segunda-feira, 3 de março de 2014

...do baú, olhar atento no GPS...

É já para a semana mais um evento orientado por GPS. E que evento, ou empeno!!!
O geo tour orientado pela malta do bttgardunha.
Os treinos têm sido pouco ou nenhuns e vamos a ver o que isto vai dar.
Dominngo, cansado de tanta chuva que tem caído, decidi sair de casa como os lagartos, e ir pela 1ª vez neste ano de 2014 fazer o gosto à verdadeira paixão da bicicleta.
O mato, o cheiro, enfim. O btt
Uma voltinha de btt, ensaiar o GPS, ver como reage, o dono e o aparelho, ver comportamento do solo e terreno, e a minha bike de btt que tive que desmontar para lubrificar os rolamentos pedaleiros colados, em consequência de não mais andar desde o último do ano.
Com saída perto das 10h00, o sol era companheiro, decidi uma volta que não envolvesse muita inclinação ou acumulado.
Santa Águeda sempre o exlibris  da zona e postal da Lardosa permite absorver uma alegria matinal brutal. Coelhos aos saltos, carpas...enfim um rol de fauna que enriquece esta bonita zona, que serviu hoje de ponto de saída desta minha curta mas agradável voltinha de btt.
Saí do asfalto pelo canal da Póvoa virando à direita direcionando a volta até ao Veríssimo perto do Sobral. Comecei a sentir algumas dificuldades, em virtude da abundância de água que nos tem feito companhia QB, e diria mesmo que já chegava.
Sendo esta  a minha 1ª volta de btt de 2014, não tinha noção das condições do terreno. Pesado, e cheio de lama. Ora as minhas voltinhas de estrada têm sido mais limpinhas, mas diga-se que apesar do terreno assim, estava a gostar.
Tinha muitas saudades do mato, dos passarinhos da paz que se absorve em andar por aí.

Aos poucos, como ia em ascensão pela serra de Tinalhas, uma chuva chata começou a cair, valendo-me o impermeável, ferramenta excelente para esta altura do ano.
Caía cada vez mais chuva, quando tomei a opção de encurtar a volta o mais possível com ligação às Tinalhas pelo ribeiro do lago(lugarejo de grandes lembranças familiares)...
Tinalhas, e com o fatinho bem encharcado, o GPS acusava algo conhecido, descendo as 3 toneladas. Consegue-se adquirir uma excelente velocidade nesta descida com ligações a Caféde e Póvoa de Rio de Moinhos pela N/Sr.ª da Encarnação.
O barulho duma moto soou, dando lugar a alguma atenção com a circulação.  Era o Zé Luis com a sua nova montada.
As bikes foram encostadas, dando lugar a uma verdadeira máquina. Uma moto 4 de 700cc.
Quais subidas quais quê!?
Até "avoa"
Dois dedos de conversa e combinamos ir beber um copito ao café da Póvoa.
Chuva e mais chuva, e quanto ao Zé, depois de contarmos algumas peripécias, seguimos cada um ao seu ritmo até à Lardosa.
Terminei com quarenta e poucos kms, um trilho algo castigado pelas abundantes chuvas que têm caido, contente e feliz de ter elaborado o regresso ao btt, mesmo debaixo de chuva e com o colorido primaveril j+a a manifestar-se duma maneira alegre.
Trilho GPS:
Vamos ver o que vai dar o geo tour com este piso.
O GPS de maio começa a mexer, sendo que o trilho começa a tomar forma.
Aquele de sempre, sem travões...a subir...
Pinto Infante

Sem comentários: