segunda-feira, 19 de setembro de 2016

...o regresso ao passado, com pasteleira do presente...

Que saudades tinha eu de cheirar e desfrutar toda a força da Natureza montado na minha bike de eleição.
A minha "pasteleira" de carbono, com roda grossa.
Como a folga de serviço estava programada para esta 2ª feira, de há uns tempos até hoje ansiava fazer a minha subida anual ao monte.
Penso que este ano, até já tinha tentado subi-lo, mas em consequência do tempo e frio não deu para "beijar" os pés às majestosas antenas que assobiam dia e noite lá no ponto mais alto do monte da Gardunha.
Após o café matinal, roupinha de verão, mas achei por bem meter os manguitos à defesa.
Rica ideia; souberam mesmo bem.
Pelos estradões andei neste dia, onde o objectivo era fazer uns kms na carbónica.
Com agradável temperatura iniciei a ascensão pela conhecida de São Fiel.
Muito agradável como sempre as vistas soalheiras, e quando antes do cruzamento para a aldeia do Casal da Serra me preparava para a 2ª etapa da subida, grande acontecimento registei.
Há anos percorro estas estradas, e nunca tinha visto ou mesmo dado conta destes animais, que outrora foram abundantes nestas rotas ou serras.

Que imagens do passado....
Uma cabrada, com um pequeno rebanho de ovelhas, e um pastor que se ouvia pelo monte dentro aclamando o rebanho.
Uma imagem digna de registo e muito bonito observar.
Após apreciar os animais e registar com a digital, o resto do "Everest" esperava-me.
Aguardava-me aquele último quilómetro, que faz abrir as goelas a qualquer um, desde os mais fortes aos menos, que é o meu caso...
Elas vêem-se logo ali, mas, beijá-las custa um pouco lá chegar...
Já com elas  "vergadas" , degustei na companhia das antenas uma bela sandocha XL de queijo da minha terra Natal.
Queijo de Alcains
Pensei por que lado havia de regressar...
Tomei a pior opção..

Há uns anos não descia por este lado que escolhi hoje, que esbarra em São Vicente da Beira.
Coisa horrível!!!
Uma hora com ela verdadeiramente à mão, a descer...
Um perigo.
Aproveito para alertar a malta que tal como eu andamos por aí só no desfruto da Natureza, evitem esta descida...
Confesso que existiram momentos aflitivos.
Os trilhos em consequência das chuvas, estão horríveis.
Penso que me cansei mais neste bocado, do que na ascensão ao topo!!!
Finalmente os estradões de regresso, regresso este que decidi virar as coordenadas para Casal da Serra.
Depois foi descer com VT(vento nas trombas) até à Lardosa, passando ainda pelo Louriçal.
Foi assim, uma volta que intitulei desta simples forma, enriquecedora nas vistas, pois a serra com estes animais fica mais bela.
Quase à chegada, eis o outdoor que publicita o certame que se aproxima, e que sou parte interveniente no evento de confrades das pasteleiras e pedestranistas.
Informo que o passeio pedestre aproxima-se do número 200, sendo a capacidade do passeio e comboio de 250 passageiros.
Aparece e diverte-te.
Pinto Infante.

Sem comentários: