sexta-feira, 14 de março de 2014

...um olhar diferente sob Oledo...

Desta vez o tropeção foi tão grande, que levou com que o participante nº 100 do Geo Tour no Fundão tombasse, ao ponto de me obrigar a ir à cama dia e meio. Valeu a substituição do Simões, que logo disse sim à minha desistência.
Aguardava ansiosamente o fim de semana de 8 e 9 de março de 2014. Como participei no ano transato em um só dia, este evento orientado por GPS foi daqueles que gostei, e ficou logo a vontade de voltar a circular pelas aldeias de xisto, e terriolas embebidas na serra da Gardunha e Estrela, que muita gente desconhece a magnifica paisagem que ali se esconde.

Uma gripe forte fez com que a bicicleta, com muita pena minha ficasse encostada, roendo-me de inveja de não poder participar. Bom, mas isso já passou, e novas oportunidades irão surgir com toda a certeza.
Nesta 5ª feira, aproveitei o dia de sol e manhã desportiva para dar mais uma por aí. Tinha sonhado com uma voltinha até à capital da melância, mas a respiração pesada, consequência ainda da forte gripe que me aborreceu, não permitiu que me alongasse muito, muito menos em subidas, onde a exigência do esforço é maior.
Escolhi rumar pelo Vale da Torre, Zebras, com passagem pelo "palácio" à entrada da Orca onde é possível ver o estado do nosso país; sinais talvez!!!
Um investimento novo, para durar, ou não, que só não se sente mal a observar isto quem é tonto!!!
Enfim!!!!
Taveiró, e subi para São Miguel de Acha, virando à esquerda e direita até Proença a Velha.
Finalmente, começa a absorver-se o cheiro típico desta altura do ano.
A primavera.

Na companhia do chilrear dos passarinhos resolvi ir conhecer o atalho que existe à saída de Proença a Velha em direcção a Oledo.
Erro crasso. Uma estrada em muito mau estado, que desconhecia, mas que tão depressa também não vou circular por lá.
Nem tudo foi mau. Oledo, é daquelas terras que quem como eu muita gente só conhece a calçada que a carateriza na sua passagem.
Com olhar diferente, Oledo, entrei percorrendo bonitas ruas e ruelas cheias de empedrado e muita história para contar certamente.

Uma escola primária lembrando o tempo do Estado Novo, turismo rural, um Solar, casas Senhoriais e muita casa que caracterizam a nossa Beira Baixa.
As casas de granito.
Um rol de motivos que quiçá seja  um dia local de visita incluindo almocito com família.
Um olhar diferente da habitual passagem por aquela terra.
Ponte de São Gens, alto da Lousa e Lardosa com uns kms bem bons para esta 5ª feira desportiva.
Sábado se tudo correr como planeado vai haver roda grossa, com saída de Castelo Branco via Caféde/Alcains /Lardosa.
Aquele de sempre...sem travões...a subir claro...
Pinto, o Infante

Sem comentários: