O meu objectivo foi cumprido, tratar bem quem visita a Lardosa.
Desde muito cedo percebi que em regime de convite se consegue além de amizade, uma coisa que, só participando nos apercebemos da grandiosidade que é o ser HUMANO.

Pelas 08H30 do dia 29 de Junho realizou - se na Lardosa a inédita confraternização das pasteleiras aqui da nossa zona. O pequeno almoço servido com pompa e circunstância foi no recinto da feira do feijão frade, onde não faltou uma apetitosa guitarra, queijo de ovelha e à cabreira, azeitonas e um famoso branquinho do Alentejo que fiz questão de dar a saborear aos meus convidados.Desde a Lardosa, a Alcains, Barbaído, Juncal, Castelo Branco, Lousa, tive convidados de todas as classes etárias, fazendo esta rapaziada amiga questão de mostrar um pouco daquilo que foi o seu tempo de outrora. Uns vestidos a rigor, com roupas daquelas tempos, outros nem por isso, mas justificando a minha única exigência: a bóina vinha lá.
Fica a promessa em meu nome que para a próxima existirá um prémio para o fardamento alusivo ao evento.
A saída, depois de algumas verificações técnicas deu - se eram para aí sete e pico, oito e coisa nove e tal, pelas ruas da Lardosa, em direcção ao Vale da Torre, onde tomámos o cafezinho matinal na Associação daquela Aldeia.
Dalí até às Zebras foi ver a rapaziada cortar o vento, da melhor maneira possível, e se houvesse quem nos visse diría que malucos!!!??tótós!!?? ou coisa que o valhe, em libertarmos o pequenino que há em nós, e que em certas alturas vem ao decima!!!!!
Tanto que eu gosto disto!!!

Em BTT o asfalto faz mal à saúde, aqui foi lindo de ver esta estrada repleta desta humilde gente que quis participar num domingo diferente.
A subida das Zebras para a Lardosa, foi de tal forma que o amigo Zé Victor chamou - me todos os nomes, ah ah...pudera, depois de uma grande descida....
As burras tinham sede!!!!
Os donos também, e então no Tá Se bem, com muito sacrfício água para toda a gente!!!No chafariz do largo da igreja, houve mesmo quem tomasse banho, pois o calor era de tal ordem que atingia quase os 35 graus.
Como a rapaziada chegou à Lardosa por volta das 11H30´, tivemos bem tempo de nos refrescarmos até à hora de alomço.
Será isto vontade de confraternizar???!!!É sim senhor!!!
Banhos na piscina, de chuveiro, na piscina de corpo inteiro, e o almoço no telheiro da escola primária(telheiro) da Lardosa.Termino, agradecendo todos os apoios para que um evento destes tivesse pernas para andar:
Desta maneira, é pouco para vos agradecer a grandiosidade deste inédito evento das pasteleiras na nossa zona.
Fotos aqui:
Pinto Infante





Quem queira participar comunique até 5ª feira para 965007540 Pinto Infante, ou inscreva - no comentário aqui no blog;
Contudo, cá está ela pronta para a inédita confraternização das pasteleiras na Lardosa.
Todos os pormenores, itinerário do percurso, abastecimento, consumos e demais detalhes neste blog a partir de 2ª feira dia 23 de Junho de 2008.
Fiquem atentos a mais informações e se quiserem contactem, pois estou a limitar as pasteleiras a 30 inscrições.
Tudo planeado em sair pelas vacas do amigo Joaquim Henriques(Casinhas), e procurar uns novos e proveitosos singles, pimba. Meti - em atalhos e como diz o velho ditado, quem se mete em atalhos mete - se em trabalhos!!! E que trabalhos...
O portal Sagrado das vacas realmente ainda lá está, o problema foi quando decidi ir em busca do caminho dos escoteiros para a Fonte Santa, não dei com ele, meti - me no meio delas(das vacas), silvas QB, e até fui ao tapede, ficando cheio de arranhões e uma luxação no braço. Caso mesmo para dizer "Porra para isto"(não me levem a mal esta linguagem, mas foi mesmo o que me apeteceu dizer) , eu que gosto tanto de aventura, hoje foi para esquecer!!!
Bem, chateado e aborrecido com a situação, decidi esquecer esta volta e arranquei então para uma alternativa rolante. Escalos de Cima, fui cumprimentar o amigo João Roxo, Alcains, Póvoa do Rio de Moínhos, e pensando a longo prazo na
Dali à Lardosa foi andar, pois já eram 14H00, e os compromissos familiares estão em 1º lugar.
Contudo lá consegui fazer 56 dos 75 Kms objectivados. Nada mau para a preparação de domingo.
Na minha infância já se dizia que havia uma terra cá para os nossos recantos da beira, com o nome de BARBAÍDO, que seria o centro do mundo. Dizia - se então que tinha lá um bocado de céu caído.... Engane -se quem o pensar. existe por lá é muita beleza e simpatia...
Chegado ao local da concentração, deparei - me com algumas caras conhecidas de C.Branco e arredores já habituadas a este tipo de passeios.
Foi quando alguém gritou; É para o fiscal de linha se sentar!!!!! Com certeza amigo... 

