terça-feira, 26 de outubro de 2010

...desta vez, foi o assalto do lagostin e mais uma Domingueira...

Era 4ª Feira, e na companhia dos meus colegas de arte, tinhamos combinado uma volta onde a Marateca estivesse incluida. Belo. Vamos daqui, viramos a li, um buraquinho aqui outro acolá, e pelos lados da Tapada das Figueiras dissemos até já a Castelo Branco. Caféde, onde temos que visitar uns soberbos singles que por ali existem, e pelo menos eu ainda desconheço. Através de bredas chegámos à Póvoa de Rio de Moinhos, onde o Tomás pagava para já o café matinal acompanhado duma merendinha a dividir por 6. Isto para já, porque uma carbónica não se molha com café....
Com naturalidade a Marateca absorvia o nosso olhar com a sua sempre magestosa beleza. A Beira ganhou com prazer este magnífico lago que faz as maravilhas de quem o visita. Pesca, bicicleta, passeio ou simplesmente uma manta de urelhos pode fazer a magia desta barragem...
Alguém sugeriu a foto de grupo na companhia desta paisagem. Assim se fez.
O Afonso, o homem que carrega sempre na mochila um invejável telemóvel encarregou - se das fotos desta vez.
Espanto!?
Foi aqui, que ao preparar-nos para a respectiva foto, aconteceu algo insólito!!!
"rota dos lagartos"...nããã
Em vez de lagartos, os conhecidos para os lados da Lardosa com as suas rotas, foi a vez do lagostin fazer o assalto à minha bike...ruim como as cobras!!!???
 A carbónica do Tomás.
Ai o gajo...
O Nunes...esse até guardou a sua montada, não fosse o feroz bicho querer morder também a carbónica dele...
Trânsito congestionado...
Smell a fábrica do urânio e vulfrâmio dava-nos o acesso a Castelo Branco, onde o Frango chegou com os travões em brasa(fez-me lembrar as pasteleiras e quase escolhia a melhor lavrada).
Bela volta com companhias profissionais, mas com a alegria de sempre. De tarde trabalho para alguns e  venha de lá outra, porque nós agradecemos.
Isto dia 20 de Outubro.
Naturalmente chegava o 24 de Outubro;
Dia Nacional do Exército Português.
Dia em que Castelo Branco recebeu o grande aparato militar para estas celebrações(crise?!). Enfim, ainda bem que se registam estes dias. Isto não é conversa...Domingo, foi dia de estrada na companhia do Jorge Oliveira e do Pio, efectuarmos uma volta bem ao nível que eu gosto. Saída pelas 8 e pouco de Alcains, e às 11H30´estava eu com o banhinho tomado, agarrado ao branquinho de volta do meu barbacue a assar um peixinho para a família. Belo mote para criar apetite. Belos 67 Kms.

Calma, calma...
Isto não tem nada a ver com a volta de Domingo. Resta-me agradecer a companhia ao Jorge e ao Pio, mas, mas...
Ora se o dia 24 foi o Dia Nacional do Exército, do qual me orgulho em ter pertencido em 89, porque não falar do "Inferno" desta foto?!
É que ontem dia 25 de Outubro 2010, fez 3 anos que foi inaugurado a nova Catedral da Luz. Pois é meus amigos, foi o Nuno Gomes a fazer o golo 1 nesta Catedral. Parabéns ao Exército, mas parabéns ao Sport Lisboa e Benfica...
Bem, por hoje chega de conversa..
Sem travões, e até logo...
Pinto, o Infante do Regimento de Engenharia nº 1, Pontinha  

