domingo, 30 de janeiro de 2011

...na companhia de uma"russa"...

Era Domingo 30 de Janeiro de 2011.
Frio,muito frio tem feito pela Beira. Estranho?!.Claro que não. É tempo dele.
Tinha de véspera perguntado ao João a que horas a malta de Alcains, os do "Azeitonas" aqueles com quem comecei as minhas lides. Decorria o ano 2004, quando depois dos Alentejanos me meterem o vicio no corpo, juntei me a alguns deles que neste Domingo pedalaram. Bem, se tudo correr bem lá estarei respondi eu ao João.
Assim foi. Saí da Lardosa pelas 8H00´, eu a minha bike, a minha digital, o meu MP3  ao som de "Sunday Bloody Sunday" dos U2 observei que comigo mais alguém partilhava esta manhã. Seria?!Nã...
Uma bela "russa"...
Reparei que em virtude da "russa" ou não, o grupo que outrora conheci e vi muito mais volumoso, desta vez eramos pouco mais de meia dúzia...
"russa"?!
Depois dos cumprimentos habituais no tal café, o João e o Carlos lá decidiram a volta porque algo nos Pisco(ara) o olho.
Luis Grande/Quinta da Ordinha/Tira a calça/Quinta da Arrancada/ Santa Águeda via Pisco(ou-nos o olho), e chegámos ao Sobral do Campo, sempre com a "russa" ao nosso lado. Hora de bucha. Tortilha.
Photobucket
Daí até às Tinalhas foi um ar que nos deu. Num andamento algo rápido, íamos descendo a serra em direcção a Alcains. Neste Domingo, o meu andamento era algo lento e cuidadoso, pois teimosamente meti uma corrente nova,  em cassete/pedaleira velha, salto após salto, nervos atrás de nervos, não consegui fazer o meu andamento mais rápido.
Estes trilhos até agradecem um adamento mais acelerado, mas e "patas" para ela???!!!,
E sem travões(onde é que já ouvi isto???!!!), com estradões de por pés no pedal seguiamos. Por alturas da Primavera, são estradões que acohem uma vista muito bonita virada a Freixial e Juncal do Campo. Tinalhas, 12H00. Valores mais altos se levantavam, e em prol da familia tive que abandonar a volta na companhia deste grupo.
Foi uma volta que teve um inicio de "russa", mas que depois com o decorrer da hora o sol de Inverno nos proporcionou uma manhã Domingueira bem ao sabor do BTT.
Resta-me no post de hoje agradecer a companhia da malta de Alcains, alguns já não os via há algum tempo. Um dia destes, vou dar outra à minha terra Natal, e pode ser que a "russa" se substitua por uma soalheira de temperatura, já com os campos secos e sem a água que os acasala nesta altura do ano.
Por falar em "russa":
"Russa",  na minha terra Natal, Alcains, onde neste Domingo pedalei, era a geada que a olho nu se obervava e sentia.
Que belo manto branco se via pelas 8H00 da manhã deste Domingo 30 de Janeiro de 2011....
Sem travões, o de sempre...
Pinto, o Infante

3 comentários:

Unknown disse...

Ó Pinto!

Belas fotos e parabéns pelo blog!
Tenho que arranjar uma burrinha pa fazer umas voltinhas também.

Um abraço

GBatista - Qta Fadagosa

Pinto Infante disse...

Amigo Gonçalo, era um prazer ter a tua companhia. A burra é a companhia ideal para desfrutar da Natureza em pelno, e que sou eu para te dizer isso a ti. Anda pra cá.
Abraço e um dia deste passo por aí para te fazer uma visita.
Pinto Infante

FMicaelo disse...

Ó Pinto a Maria sabe que nadas a pedalar com a "Russa"? Olha que pedalares dessa maneira com ela, pode dar problemas... nervos, dores nas pernas, cansaço fisico, aumento do apetite... ehehehehe

Excelente voltinha amigo...vi algumas fotos de lugares que não conheço. A explorar um dia destes!