quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Conclusão das Pasteleiras, e o Pedestre

..."tu compravas ali pão"???!!!...
..."antigamente iam trabalhar nisto"???!!!
...tchee...isto é que são bicicletas"???!!!
Comentários por mim ouvidos na exposição que o "Fórum Castelo Branco" através do meu amigo Vilela me proporcionou...
Foi uma exposição muito engraçada que permitiu de certa forma mostrar à classe mais nova e quem passou no Fórum Castelo Branco, um veículo utilizado num passado recente e que muito da raia miuda desconhecia os costumes e tradicões da época.
Em conclusão, um evento a repetir para o ano, deixando um alerta a quem comigo queira fazer parte deste Passeio:
Os números vão com certeza  ter o limite de 200 Pasteleiras, pois a qualidade agradece, e só assim o consigo.
Quem estiver interessado em participar faça-o dentro do prazo, pois é um favor que peço em virtude da logistica que um evento desta natureza me merece.
Aquele abraço...sempre a considerar...
Agora falemos do Passeio Pedestre:
Carrega em cima da foto para veres mais:
A monotonia é coisa que não se identifica comigo. Sempre que possivel tento dar um toque de etiqueta aos eventos com o cunho "as voltas do Pinto Infante".
Foi o que tentei este ano 2011, com parceria da Junta de Freguesia da Lardosa com a C.P.
Depois de conversas e reuniões eis que o comboio é introduzido nem passeio que recebe à semelhança das Pasteleiras, gentes um pouco de todo o País. Com gente na retaguarda como as da Junta da Lardosa sempre com ideias novas, além do comboio eis que o Carlos Barata(Secretário da Junta)aparece com mais uma inovação;
08H00 já os participantes começavam a chegar, levantando aquilo que é costume oferecer-se.
Blá blá blá e por volta das 08H50 comecei sob a batuta do Emanuel, chamando a malta para os tradicionais alongamentos. Bonito. Mesmo bonito ver alguns sem muita vontade para a dança Kuduro, mas como o ritmo é bastante alegre, porque não...
Depois do alongamento, ás 9 horas em ponto pusemos a malta a circular em direcção ao forno comuntário da Lardosa, recentemente recuperado, onde o cafézinho da borra era servido acompanhado dum belo e saboroso biscoito.
Foi ver a malta contente, saborear aquilo que há muito não provavam...Apostar e divulgar o património local ou de povos vizinhos fazem parte destes passeios.
Atenção ao relógio que o  "pouca terra pouca terra" não espera por nós!!! Pouco antes das 09H48 na remodelada estação da C.P. Lardosa davam entrada um bom par de dezenas de rapaziada, onde alguns confessaram nunca ter andado de comboio. Enquanto aguardavamos, foi um momento de convívio e confraternização.
Palmas, vivas e sei lá mais o quê!!! Alegria. Mesmo muita alegria havia neste grupo maravilhoso. A estação da Lardosa nunca tinha recebido tanta gente.
Caricata foi a cara do revisor ao aperceber-se da quantidade de bilhetes a imprimir...quando ia a começar o trabalho lá acalmei o homem e lhe disse que tinha o bilhete único...engraçado e um descanso para o homem...

E a malta entoava...
..."apitó-comboio lá vai apitar
vai cheio de moças lá prá covilhã
apitó-comboio lá vai apitar"...
A alegria era mesmo o ambiente que se vivia neste meio de transporte que sempre abraçou a Lardosa. Já a estação de Alcains bem distante da minha terra, foi o local escolhido de desembarque.
Carrega aqui para veres mais fotos:
Com azimutes virados aos Escalos de Cima, barragem do Ribeiro da Azinheira e 5,5 kms já estavam com o petit dejener bem perto do Luis grande.
O voluntariado do Pedestre sempre ao nivel, intercalando entre mim, Cristóvão e Franco. Brutal assistência desta rapaziada que comigo colabora ao melhor nivel. obrigado a eles.
Na Lardosa, recinto onde decorria a VI edição da Feira do Feijão Frade esperavam-nos o merecido almoço...alto e pára o baile...
Então e os alongamentos. Foi ver a chegada aos poucos da malta já com algum cansaço nas pernas mas sem desistirem foram novamente sob a batuta do Kuduro e em plena alegria fazer os alongamentos.
Bem haja a todos os presentes, e 2012 cá vos espero.
Palavras para um fim de semana na Beira, em que o feijão de duas caras na Lardosa foi anfitrião.
Caso tenha ou apareçam mais fotos divulgo depois.
Uma palavra em nome de;
as voltas do Pinto Infante:
Tem sido um prazer organizar eventos por pura carolice em prol unicamente de amizade e gosto em organizar. Isto, de grandes eventos, estes para mim assim os considero, não é possivel sem haver pessoas que me apoiam nos bastidores. Nunca me disseram que não a nada, até porque a promoção desta Feira e da aldeia da Lardosa, tem sido de primordial importância. Sem eles, se calhar o preço das inscrições e só sabe do que falo quem organiza e cá vem à Lardosa, os bastidores e apoio incondicional da Junta de Freguesia da Lardosa tem sido para mim um trunfo fulcral.
À Junta de Freguesia da Lardosa, dedico toda esta reportagem do Passeio Pedestre pelo incansável apoio que têem dado em todos, repito todos os eventos organizados.
Aos voluntários Cristóvão (que está na França... mas com vontade de neste dia cá estar) Qui Tó, sem vocês não conseguia tudo isto.
2012 está a ser trabalhado, o trabalho de casa já começou e resta-me dizer;
...tira as mãos do travão...a subir claro...
Aquele de sempre...
Joaquim Manuel Pinto Infante

2 comentários:

AC disse...

Amigo Pinto.
Este ano não fui "às pasteleiras", mas deixo-te aqui os meus parabéns, pela forma como pôes no mapa "cá o nosso cantinho" e pela forma como te dedicas "à coisa"!!!
Um exemplo para muita gente e uma mais valia para a região.
Contudo . . . não deixes de dar as tuas voltas de bike . . . de ir renovando o baú . . . e sobretudo . . . tira as mãos dos travões . . . a subir, claro!!!
Um abração
AC

Pinto Infante disse...

Boas Cabaço.Antes de mais, mais um e só mais um feito para o teu farto rol das andanças.
Para o ano vê se pões óleo na coisa e apareces pois é pioneiro desta maluqueira.
quanto à minhas voltas isto agora é complicado, mas vou fazendo os possiveis para ver se não esqueço o baú.
abraço Pinto Infante