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A.C.I.N. , sim

Uns vi;
Outros, não;
A euforia era grande;
Muita malta do pedal;
...Noutros tempos diria...
Fiz parte daqueles, em que o mote em Portalegre(3ª Maratona) era:
..."será que chegamos aos 1000???!!!"...
Passados alguns anos estavamos lá 5400 amantes desta maluqueira...
Mas Pinto, espera aí:
O que é que isto tem a ver com Portalegre???!!!
Simples meus amigos, é que já vi este filme ...
Tudo tem um princípio...
Eram simplesmente cento e tal e no espaço de 3 anos a coisa deu o que deu.
Idanha;
Várias diferenças;
De realce; 
O preço:
Paisagens, entre outras...
€15 euros.
Só, e unicamente até agora só estou a citar factos concretos...
Parece que foi o outro dia que na Vila de Idanha nascia esta singela associação que muito provávelmente não imaginava atingir estas proporções...ou sim...
Uma Vila que recebe por ano 2 maratonas com diferentes associações, mas sem ofender nenhuma delas consegue só, encher de cor e beleza toda a paisagem envolvente...
Porque será???!!!
2010 e pela 1ª vez, nem consegui ver toda a malta que de costume anda nestas andanças. Isto quer dizer qualquer coisa.
Será dimensão???!!!
Do ano passado para este, a diferença rondaria os 200 inscritos, mas em virtude de todo o empenho da organização, só se notou esta enchente num ponto;
Foi o colorido nos campos.
Qualidade essa, que nem se belisque.
Senão vamos a factos:
700 inscritos com travão, senão ACIN não vamos lá....
3 dias, esses mesmo, 3 dias apenas e as inscrições ACIN, atingiam os números pretendidos;
A ACIN conseguiu perceber, e dar a perceber que além do nome da Idanha ser colocado numa das melhores maratonas/passeios do País, consegue também dizer a toda a gente que a Beira ainda não está deserta...
ACIN, sim

As fotos. Essas este ano são de telemóvel. Bem gostaria, mas no Sábado fui até à Idanha com a família ver o trial bike, a máquina ficou em casa. Bem sei que uma boa foto, vale mais que mil palavras, mas esta rapaziada bem merece umas palavrinhas, mas tenho pena ter esquecido máquina.
Esta a que consegui com o meu móvel, mas a ideia era só mostrar a dimensão da malta que quis participar neste evento.
Quanto a mim, foi mais um, mas desta vez bem me custou concluir este passeio, em virtude da gripalhada que me tem feito companhia(raios estava a ver que este ano nem nesta participava).
Coloquei-me nas fileiras da frente, e como combinado com o Afonso(Sr.º Presidente da ACIN)antecipadamente,  passei-me dos 75Kms propostos, para os 45 que mesmo assim eram muitos Kms. No grupo da frente foi dar asas às descidas até à barragem da Idanha. Alcafozes e toca a meter qualquer coisa para a barriga. Idanha-a-Velha era já a seguir, onde se desenrolava a feira do casqueiro. Tudo escolhido ao pormenor. Uma Associação muito original. Bela feira.
O sol fazia-me transpirar, e com alguma dificuldade em respirar normal regressamos a Idanha, onde presenciei algumas quedas, sem que fizessem moça. Coisas....
Não sópresenciei quedas, como me apercebi de algo insólito!!!.
Ele anda aí cada um???!!!
Então não é que o voluntariado deste evento lá para os lados da Barragem, debaixo da sombra dum chaparro degustavam a sua buchita, quando o "penetra" do Sérgio lhe deu o cheiro, com tinto à mistura, vai daí e;
- "não há aí um copito?"
Olha que realmente!!!
Só não se sentou por vergonha!!!
Brincadeia claro. Mas que o rapaz provou o tinto, isso é verdade...
Bom, com isto terminei a minha etapa perto do meio dia e qualquer coisa, direito, sem quedas, demorei não sei quantas horas, também não me interessa, mas o que é certo é que acabei um pouquinho mal.
Palavras essas vão inteiras para a ACIN que fez com que a Beira através desta associação fosse falada por esses cantos do País.
Parabéns ACIN e claro, só senão puder;
2011 presente.
Como sempre e sem travões...a subir...
Pinto, o Infante 

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fim de semana, raiando pela Idanha-a-Nova

Olá a todos/as.
Vou este fim de semana 16/17 de Outubro, e depois de arrumar as Pasteleiras até 2011, vou finalmente,  regressar às lides Bttistas na companhia da minha especialized, e da malta do pedal. Este ano, a Associação da ACIN em 3 dias apenas, conseguiu "só" inscrever 700 amantes desta modalidade. Parabéns.
O ano de 2010 tem sido para mim algo faltoso em maratonas/Passeios. Trilhos da Açafa aconteceu-me a desgraça de perder a minha companheira na auto-estrada pelo caminho, que felizmente deu para recuperar; Maratona de Alcains/Gardunha dos companheiros Pápa-léguas, vida profissional falou; Maratona Idanha/Zarza Maior festas e valores familiares impediram a minha participação. Este Domingo para mim é esperado com alguma ansiedade, visto ser a 1ª e única onde  espero participar em 2010.
Dorsal  65,  e " As voltas do Pinto Infante"
 
