segunda-feira, 3 de outubro de 2011

...uma primeira abordagem, sem travões...

Um ano passou, outro e mais outro...
2008 já lá vai, e o dia 28 de Julho desse ano, sem eu e mais 27 amigos meus esperava ou sonhava o que essa confraternização vinha a resultar naquilo que 203 amigos/as meus testemunharam em 2011.
É mesmo o que sinto. Um grupo de companheiros meus é o que considero quem me visita neste 1º fim de semana de Outubro de cada ano.
2011 aí estava. Um ano de preparação deste evento que culminou num evento que considero(modestia á parte)diferente. Penso que a Concentração nas voltas do Pinto Infante deste evento a beira baixa absorve um espirito algo diferente. Tento com unhas e dentes realçar, e mostrar a muita beleza das gentes e coisas da Beira Baixa. Impotente me sinto quando não vejo um canal de televisão a divulgar esta Feira da Beira Baixa(não é por falta de conhecimento)Sente-se de ano para ano que estas maravilhosas gentes que visitam esta simpática aldeia da Lardosa, um carinho diferente que este meio de transporte possui. Relembrar, sonhar e mesmo o prazer que a malta sente neste dia, em que só me interessa dar e receber a amizade a quem que comigo partilha este evento. Parabéns amigos/as.
Este ano, começo a longa história das Pasteleiras com um testo de palavras em avulso em que estou a tentar comentar, agradecer e mesmo pedir desculpas(em meu nome, e da Junta de Freguesia da Lardosa) por alguma coisa que não tenha corrido bem, e que somos alheios. Acreditem que tudo por mim é pensado ao pormenor.
Com tudo planeado, 07H30´ começava o dia 1 de Outubro de 2011. Tudo a postos. Logística durante o percurso, tudo pronto. A quem posso e devo agradecer?! Eu digo:
António Baptista;
Andresa;
Félix;Tasca do Ti Domingos;
Irmãos Zé e Sousa do cabeço de carvão;
Barata e irmãos;
Padaria de São Miguel de Acha;
Guarda Nacional Republicana;
Duarte;
Qui Tó;
Manuel Bolero;
Ana;
Ricardo Lucas;
Rancho folcolórico "Loureiros da Lardosa";
O apoio da minha familia tem sido de vital importância, em especial à minha esposa.
Se me estou a esquecer de alguém, que me perdoe.
Claro que me estou a esquecer de alguém. Tenho que dar os parabéns aos Pais dos participantes das camadas jovens a inicitaiva que têm em trazer as crias para este evento. Belo.
Ah e tal...Então e as Senhoras/Meninas???!!!
Todas aperaltadas à época. Em número cada vez maior, dão uma beleza a este dia digno de lhes agradecer...
A saída deste ano foi por volta das 9H30. As gentes da Lardosa nas ombreiras das portas a desejar boa viagem á malta, é coisa sempre a engrandecer "as voltas do Pinto Infante". Muito bonito.
..."se não há mulheres feias, vinho azedo também não"...
E por falar em vinho???
O pequeno almoço era mote da primeira paragem do dia. Quinta do Sr.º António Baptista. Com a barriga aconchegada, levei a rapaziada visitar os Museus de Artes e Oficios, e o Museu do Canteiro. Lindissimo o Património que estes dois museus e Alcains têem. Depois, aquela tasca muito bem remodelada pelo Félix, "Tasca do Ti Domingos", onde tantas tacadas de bilhar dei naquela taberna...
Ponto alto, e que mexe comigo, é ver a terra que me viu nascer e crescer, passar o filho da terra. Que rico sentimento.
Tenho que expressar um carinho especial pela malta da minha terra Natal, que comigo vive este dia.Bonito ver a malta a sair à rua a reviver e ver a rapaziada passar trajados a rigor.
José, mais conhecido pelo "Zé do cabeço do carvão" e seu irmão Sousa fizeram como que de uma cereja em cima do bolo. Promover o queijo da Beira Baixa, porque não?! Excelente iguaria da Beira. O queijo da Beira Baixa.
Este ano, por muito que me custasse, tinha que levar a malta desfrutar do esplendor da Santa Águeda(Marateca).
A Lardosa ao ouvir os trins trins e as sirenes da Guarda Nacional Republicana, mais uma vez abraçou a malta que com palmas nos receberam. Que belo sentimento...
Já no recinto da feira, gentes um pouco de todo o País desaguavam na companhia das suas Pasteleiras nesta singela Feira que em minha opinião atingiu um patamar de qualidade muito bom.
O almoço foi pela tarde dentro, onde atribui à semelhança dos outros anos o prémio caracterização, e pela 1ª vez, prémio bicicleta única. E os prémios foram para:
Josué com uma caracterização brutal de ardina;
E o prémio bicicleta única para o Luis do Bombarral;
Parabéns a ambos...
Para isto convidei para os menmbros do jurí:
Ricardo Lucas, Dioniso e Rui Rodrigues. Grande jurí.
Agradecimentos pelos prémios oferecidos gentilmente pelas"bicicletas de Santiago".
Pela tarde dentro a malta foi dispersando cada um para seu lado, havendo lugar ainda para o concurso de lançamento do pião...
Nesta 1ª abordagem coloco os filmes feitos pelo meu amigo/colaborador Luis Franco. Tenho muita coisa para partilhar com vocês. estejam atentos...
A passagem. 
Filme  elaborado por Luis Franco.