E nos entretantos, nova volta por dentro do Barbaído, e no interior de um quintal por onde passámos, eis que me aparece pela frente, pendurada por arames uma beldade vermelhinha, roda 26, de marca "YÉ YÉ", a chamar - me para ser fotografada. Não resisti e, num ápice aprontei a minha digital em sua direcção e ei - la toda vaidosa. O convite da minha parte ficou feito que em 29 de Junho ou 6 de Julho deste ano, na Lardosa, vou juntar umas quantas primas suas.
Pronto, lá cheguei ao fim, muito cansado, fruto das sucessivas paragens dignas de registo, com 44 Kms percorridos
O almoço foi servido no Centro Social daquela Aldeia, pelo já conhecido amigo Tó Zé do restaurante "A Nave", bem regado e em agradável companhia.

Aqui na subida, deparei - me com estes bichinhos, que tanto procurei para tirar uma foto para a "Rota dos Lagartos". Depois, foi na descida para o lado de Castelo Novo que esbarrei num cão parecido com um leão... Fiquei sem saber qual de nós os dois ficou com medo de quem!!??? Este, como devem imaginar, não tive tempo de fotografar...mas eu sem ferimentos agarrei na burra e como a descer ando mais do que ele, nunca mais o vi...(ainda bem...para ele claro...)
Curiosidades!!! Nascem àrvores em cima de rochas e certas rochas são bem esquisitas!!!!
Castelo Novo era já ali, depois desta casa do guarda.
Depois da fuga do imponente animal, eis que graças aos sapatos que a minha burra traz atrás, outro susto à entrada da calçada romana. Não risquei os cromados porque não calhou!!!
Cada vez que dou uma volta por aquelas bandas, fico maravilhado com o património cultural ali existente em C.Novo. Lindo.
Bem, depois foi descer, descer e recordar aquelas descoberta de paisagem maravilhosa na "Rota do Feijão"2007. que belas recordações!!!
Com o destino já delineado pelo lado da Atalaia, pimba outro buraquinho lá ao fundo e toca de ir ver o que se passa. Assim vale a pena, e brevemente vou lá voltar para fazer umas fotos parecidas, e se possível melhores ainda.


Com saída por trilhos até à capelinha da ermida da Lousa, daí para a frente não conheço nada. Só lá para os lados de Alcafozes é que conheço alguns trilhos. Aqui ribeira de Alpreada.
Chegada à Lousa. Que rica água por lá tem esta gente!!! Imagine - se; amarela com sabor a cevada!!!!
Bem, depois disto fomos até ao Lance grande, e 12H20 Alcains. Ai ai..Parabéns aos meus amigos que, uns com mais ou menos bravura conseguiram chegar ao fim daquilo a que se entregaram.
O Nelson partiu uma cadeira, e já que não cai de burra, olha caíu ali. O amigo João Barata com a sua imponência e serviço militar obrigatório cumprido(foi o que lhe valeu, pois a rapidez com que se segurou!!!)outra cadeira partida!!!!