Vamos é pedir ao São Pedro que seja amigo da rapaziada.
..Sem travões...
Pinto Infante

sábado, 9 de outubro de 2010

Ainda as Pasteleiras, e o Pedestre dos "duros"

Eis o filme que tanto esperava, mas com uma correcção; Não foram 24 Senhoras/Meninas mas 14, e presentes. Peço desculpa pela gafe!!!.Obrigado Local Visão.
Agora o merecido Passeio Pedestre, o Passeio dos "duros"...
Domingo, 3 de Outubro de 2010 chegava, e depois de conseguir escrever o nome da Lardosa no calendário Nacional das Bicicletas antigas/Pasteleiras, foi vez do inédito Passeio Pedestre pelas bandas do Feijão Frade.
Inédito não quer dizer único, inédito porque aqui na Lardosa e pela 1ª vez se elaborou um passeio debaixo de chuva, e que chuva esta. Sim chuva, vento, trovões e sei lá mais o quê???!!!
Quem não participou, que não me leve a mal o título deste post, mas esta rapaziada que nos quiz fazer companhia, eram de facto duros e da "liga dos campeões".
9 horas da manhã, e como estabelecido era hora de andar. Inscritos, estavam muitos. Responderam 113. Para andar. Porque para o almocito apareceram um pouco mais de 150.
Muito sinceramente, pensei que ninguém aparecia com este tempo. Esta malta com bravura, logo depois de uma breve reunião que efectuamos debaixo do telheiro das tasquinhas, respondeu:
-"Pinto vamos embora"...
Uuuuiiii, esta malta não existe!!!
Com chuva a cair certinha e grossa, pelas 9 e qualquer coisa pusemo-nos ao caminho, com toda a malta equipada a rigor(capa, impermiável e botas) a condizer, e alegramente lá fomos.
1ª paragem era no forno comunitário da Lardosa. Era aqui, que tinha preparado um pitéu com pão com chouriço bem quentinho e cosido neste forno a lenha.
Saída da Lardosa e em direcção ao Vale da Torre, a nossa companheira brindava-nos com alguma calmia, o que nós agradeciamos. Maldita chuva. Aparecia para estragar a festa de quem nos visitasse.
Após saborear o tal pãozinho era ouvir os jovens na galhofa; Fazendo me lembrar os tempos de tropa, em que já diz o velho ditado; ..."chuva civil não molha militar"...Houve quem da terra levasse mesmo as galochas.
Entoando um plafff, plaff dos pés a chapinhar no terreno cada vez mais pesado, a malta do Sobral muito bem animada a cantar o "apita o comboio" introduzia um invejável alegria ao grupo.
Vale da Torre aproximava-se, e com esta simpática Aldeia pertencente à Lardosa, desta vez os pãezinhos e broas de mel regados com um branquinho fresquinho(para quem quizesse)faziam as delicias do forno comunitário. Que bem me soube.
Logo a seguir, na Associação do Vale da Torre, esperava-nos então o retemperador abastecimento.
Chegava a hora de por pés ao caminho, e em direcção ao Monte das Areias,  a barraca abana mesmo. Uma coisa horrivel. Chuva e frio, mas o que incomodava mesmo era o vento desagradável que se fazia sentir.
Uma jovem do Sobral do Campo, não se fez rogada e posou mesmo para a foto com o seu par de alpragatas. Lindo. Ver que o dia até era de alguma tristeza para a organização e malta que mesmo assim quis participar neste Passeio, mas que transbordavam de alegria. A ELAS/ELES muito obrigado.
Chegámos à Lardosa sobre um ar incrédulo de alguns transeuntes que,  mesmo assim quiseram visitar ou almoçar nesta singela mas alegre Feira na Lardosa.
Almocito e aproveitar,  porque com este tempo a Feira perde um pouco da sua graça.
Este ano, e para reforçar ainda mais a qualidade dos eventos onde me integro, as coisas só podiam correr ainda melhor com a ajuda destes dois voluntários.
O Luis e o Cristóvão que simpáticamente colaboraram comigo na realização do Pedestre.
Obrigado a eles e para a próxima conto com Vocês.

Pronto, acho que por este ano chega de relatose entrevistas da Feira(ainda falta aqui publicar a gravação da RTP, com Sónia Araújo e Jorge Gabriel, prometo colocar assim que a tenha).
Deixo a qui também alguns recortes da imprensa local/Nacional.
2011 vem aí e posso adiantar desde já que se tiver Saúde para lá chegar, as novidades vão ser muitas, quer nas Pasteleiras, quer mesmo no Pedestre, pois no Pedestre, fica aqui a promessa duma ideia inédita.
Sem travões



Atensiosamente
Pinto, o Infante

terça-feira, 5 de outubro de 2010

IV envontro Pasteleiras/Bicicletas antigas-Lardosa

Peço deculpa pelo atraso, mas este evento merece que se trate de maneira diferente toda a informação recolhida.
Então vamos lá:
Melhores comentários deste dia:
Simão Barata :
..."Pinto, onde quer que a rapaziada pare, criamos logo uma rotunda"...
Luis Montez:
..."amigo Pinto, já fui a casamentos, baptizados e eventos onde passei mais fome que sei lá o quê. Isto,  é um verdadeiro banquete"...
Desde 28 de Julho de 2008 que em titulo de brincadeira apareceram por aí uns "tontos" que aceitaram o meu convite para darmos uma volta Domingueira, em qualquer coisa mais antiga que estas bikes de agora. Responderam ao chamariz 28. Será que seria o mote para esta magia de 2 de Outubro de 2010?!
Era sim Sr.º. A aposta estava ganha. Inovar num certame que bem merece uma coisa assim, onde só e unicamente interessa a Confraternização e o Convívio.
A 3ª edição da Feira do Feijão Frade aproximava-se, quando propus à Junta de Freguesia da Lardosa, ..."que tal lançar um evento destes na Feira, substituindo o tradicional BTT?!"...
Não foi este, mas sim todos os projectos que até hoje apresentei, esta Junta me tem apoiado.
Ano após ano, a resposta da rapaziada que nos visita, tem sido, sair da Lardosa muito bem disposta, não confirmasse isso pelos numeros que nos visitam.

2010 chegava, e a V edição da Fiera do Feijão Frade também.
A aldeia da lardosa recebia a partir das 8 da manhã, debaixo dum sol radiante, como que a querer fazer parte da organização, gentes, amigos e companheiros de muitos pontos do País.
A aposta na divulgação foi grande e forte.
Assim:
RTP - Praça da alegria onde aqui hei-de passar a reportagem da promoção deste evento ao lado do Jorge Gabriel e da Sónia Araújo;
Local Visão;
Reconquista, jornal;
Povo da Beira, jornal;
Jornal do Fundão;
Gazeta do Interior;
RFM- Paulo Fragoso e Joana Cruz,
Rádio Beira Interior
Consegui ter apoio destas entidades às quais aproveito para agradecer desde já. Muito obrigado pela colaboração e divulgação, pois a Beira agradece.
Eh lá, chegava o dia, como alguém lhe chamou D. 
Muitos e belos momentos mágicos foram registados. Quero partilha-los todos com VOCÊS.  Para mim a escolha dos melhores foi dificil, destaco alguns, sendo que destes sete momentos mágicos,  sem desprezo para nenhum dos outros, se fez história na memória da rapaziada que nos visitou. Lardosa inscrita no calendário Nacional Pasteleiro.
1º momento mágico do dia. A recepção à rapaziada que se quis inscrever para este evento na Lardosa...
Faltaram à chamada 3, que rápidamente pelas 8 e qualquer justificaram por telefone o motivo; Gripes/febres. Responsáveis.
Outros apareceram...Bem vindos...
 2º momento este o mais comovente; O meu filhote mais velho, já lá anda há uns anos com uma beldade, porventura a mais linda para mim. A minha PHILLIPS. Este, o meu pequenino na minha companhia portou-se à altura dando a volta toda com prazer.
momento alto do dia; Parabéns à Filipa; A organização ofereceu o bolo.
Quase 200 pessoas entoaram os parabéns a esta menina que nos fez companhia;
4º - Cheirava a magia;
Silêncio que se vai cantar o fado: 
A magia desceu à Lardosa, com a Filipa a cantar um fado da Amália Rodrigues. "Povo que lavas no rio" Fez-se silêncio na sala...
5º momento, quiçá o melhor. Pela 1ª vez uma MULHER era chamada.
Melhor caracterização 2010;
Soberba a minha companheira com esta surpresa que me fez...Parabéns.
6º momento alto:
O mais jovem presente, com 73 anos. O meu amigo António Alberto.
 