Abastecimento

A alegria

Vê algumas fotos carregando em cima da foto:

Reitero os agradecimentos a quem nos quis visitar e participar neste evento.
Após um ano de trabalho, é tempo de dizer em nome das "voltas do Pinto Infante":
Obrigado meus amigos/as
Para concluir, desejo a todos/as aqueles que acabaram com as Pasteleiras nos carros das vassouras coragem que para o ano há mais, e desejo também a quem quem esmurrou os cromados as minhas sinceras melhoras.
Bem hajam a todos, até já, sem travões...
Viva a Beira Baixa, viva a Lardosa.
Aquele de sempre....
Brevemente mais informação de Pasteleiras, e claro da maravilhosa recordação deste Pedestre dia 2 de Outubro.
Pinto, o Infante

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo. É evidente que a "Rota do Feijão Frade" na Lardosa é já um marco implantado na nossa região. O que começou com uma brincadeira para alguns adeptos dos passeios a pé, depressa ganhou fama pela sua qualidade e forma de receber. Mais um ano e mais um enorme êxito. Continua assim meu amigo, toda a região te apoia, Um abraço. António Fernandes.

Pinto Infante disse...

Fernades. As tuas palavras são grandes. Muito obrigado pela tua/Vossa presença e aguarda reportagem onde participaram.
Quanto `à região, faço por isso. é realmente pena o "noss"interior ser mesmo interior...
haja vontade que eu cá estou para receber quem me/nos queira visitar nestes dias..
Mais uma vez obrigado pelo comentário e presença.
Pinto Infante

Coveiro disse...

Sem dúvida um evento fantástico, como num há igual na beira baixa. Deixa-me dizer-te que me diverti à grande, num tirei as mãos das duas belas buzinas da machine. Pró ano la estaremos se Deus quiser. Um abraço do Ricardo Pescador, mais conhecido na cidade como Coveiro.

Pinto Infante disse...

Grande Pescador. Um Lardosence de gema que gosta das coisas que organizo em especial este diferente evento.
2012 claro que estaremos ao melhor nivel, com a tua presença.
Gostei de ver o teu primo acelerar naquela beldade da Lardosa. muito bonita.
Beira Baixa sempre...
aquele abraço...
Pinto Infante

FMicaelo disse...

Meu amigo só tenho uma palavra - Parabéns! Extensivo a toda a "tua equipa" que contigo trabalhou para que este evento fosse um sucesso, mas sobretudo para ti, pois és sem dúvida a alma e corpo de toda esta "maluqueira"!
Enquanto houver pernas e pasteleiras, conta comigo... lá estarei em 2012!

P.S.: o Micaelo Junior adorou! Resultado: não quer deixar de ir também!