terça-feira, 29 de março de 2011

Rota dos lagartos-orientado por GPS

Olá a todos os companheiros do pedal.
Os preparativos para a "Rota dos lagartos" a realizar cá na Lardosa dia 8 de Maio de 2011,
vão decorrendo dentro da normalidade, no entanto surgem algumas propostas convidativas relativas a este original evento na Beira. Uma delas, aceitei com agrado, e vou levar a cabo, visto estar a receber vontade de participar neste passeio, de malta que não dispõe de  GPS.
Então é assim:
Eu também vou pedalar, e visto que conheço muito bem o percurso(eh eh) quem não tiver GPS e me queira acompanhar pode fazê lo a seu belo prazer. Isto porque até ao abastecimento que irei dar aos companheiros que participem o percurso vai ser o mesmo.
Sendo assim, a malta participa num evento guiado, sem marcações, sendo eu o guia. Chegados ao abastecimento com 23 Kms percorridos, os companheiros que vão  fazer o percurso completo, irão percorrer os singles e trilhos que o sopé da serra da Gardunha tem para oferecer, levando eu o pessoal que não queira, não pode/não lhe apetece ou não tem o dito aparelho de regresso à Lardosa passando pela bonita Alfufeira da Santa Águeda(Marateca), terminando este passeio com 31 Kms aproximadamente.
Como vês, uma aposta aberta a toda a malta que queira pedalar na Lardosa dia 8 de Maio de 2011.
Aparece e trás um amigo/a para desfrutares deste passeio que com certeza vai traser novidades para a coisa.
...sem travões, a subir claro...
O de sempre
Pinto, o Infante
P.S. Boa e Santa Páscoa são os desejos de "as voltas do Pinto Infante"

quinta-feira, 24 de março de 2011

..."PEC 5"...

Eh lá, também aqui!!!???
"PEC 5" - Poupa Esta 5ª Feira
Mas o que é que é isto ó meu!!!???
Photobucket
Todas as manhãs de 5ªs Feiras, e com a devida autorização a malta do serviço pratica cada um a seu belo prazer, caminhada, corrida, futebol, bicicleta enfim desporto que tanta falta faz ao sedentarismo nos dias de hoje. Ironia desta 5ª Feira e logo a seguir ao chumbo do tal "PEC4", aqui para o lado da Av.ª do Zuhai alguém aproveitou a onda doPaís e lançou no que toca ao desporto que tanto gostamos o "PEC 5".
Ao apreciar um outdoor, repararo  neste  "PEC 5ª Feira",  até as rodas roubam às bikes, vai lá vai...
Já não consigo entender o que a malta da bike faz para merecer isto!!!!
...sem travões, o PEC 5, este o de 5ªFeira atacou...
Abraço.
Pinto, o Infante

domingo, 20 de março de 2011

...os mistos...

Enquanto uns despertavam do magnífico dia/festa de celebração do dia anterior, 19 de Março dia de São José, outros sem o serem passaram a sê-lo. Josés não.
Foi dia dos mistos.
Assim, os mistos foram os seguintes:
O Jorge de Pernes, o Tomás das Tinalhas, o Carlos de Alcains e eu, o Pinto Infante da "Lardosa"(nã nã Alcains sff).

Um Domingo como outro qualquer, mas que para mim digno duma liga dos Campeões.
 A volta até foi o elo mais fraco a sugeri-la, ou seja, eu. A Rota dos lagartos deve andar a pôr-me "louco"...propor para subir a Soalheira, Alpedrinha, Fundão.
 Classificativas de 1ª categoria?! Esta malta mata-me...
Saimos então da Lardosa, terra singela que dia 8 de Maio vai ser invadida por lagartos, eram quase 9 da manhã. O meu cafézinho já cá ia, mas o Tomás vindo das Tinalhas sugeriu uma paragem na "Sintra" da Beira, Alpedrinha, terra dos chocalhos,  para aí tomar o dele e o de mais alguém caso quisesse. Em andamento suave dávamos inicio a esta volta de estrada, que para mim é das mais bonitas e "duras" que por aí há.
As paisagens, essas estão ao rubro. Um colorido Primaveril mesmo a convidar as gentes a sair à rua/estrada, e por aí andar cheirando o que de bom existe por cá.
Jorge, o de Pernes com um dia mau. Desde que iniciámos a subida de Alpedrinha, o joelho direito não mais o largou com dores(trata-te amigo, e as melhoras é o que te desejo). Ainda sugeri uma alteração de volta, à qual o Jorge negou. Com calma, Fundão foi um ar que nos deu...
 Ao virar a esquina, pois é...lá estava ela com o seu chapéu branco...lindo o maciço central.
Depois do Fundão, nova subida com a Santa Luzia via Vale do urso. Sempre em conversa para aqui, conversa para ali íamos subindo a serra do lado norte a vislumbrar a serra da Estrela.

