Caminho dos moleiros, esse trilho onde outrora trouxe um magote de convidados amigos alentejanos e não só(30 de Dezembro de 2007), e passei em sítios em que nesta altura e graças à abundância de água a riqueza natural destas águas não nos permitem ver o património existente por estas bandas!!!! Outras haverá....Prometo...
Como este passeio, estou a contar dar a conhecer a quem nos visita, e como objectivo principal em todos os passeios, dar a conhecer o que de bom e bonito nos rodeia, a escolha dos trilhos desta rota recai e muito em simgles traks, muitos singles...
Claro que é impossível fazer todo o percurso em trilhos eles todos virgens. Aqui por exemplo vamos apanhar daquelas auto rutes, que quem tenha pernas para andar, ai ai.....
Sem comentários.....nos confins aqui tão perto...
Arco do triunfo???!!! Onde é que eu já ouvi isso??!!
Ao fim destes anos todos afinal descobri que por aqui, com a velha máxima "vá para fora cá dentro" encontrei uma ponte, que todos os participantes vão ter que a passar, mas com a particularidade de por estas bandas ainda não se lembraram de ter posto cabines de portageiros, para as tão famosas portagens!!!!!!
É mesmo assim meus amigos, nesta senda do lagarto, o património Natural na sua verdadeira essência vai ser uma constante.
Este domingo 27 de Abril foi de facto gratificante ir sem destino marcado, e na procura de ligações para os lagartos, esbarrar com coisas nunca por mim percorridas e, ao estilo de "Indiana Jones" dar - me por feliz na companhia destes amigos ter concluído o trilho.
Depois de me sentir muito realizado, a brincadeira era de tal ordem que quando dei por mim estava com os cromados riscados. Bem podia cair para outro lado, mas sem silvas...irra...
Meus amigos, reparem nesta frescura!!!! Em busca do tesouro perdido!!!Logo aqui ao lado...
Vou terminar, missão cumprida, ligações perfeitas, trilhos, muitas novidades como sempre, singles de sonho(para mim), agora, assim que tenha a pouquinho livre vou fazê- lo todo para ver se não ultrapasso muito o proposto da "ROTA DOS LAGARTOS".PRONTO....
Sempre a teimosia em terminar estas coisas desta maneira!!!!...No Coments;
Apareçam neste passeio
Apareçam neste passeioTira as mãos do travão...a subir claro..
Então como a
Com a chegada à Marateca entre pinhal e trilhos cicláveis, e neste dia pedestres, a água parecia um espelho que nos chamava em prol do disfrutar da Natureza e explendor deste lago.
Deixo aqui o registo de algumas imagens, trilhos e paisagens que quem for da minha equipa da digital, de certeza não vai deixar de registar em 18 de Maio...
Com as fortes chuvas que se têm abatido ultimamente sobre o nosso País, as surpresas eram muitas!!! Ainda pensei em levar barbatanas, mas foi giro de ver o pessoal a molhar o pésinho!!!
Por falar em surpresas, conhecem este cavalheiro???!!!


Em nome da Lardosa e Junta de Freguesia, bem hajam a todos quanto nos visitaram e claro, a este povo da Lardosa.
Eram 9Horas, uns encolhidos pelo frio, outros pela chuva, quando lá partimos ao propósito a que cada um se propos. A mochila em casa, facto pelo qual até a minha digital fui obrigado a deixar logo à saída de Alcains a um elemento da GNR, não fosse estragá - la pelo caminho com esta abundante chuva que caiu.
Os trilhos do percurso, todos eles por mim já conhecidos, estavam repletos de àgua, charcos e lamaçais, consequência das chuvas que têm caído no nosso território.
Vendo e revendo pessoal conhecido destas andanças, cheguei ao fim com uma estafa em cima, porque hoje não podendo tirar muitas fotos escolhi acelerar, e sempre em red line das minhas capacidades, cortei a meta cerca da 11H40´ou coisa que o valhe.
Assim, à chegada encontrei malta conhecida e já aficionada nestas andanças. Claro está do meu calibre não, com excepção do amigo Rui do Amieiro, que também ele procurava participar num...passeio!!!??!
Tudo a postos, e a saída fez- se pelo lado de Valverde. A Natureza brinda -nos nesta altura do ano com uma frescura naquela encosta da serra que dá um prazer enorme circular naqueles trilhos que eu invejei, fosse lá eu pensar que ia num passeio!!!!
Começámos a subir ao fim de 7Kms, em direcção à casa do guarda de Alcongosta. Bem, aqui comecei a abrir a boca, visto eu ser alérgico a subidas, mas....que grande finta me pregaram!!!
Eu que só vou ao monte sozinho e ao meu ritmo, hoje tive que lá ir!!!Como a minha ideia lúdica é sempre disparar em todas as direcções a minha digital, tentando mostrar e divulgar os passeios onde participo, aqui vi - me obrigado a andar, pois as minhas pernas começavam a ressentir - se do pára arranca.
O pior estava para vir. Além de subidas a pique que no final soube que "NINGUÉM" as subiu em cima da burra, subitamente caíu um nevoeiro em cima de nós que deixei de ver completamente quem, e o que ia à minha frente!!!
Eu que sou daqueles que ainda não penso em cair a descer,acho que gastei umas pastilhas de tanto travar!!a descer..
Chegava o abastecimento!!! Km24 sempre a subir, eis que chegava o tão esperado na casa do guarda de Alcongosta. À medida de uma maratona o abastecimento assim era....Com as antenas à vista mais uma subida se aproximava...
Serra acima, e quando olhei para o relógio, nem queria acreditar!!! Ainda me faltavam quase 20Kms para os 49,600 propostos...
Ao chegar com o objectivo cumprido, a notícia traumatizante!!! Água fria meus amigos!!!!Bem!!!
Foi na companhia destas duas burras, a minha Trek 1100, e a Bianchi do amigo Zé Luis, que nos opusemos à estrada e com ou sem esforço palmearmos km após km a longa viagem até Fátima.
Depois de confirmar toda a bagagem necessária para esta jornada, não em BTT como é usual, mas desta vez em estrada, saída da Lardosa à hora prevista. O cafézinho matinal foi na padaria do montalvão, zona industrial, e pronto o pensamento era só em conseguir chegar ao objectivo final.
Ao longo do percurso, o tempo brindou - nos com um magnífico sol, este não muito abrasador(felizmente) e com a escolha do itinerário muito sombrio em virtude da abundância de vegetação. As ermidas, capelinhas e altares em honra de Santos ao pé da estrada, em ar de benção à nossa volta era de enorme quantidade por aquelas serras...
Com os olhos postos em horizontes por mim desconhecidos a partir da ligação de Proença a Nova, serra sobe serra desce, a preocupação com o gerir do esforço era para mim uma constante, pois ainda nos faltava muito caminho pela frente.
Eis a 1ª paragem do dia para o abastecimento numa terra chamada Cardigos com 83 Kms percorridos. Depois de retemperadas algumas forças, eis que o temível aconteceu. A máquina cedeu e, o resto nem comento.....
Sim, comento sim senhor, a bike do Zé ao km 101 furou mesmo. Com um piso horrível, estradas secundárias cheias de buracos paragem obrigatória. Aqui recebi vários telefonemas e mensagens de amigos meus que souberam desta aventura, e quiseram saber como estava a correr além de nos desejarem sorte para o resto.. (a eles um grande abraço e obrigado pelo apoio).
Tomar, cidade do Nabão era a próxima meta para o 2º abastecimento do dia, e psicológicamente mentalizarmo - nos para a grande classificativa de montanha de 1ª categoria.
Meus amigos ao Km 170 uma coisa escomonal!!!Não fui capaz!!... Uma subida com 10% de inclinação????!!!! O meu companheiro de luta, foi vê - lo em cima da sua burra, com aquela bravura que quem o conhece sabe como ele é, a puxar por ela, e que gosto dá ver este homem ao fim destes Kms dizer - me: Eu já venho..... Levantou - se e nunca mais o vi!!!!!
Os bravos ao lados da estátua de João Paulo II(GRANDE HOMEM)
Bem, ao amigo Zé Luis, agradeço a companhia nesta jornada de luta. Muito provavelmente sózinho não chegava lá!!.
Chegada a Fátima, 16H25´de 06 de Abril de 2008;