segunda-feira, 7 de abril de 2008

Com a Honra do Prometido

Destino - Nossa S.rª de Fátima;
Assim mesmo. Promessa feita à muito tempo, e com o tempo de feição, vamos a isto. Era para ser sábado, mas por valores mais altos se levantarem, a ida à N/S.rª de Fátima ficou mesmo para Domingo dia 06 de Abril 2008(data para mim inesquecível). A saída marcada para as 07H00 da manhã, na companhia do amigo Zé Luis, lá vou tentar chegar para beijar os pés à Santinha.
Foi na companhia destas duas burras, a minha Trek 1100, e a Bianchi do amigo Zé Luis, que nos opusemos à estrada e com ou sem esforço palmearmos km após km a longa viagem até Fátima.
Depois de confirmar toda a bagagem necessária para esta jornada, não em BTT como é usual, mas desta vez em estrada, saída da Lardosa à hora prevista. O cafézinho matinal foi na padaria do montalvão, zona industrial, e pronto o pensamento era só em conseguir chegar ao objectivo final.
Ao longo do percurso, o tempo brindou - nos com um magnífico sol, este não muito abrasador(felizmente) e com a escolha do itinerário muito sombrio em virtude da abundância de vegetação. As ermidas, capelinhas e altares em honra de Santos ao pé da estrada, em ar de benção à nossa volta era de enorme quantidade por aquelas serras...
Com os olhos postos em horizontes por mim desconhecidos a partir da ligação de Proença a Nova, serra sobe serra desce, a preocupação com o gerir do esforço era para mim uma constante, pois ainda nos faltava muito caminho pela frente.
Eis a 1ª paragem do dia para o abastecimento numa terra chamada Cardigos com 83 Kms percorridos. Depois de retemperadas algumas forças, eis que o temível aconteceu. A máquina cedeu e, o resto nem comento.....
Sim, comento sim senhor, a bike do Zé ao km 101 furou mesmo. Com um piso horrível, estradas secundárias cheias de buracos paragem obrigatória. Aqui recebi vários telefonemas e mensagens de amigos meus que souberam desta aventura, e quiseram saber como estava a correr além de nos desejarem sorte para o resto.. (a eles um grande abraço e obrigado pelo apoio).
O Zêzere a bafejarnos com a sua frescura e cor, mas aqui começava outra montanha até Ferreira do Zêzere...
Tomar, cidade do Nabão era a próxima meta para o 2º abastecimento do dia, e psicológicamente mentalizarmo - nos para a grande classificativa de montanha de 1ª categoria.
Aqui na cidade Tomar, tinhamos então o verdadeiro apoio. Com a minha família a ir ao nosso encontro, abastecemos verdadeiramente, e depois de um relax mais prolongado foi agarrar nas burras enervarmo - nos com elas, e vamos ao rabo(31 Kms para o objectivo).
Meus amigos ao Km 170 uma coisa escomonal!!!Não fui capaz!!... Uma subida com 10% de inclinação????!!!! O meu companheiro de luta, foi vê - lo em cima da sua burra, com aquela bravura que quem o conhece sabe como ele é, a puxar por ela, e que gosto dá ver este homem ao fim destes Kms dizer - me: Eu já venho..... Levantou - se e nunca mais o vi!!!!!
Passado um pouco lá vem ele barreira a baixo a buscar -me. Foi a única subida que me vergou!!!! Mas ao chegar ao cimo tinha uma Santa de braços abertos a dar - me as boas vindas
Os bravos ao lados da estátua de João Paulo II(GRANDE HOMEM)
Bem, ao amigo Zé Luis, agradeço a companhia nesta jornada de luta. Muito provavelmente sózinho não chegava lá!!.
Chegada a Fátima, 16H25´de 06 de Abril de 2008;
175,66 Kms percorridos;
Muito cansado;
2 Kilos perdidos;
Consegui uma victória pessoal, deixei a minha vela acesa....
Promessa cumprida...
A fechar, queria agradecer aos amigos da ACIN, pelo convite que me fizeram, para participar sábado, no SAFARI BTT, mas por razões óbvias não pude estar presente. Obrigado e digamqualquer coisa porque só não vou se valores mais altos se levantarem.
Abraço
Pinto Infante

5 comentários:

AC disse...

Amigos Pinto Infante e José Luís, Parabéns pela Vossa aventura.
É de facto duro o percurso até Fátima, pois já o conheco bem e já há muitos anos que o faço, sózinho ou acompanhado, nesta obstinação anual.
Todos os anos no fim de semana antes do 13 de Maio lá vai este "rapaz" em direcção a Fátima.
Este ano está aprazado para dia 10 de Maio e aqui fica o convite para se quiseres repetir, ou para os anos vindouros.
Há que ter "sangue na guelra" e tu é um deles.
Um abraço
AC

Fidalgo disse...

Parabéns.

Associação Papa-léguas de Alcains disse...

Amigo Pinto...

como sei a causa dessa tua "obstinação".... grande abraço! e felicidades para ti e restante família

Carlos Pio

Luis Franco disse...

Grande etapa, só ao alcance de quem tem uma grande força de vontade e pedalada para essas voltas. Gostaría de vos ter acompanhado nessa aventura, mas como te informei não me foi possível. Fica para outra ocasião.
Um abraço.

Pedro Alves disse...

Olá,

Deparei-me com o seu blog e com esta aventura a Fátima, também por lá já passei e com mais ou menos dificuldade o certo é que todos lá chegámos.
Boas pedaladas para si