Vale do urso aguardava-nos para aí repormos os bidons de água da fonte, esta, bem fresquinha.

Um Domingo em que o bafo de Primavera era eminente. Ao que parece esta semana aí vem mais água, sendo que os campos vão transbordar a beleza que caracteriza.
Do alto da serra até São Vivente da Beira, isto é comigo. Foi rolar 60/70 kms/h. Que maravilha.
Chegámos à Póvoa de Rio de Moinhos eu o Tomás e o Carlos Pio regressámos a casa via santa Águeda
(Marateca), seguindo o Jorge até Alcains.
Excelente Domingo para desfrutar da asfáltica, e onde dezenas de companheiros tal qual como nós, pelo prazer do mexer desfrutaram dum manhã Primaveril soberba.
Aos que me acompanharam agradeço a companhia, desejando as melhoras ao Jorge Oliveira.
Agora deixo aqui mais informações acerca daquilo que irá ser a Rota dos lagartos dia 8 de Maio.
Photobucket
A beleza está a ficar ao rubro em que as palavras são poucas para descrever as cores da Primavera.
Este vai ser o local onde vamos tomar o banho que antecede o almoço.
PhotobucketDê um saltinho aos seguintes sitios:
ProjectoBtt
Por hoje é tudo, apareçe e trás um amigo/a.
Informações e inscrições através do mail asvoltasdopintoinfante@hptmail.com

quinta-feira, 10 de março de 2011

Saida pela Cotifa, e invasão de "Israel"

Mais uma manhã de 5ª Feira, desporto assim manda o serviço, e para sorte minha temos calhado bem com o tempo, no que respeita a chuva. A chuva e desta vez até a temperatura se quis alear a esta manhã de lembranças e pesquisa para o passeio dos lagartos.
Tinha no pensamento ir visitar alguns trilhos que vão fazer parte dos 56 Kms sob orientação GPS dia 8 de Maio cá na Lardosa.
Photobucket
Decidi então relembrar aquilo que foi o trilho do "último Domingo" do ano de 2009 na confraternização que organizo na Lardosa na companhia de alguns dos meus amigos, e com passagem sob a barragem da Cotifa via monte das areias invadi "Israel"(Israel é o nome daquele simpático Srº que nos deixou passar nos seus pertences e até nos ofereceu um Jeropiga em 2009), fui cumprimentá-lo em vão, pois não se encontrava esta 5ª Feira.
Photobucket
Posto isto, segui viagem em direcção a Soalheira, transpondo a A23, subindo o caminho que dá acesso à piscina de São Fiel, para depois entrar em Louriçal do Campo.
Photobucket
Foi nesta zona que fiz algumas visitas ao estado dos singles e trilhos que já não visitava há alguns tempos. Técnicos alguns. As chuvadas que se têem feito sentir por aqui, abrem buracos que desde já, alerto para o dia do passeio terem algum cuidado para não haver quedas.
Photobucket
Como a minha caneta anda sempre comigo, faço questão de registar fotografias das quais sou um fã incodicional. Por vezes registo momentos e passagens engraçadas, bonitas ou mesmo insólitas tal como esta.
Será moto 4? Trator? Tratocarro?
À medida de cada um...
Photobucket
Louriçal do Campo, água bem fresca. Fonte da Ditadura.
Photobucket
XXXiiii
Era quase meio dia.
Quando se pratica este desporto, nem se dá conta das horas a passar. Toca a dar ao pedal porque de tarde há trabalho a fazer.
Photobucket
Saída pela albufeira da Santa Águeda(Marateca), tempo ainda para revisitar mais um beco, e o caminho dos Moleiros foi feito em asfalto, pois o tempo voava.
Esta 5ª feira, e por motivos profissionais os meus companheiros não me puderam acompanhar.
Próxima  semana há mais, sei lá para e por onde....
...sem travões, a subir....claro.
Pinto Infante
Fórum A.C.I.N.
Projecto Btt