7º A surpresa:
O reconhecimento à minha pessoa por parte da Junta de Freguesia da Lardosa.
Acreditem que não é fácil levar um eventodestes que corresponda a tudo o que "exijo", porque VOCÊS merecem.

Fotos gentilmente cedidas por Luis Franco;

Fotos gentilmente cedidas por Cristóvão Campos;


Fotos com a gentileza de Victor Cravo, Nelson Bispo e Luís Montez;

Trabalho irrepreensível, o das autoridades.
Guarda Nacional Republicana;
Também:
Voluntários:
Luis Franco;
Cristóvão Campos;
Cristóvão Jerónimo;
Qui Tó;
Filmes ainda por divulgar, vou colocá-los aqui juntamente com o que foi o "Passeio Pedestre", pois mesmo com chuva 122 pessoas apareceram para o mais louco passeio debaixo de chuva. VALENTES.Estejam atentos...
Isto já está a chegar ao fim, e ainda agora comecei a falar de 2008.
É com orgulho que escrevo estas palavras, pois é muito dificil construir um projecto desta Natureza e sentir o trabalho reconhecido pelos meus amigos/colegas/e pelas gentes que visitam a Lardosa, vindas de todo o lado do  País.
A dedicação, é muita a esta causa, mas sei que as  falhas acontecem só a  quem organiza, portanto, se algum pormenor me escapou, peço desculpa e digam para ser corrigido no próximo evento. 
Lardosa, és grande...
Agradecimentos:
Junta de Freguesia da Lousa;
Junta de Freguesia dos Escalos de Cima;
Bombas de gasolina Galp de Alcains;
Jorge Tapada das Sortes;
Joaquim Henriques;
Publicastelo.
Bem hajam.
Bem haja a todos e 2011 já está a ser preparado ao pormenor, para VOCÊS.
Até um dia destes, com ou sem travões.
Pinto, o Infante

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

... prometo ser rápido, o possível, desculpem o incómodo...

Olá:
No entanto vai dando um salto aqui:
FORUM AMIGOS DAS PASTELEIRAS
Vamos aos poucos;
Agradecimentos especiais:
Guarda Nacional Republicana;
RTP - Praça da alegria onde aqui hei-de passar a reportagem da promoção deste evento ao lado do Jorge Gabriel e da Sónia Araújo;
Reconquista, jornal;
Povo da Beira, jornal;
Jornal do Fundão;
Gazeta do Interior;
RFM- Paulo Fragoso e Joana Cruz,
Rádio Beira Interior;
Voluntários:
Luis Franco;
Cristóvão Campos;
Cristóvão Jerónimo;
Qui Tó;
Vocês são GRANDES...
Bem haja e conto sempre com vocês...
Até já
Pinto Infante

domingo, 3 de outubro de 2010

...2011, está a ser preparado...

Meus AMIGOS/AS:
Não é fácil arranjar palavras para descrever e agradecer  a VOSSA grandeza em partilhar comigo mais um dia memorável para mim, e para as gentes da Beira em especial para a Lardosa.
Enquanto estou a preparar o que consegui registar neste dia, quero desde já dizer que tenho os braços pequenos para VOS dar aquele abraço de bem haja pela VOSSA colaboração, e dizer - vos que 2011 está a ser preparado já ao pormenor e com a qualidade de sempre, sem alertar os meus amigos;
200 limite máximo para que a qualidade não se extinga.
Bem haja, e até já.
Pinto, o Infante