma coisa escomonal!!!Não fui capaz!!... Uma subida com 10% de inclinação????!!!! O meu companheiro de luta, foi vê - lo em cima da sua burra, com aquela bravura que quem o conhece sabe como ele é, a puxar por ela, e que gosto dá ver este homem ao fim destes Kms dizer - me: Eu já venho..... Levantou - se e nunca mais o vi!!!!!
Passado um pouco lá vem ele barreira a baixo a buscar -me. Foi a única subida que me vergou!!!! Mas ao chegar ao cimo tinha uma Santa de braços abertos a dar - me as boas vindas
Os bravos ao lados da estátua de João Paulo II(GRANDE HOMEM)
Bem, ao amigo Zé Luis, agradeço a companhia nesta jornada de luta. Muito provavelmente sózinho não chegava lá!!.
Chegada a Fátima, 16H25´de 06 de Abril de 2008;
175,66 Kms percorridos;
Muito cansado;
2 Kilos perdidos;
Consegui uma victória pessoal, deixei a minha vela acesa....
Promessa cumprida...
A fechar, queria agradecer aos amigos da ACIN, pelo convite que me fizeram, para participar sábado, no SAFARI BTT, mas por razões óbvias não pude estar presente. Obrigado e digamqualquer coisa porque só não vou se valores mais altos se levantarem.
Abraço
Pinto Infante