domingo, 6 de março de 2011

A.C.I.N. vale a pena colocar Azeite na engrenagem

Eis que se  aproximava uma data da qual a malta que gosta destas andanças se identifica.
6 de Março de 2011 e a sua III edição da Rota do azeite. Proença a Velha torna-se numa aldeia pequena e com torneira fechada ao limite de inscrições num "Passeio" onde a humildade da Associação de Ciclismo de Idanha a Nova (A.C.I.N.) mete inveja aos mais audazes.
Digo inveja porquê?
Ora vejamos. Organizadores há uns anos de eventos da Beira, ora em passeios de grande dimensão(Trilhos da Raia), ora em reforçar a amizade e simpatia com passeio guiados(prova de orientação nos seus aniversários convidando sócios e simpatizantes, 10 de Abril 2011 Toulões) ou mesmo tal como este(Rota do azeite), não precisam de se esforçar muito para num abrir a fechar de olhos atingirem os seus objectivos. Abrem as inscrições e, tal como no meu caso este ano, vou para me inscrever, e Pinto as inscrições já fecharam.
Porque será???!!!
Bem haja mais uma vez Nelson Lopes por me dispensares o teu dorsal.
Pronto, e então A.C.I.N. lá fui na companhia do Fidalgo que me veio buscar à Lardosa, e na companhia duma manhã radiante dum clima Primaveril nos dirigimos a Proença a Velha, esta bonita aldeia que acolhia neste dia, 250 amantes da coisa.
Chegamos com cafézinho matinal já no bucho, preparamos as montadas, e depois sob a orientação do Rui Tapadas, o Sr.º Presidente da Junta de Freguesia desta Freguesia Francisco dava ordem dava ordem para a invasão dos trilhos.

Tomás, Simões, a armada de Alcains, armada de Castelo Branco entre muitos amigos revi neste dia que fazemos uma das coisas que todos gostámos; A prática do BTT.
Entre muros, murzinhos, murzões, bredas, trilhos e singles, fizemos incrursão com destino a Medelim, onde nos aguradava, digamos um apiritvo composto por bolos, sumos, fruta e sei lá mais o quê.
Não há memória...
De Medelim ao Torrão foi um ar que nos deu. Ao chegarmos ao alto e avistarmos a barragem Marechal Carmona, cheirava a qualquer coisa.
Seria a calços de travão?! Queimado?! Fogo?!
Nada disso.
Um abastecimento como nunca tinha visto. Acreditem.
Como é possivel este 2º abastecimento???!! Há Associações e organizações que não "conseguem" dar como almoço um reco no espeto. Pois esta malta, não se fez de modas, e tomem lá
Além deste abastecimento, outra coisa jogou a nosso favor comparativamente com o ano de 2010. O vento, esse, este ano nem sentiu.

Depois da barriga preenchida com uma sandoxa de reco e meio quartilho de tinto, era tempo de nos aventurarmos na 2ª parte do passeio. Se em 2010 descemos, este ano o regresso a Proença a Velha foi ao contrário. Impressionante o património de singles e bredas que este zona da Beira possui. Mas este trilhos só os percorremos graças ao trabalho de pesquisa que A.C.I.N mostra com a sua originalidade. Este ano até pontes construiram. Parabéns.

Na companhia antes, durante e depois, do meu amigo Fidalgo aproximavamo-nos da Feira, local de saída deste evento. Bredas do antigo introduzidas e bem nesta passagem.

Direitos e sem ninguém se aleijar, chegámos a Proença a Velha, onde o Rui Tapadas aguardava a chegada da rapaziada.
A.C.IN., fomos a banhos onde as carrinhas da Câmara Municipal circulavam para trás e para a frente, transportando a malta ao pavilhão de Idanha a Nova.
Almoço recheado de carne do alguidar, salada e arroz de feijão, e claro, a alegria em ter participado em mais um evento de malta da Beira, onde o convivio é sempre de salutar.
Não sei se esta estaria no programa, mas o que é certo é que o Sr.º Presidente da A.C.I.N talvez dar a isto mais um  retoque final, saiu-se com esta:
QQQUUUÊÊ FFRRÔO???!!!
Confusão a minha. Não era frrôôr, mas sim algum equipamento da A.C.I.N.
Um evento, onde vi e revi alguma malta que partilha estes passeios, participei num evento realizado por uma Associação que tem feito do BTT coisas muito boas para a região, e para a Idanha a Nova.
Continuem assim, pois só por motivos de força maior falto aos vossos eventos.
Parabéns A.C.I.N.
Sem travões, o de sempre.
Pinto, o Infante
P.S.Deixo aqui os meus cinseros sentimentos ao Maniche, pois soube no decorrer, que teve que abandonar o passeio em virtude do falecimento da sua avó.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Rota do Azeite

Enquanto a Natureza vai fazendo das suas a colorir e embelezar cada vez mais os campos para o 8 de Maio  "Rota dos Lagartos",  orientado por GPS, aí está mais uma organização A.C.I.N. para colaborar na Feira do Azeite realizada na bonita aldeia de Proença a Velha.
Agradecimento ao meu amigo Nelson que me dispensou o dorsal para participar num evento, onde esta malta reforça a qualidade do BTT na Beira.
Gostava hoje de relembrar, que este fim de semana (o 1º de Março)se realizava os "Trilhos da Açafa", outro dos bons eventos da Beira em que a assinatura era do António Pequito, e que para trizteza dos amantes da modalidade este ano(e espero que seja só este ano) não se realiza.
Pinto Infante