segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

...Entrudo temperado...

Palavras!!!???
Defendo, afirmo e recomendo...
A.CI.N. vale a pena.
Sinto-me parte da mobilia.
Tenho tido a sorte de participar em todos os eventos que esta malta organiza.
2013, o tempero da acidez do azeite, 0,7% é uma acidez de excelência.
O carinho e dedicação que esta rapaziada dedica a quem participa nos eventos com a sua assinatura, vê-se e absorve-se.
Fatos(factos).
Promoção de património, introdução de trilhos novos, trabalho(só não vê quem é cego), singles novos(se não houver, eles inventam), estradões e acima de tudo, são da BEIRA porra.

Todos os anos, mais para a  frente, mais para trás o entrudo acompanha este evento que o Sr.º Francisco, presidente da Junta de Freguesia de Proença a Velha faz questão de introduzir em mais um certame dedicado ao azeite.
Bem, então vamos lá deixar de gabar quem merece , e passar aos pormenores.
Fui até Proença a Velha,  num dia que se avizinhava de sol, com temperaturas baixas, e que pela 1ª vez neste ano de 2013, levei os calções a brindar os dias quentes que têm beijado a Beira.
Ao chegar ao alto onde se encontra a N/Sr.ª do Calvário já se encontrava a malta do costume. Muitos dos que vi e revi, já fazem parte tal como eu desta mobilia "azeiteira".
Digamos que o 1º passeio de cada ano, com organização.
A rota do azeite, apesar da sua 5ª edição, é um passeio igual a tantos outros, mas mesmo assim, circulando em trilhos que rodeam esta simpática e humilde aldeia de Proença a Velha, são sempre surpreendentes.
A A.CI.N. transforma a magia de um riquíssimo património que a Raia possui, numa manhã sempre bem passada de volta de uma bicicleta.
Depois dumas brincadeiras com pessoal colega e conhecido, o costume.
Desta vez também quis juntamente com alguns convivas, espanhóis e Portugueses brincar neste dia, e relembrei os tempos com algum cabelo, e diga-se algum porque nunca o tive à hipie como desta vez fiz questão de levar.
Preparar burra, e pelos caminhos propostos circular com excelente tempero, virados este ano de 2013, a Norte de Proença.
Escolheram assim, uns quantos kms rolantes para que a corda se alongasse.
Eu, o Araújo,Simões e depois o Carlos Sales fizemos a viagem ao sabor da conversata até ao fim. O Simões e Araújo decidiram deitar mais azeite na corrente e foram-se embora, ficando eu e o Carlos até ao fim. Revi companheiros do pedal de bem longe, que estiveram presentes no GPS 2012, mas o rápido andamento deles fizeram que a conversa ficasse para mais tarde.
Aldeia de Santa Margarida, e depois da corda esticar, seria a 1ª terra a receber tantos foleões.  Aqui, começava A.CI.N. umas pitadas de azeite pelos singles improvisados. Seguia-se uma passagem bregeira pela aldeia de Pedrogão de São Pedro.
E depois, onde toda a malta se ia a babar pelo porquito no espeto servindo de abastecimento, dizia a Sandra que este ano o porquinho seria servido através dumas fartas e muitas empadas, rissóis, e umas rodas de pão com chouriço(as pilhas da máquina, já foste). Muito bem diluido este porquinho.
Só não comeu mais quem não quis, pois havia de tudo o que é necessário, juntamente com o Carlos Sales, seguimos destino.
Neste dia, atormentou-me novamente o rasgo do meu pneu traseiro, que teimosamente desde a etapa da serra da Estrela. teima em me chatear. Até ao abastecimento foi perdendo ar, até que vi-me obrigado a parar e ver se a bomba trabalhava. Uma vez, sendo que à 2ª vi-me obrigado a parar e colocar uma câmara de ar...
Problema resolvido, este, porque no dia de hoje outros problemas viriam...
Medelim, foi o local para a 2ª avaria do dia. O auricular do telemóvel saltou enrolando-se na minha roda, provocando travagem brusca...
Enfim...
Logo a seguir viria a minha paixão e toque de magia porque A.C.I.N. vale sempre a pena. Num simples passeio com a sua marca, construiram 4 pontes de madeira(à lá mã)de maneira a de fazer vénia aos magestosos singles ladearam o Torrão.
Sempre os mesmos, ou não, o que é certo  é que é sempre agradável circular por aqui. Parecem sempre diferente com toques de magia...
A verdade comprova-se com trabalho e carinho de gentes que tal qual eu, circulam em trilhos para o fim de semana, e depois, bem depois partilham com quem aparece no seus eventos, como se trate de um ..
-tomem lá!!!
Parabéns pelo excelente trabalho.
Uma pitada de trilhos da Raia nos finalmentes e juntamente com o Carlos demos entrada em Proença a Velha.

Para terminar, uma palavra de apreço ao Sales que me acompanhou durante grande parte do percurso. Almoço, mutio bom e a condizer com a companhia do tinto, do Araújo e do Simões.
Mais uma vez repito...
A.C.I.N vale a pena.
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

5 comentários:

SALES disse...

Amigo Pinto é com enorme prazer que te fiz companhia, porque como o mesmo dizia era o passeio da Rota do Azeite, e existe malta que nem a feijões gostam de perder, mas como para mim o btt é um desporto de lazer e não de competição eu junto-me aos que partilham do mesmo espírito de betêtista. Obrigado pela excelente companhia.

Silvério disse...

"Cabeludo e Vidrado" Pinto Infante, obrigado pela partilha deste belo evento bêtêtista, ao qual fui forçado a faltar mais uma vez! Pelo menos desta foi por uma boa causa, uma festa de anos, 100! de uma Linda Senhora!
Com tua reportagem consegui fazer o passeio virtualmente, só não consegui passar pelas pontes, mas imagino a sua beleza.
ABRAÇO
Silvério

Pinto Infante disse...

meus amigos bem haja pelos comentários.
é sempre um prazer desfrutar de passeios na verdadeira ascensão da palavra rodeado de malta amiga, e mais aqui organizado por esta gente que nada deixa ao acaso.
Silvério, os vidrinhos tive que os deixar no carro senão não enxargava nada, e os trilhos apresentados foram enormes.
Um grande abraço
Pinto Infante

CLI disse...

Estavas bonito rapaz, estavas!!! Porque teimas em cortar o cabelo e usares lentes de contacto, se ao natural és mais giro do que o homem da Nespresso? (Whatelse?)
;)

Pinto Infante disse...

desde já os meus parabéns pelas excelentes fotos que conseguis-te tirar cá ao Nexpress!!!
cabelo comprido só nestes dias..eh eh
abraço
Pinto Infante