domingo, 25 de julho de 2010

...da Lardosa até à Burinhosa...

Perto, a Burinhosa???!!!
Eis o mote que nos levou a percorrer esta aventura.
Se há coisas em que o ser Humano tem curisosidade em conhecer novos horizontes, gentes costumes ou mesmo até maneiras de organizar coisas, este evento era para mim um deles.
Concentração de bicicletas antigas, organizado pelo grupo "MEN IN BIKE".
Tinha me dado ao conhecimento há 3 anos a trás, e com isto vontade de participar nesta andança, mas por razões de saúde não o pode fazer; O ano passado as férias falaram mais alto e no dia antes deste evento praia aí vou eu.
Este ano, e com tudo certo com as minhas companhias era de facto o dia D.
430, isso mesmo. Segundo a organização, e pela aparência assim foi, estes foram os números de beldades, umas mais que outras, lá estavam numa simpática aldeia, nos nenhures de Portugal para os lados de São Pedro de Moel/Marinha Grande.
Onde fica?! Foi a minha pergunta de véspera!?
Voluntários comigo, e estes de há 3 anos para cá me acompanham na ideia, foram o amigo de longa data. Esse, Jorge, o Badocha com a sua Yé Yé que contribuiu e de que maneira para este belo dia de prazer, quer no passeio como no laser ao longo do dia. Mas já la vamos.
Outro, o Ricardo, profundo conhecedor de beldades ao ponto de discutir pormenores, amante destas andanças, entre outras. Esse o Sarugo e a invejável princesa. Ricardo, o Lucas.
Sem travões e lentamente, Pinto, o Infante com a sua Phillips da Lardosa à Burinhosa.
Grande experiência enriquecedora para mim e que serviu para em primeiro lugar participar num evento desta natureza, sem fazer parte da organização, poder desfrutar dum magnífico dia na companhia excelente de quem me acompanhou, e poder discutir/partilhar novas ideias deste evento, e do que aí vem no 1º fim-de-semana de Outubro na Lardosa;
O passeio de bicicletas antigas regressa à "V Feira do Feijão Frade" com apoio total da Junta de Freguesia da Lardosa.(anotem na agenda, Sábado, 2 de Outubro).
Então vamos lá.
6 da manhã, pusemo-nos a caminho do café matinal e na oficina do Jorge Badocha já nos esperava a frogneta que que nos levaria e traria de volta. 206 Kms foi o que percorremos até lá chegar, à tal concentração. Se apelidavam este evento como dos maires a nivel Nacional, depressa nos apercebemos dessa razão. Fomos os primeiros de 430 inscritos a chegar. Lá estava então o tal Rui Rodrigues com quem já falara tanta vez por mail ou por móvel, mas que hoje tive o prazer de conhecer pessoalmente. Rapaz humilde, fazia ele de cicerone da coisa, e um com respeito e carinho diziam os mais conhecidos deste rapaz:
- "Ruizito em quantos já vais?"
- "Já passámos os 400, mas não sei quando isto acaba..."
Na recepção da malta num lufa lufa notava-se que de facto havia malta a aparecer de todo o lado. A singela aldeia de Burinhosa, tornava-se pequena para acolher tanta bicicleta. Com inscrição paga, fomos ao pastel de nata acompanhado pelo café da avó. Belo. Ainda suplicamos uma MINE, mas podiamos ficar envergonhados, e ficar mal na fotografia."vamos com calma chico"
As 10H30 aproximavam-se, e toca a preparar o conduto para metermos nos suportes da Phillips e em direcção à Praia de Paredes, degustarmos as nossas iguarias tentando intercâmbio com a da malta dali.
Aqui, uma das magníficas paisaigens escolhidas pela organização.
Pois, até o carro das vassouras foi escolhido ao pormenor.
A minha fiel companheira.
Memorável não Sarugo?!
Amigo de longa data, Badocha, esta vais-te lembrar dela.
Um passeio em tudo diferente daquilo que estamos habituados, mas com uma qualidade estupenda por várias razões, sendo uma das quais o culto da bicicleta. Homens, mulheres e crianças tiram partido ao máximo, pelo menos uma vez por ano, daquilo que outrora serviu para trabalhar, laser ou coisa que o valhe, mas que neste dia toda a gente capricha na vestimenta e na bicicleta. Essa foi a ideia com que ficamos.
Quanto ao almoço, este ano foi no ponto de partida em virtude da quantidade de bicicletas. Um pic-nic onde a conversa serviu para partrilharmos novas ideias e dar a conhecer o que se faz pelas bandas da Lardosa. Conviver com gentes diferentes e que acima de tudo gostam destas coisas. Tinto para aqui, medronho da Beira e bolinhos da Burinhosa. Isso mesmo. Viva o convívio. Foi um evento memorável, em que a opinião foi unânime e que para o ano se vai repetir, mas se puder e como este ano estava programado, a família vai-nos acompanhar para desfrutarmos deste evento e da magnífica praia que nos oferece São Pedro de Moel. Dormida lá, e no dia seguinte fazer-se o regresso.
Cheguei à conclusão de que um evento com organização diferente daquilo que organizo, tem o culto verdadeiro da bicicleta.
Culto do pic-nic.
Culto de saber a originalidade das beldades.
Culto da amizade.
Enfim, pessoas que capricham num evento simples e que sugundo o Rui no 1º ano tiveram 7 bicicletas(estamos a falar em 2003), mas que atingiu proporções evidentes.
Foi deveras bonito e enriquecedor participar junto dos meus amigos neste evento, onde a bicicleta foi RAINHA, esquecendo os tempos, abastecimentos ou sei lá o quê.
Parabéns ao Rui, Burinhosa e Men in Bike por nos acolher com simpatia e humildade.
Para o ano há mais.
Um agradecimento especial ao João Valente, pois foi ele que me deu a conhecer este blog há uns anos atrás quando soube do meu entusiasmo destas beldades. Obrigado João. Para o ano tens que ir connosco.
Quanto aos meus companheiros:
As palavras são poucas para descrever a alegria deste dia. Sem vocês ia, "mas se calhar não era a mesma coisa".
Bem haja Jorge Badocha, Ricardo Lucas pela companhia e pelo excelente dia que me proporcionaram neste dia. Sem vocês provávelmente não teria o prazer deste dia.
Sem travões e lentamente
Pinto, o Infante

3 comentários:

ricardo disse...

pois é...!!! óhhh Pinto foi sem dúvida um dia memorável!!!....e por acaso, ou não, com as companhias certas...

....mas para pores essa foto em que estou a roncar de grande!!...tens que explicar que eu tava de directa...lol...

...fica descansado, este ano a Lardosa vai rebentar pelas costuras, não tivessemos já a presença confirmada do amigo "27" e restantes personalidades...

Obrigado pinto,
Obrigado Jorge,

Surreal...

Pinto Infante disse...

Pois é Sarugo, foram mesmo as companhias ideais para este memorável dia. Quanto à foto sei da tua bravura e valentia nas noites, mas não podia deixar de registar mais este momento.
Obrigado mais uma vez pela companhia e cá te espero a ti e a quem queira visitar a Lardosa em 2 de Outubro, e claro o 27 cá estará.
Abraço sem travões
Pinto, o Infante

JValente disse...

Grande Pinto... tinhas de lá ir... grande maluco!

Devo dizer-te... que até podes contar comigo para o ano... se as circunstâncias se proporcionaram!

A Burinhosa fica a pouco mais de 10Km's da Praia da Pedra do Ouro, local onde a minha sogra mora... daí a o meu conhecimento desse evento!

Saúdo a vossa iniciativa em ir até lá e respirar o ambiente que por lá se vive!Sem dévida deve ter sido algo bem diferente!

Em Outubro... lá pra o dia 2... isso será certo... o caminho irá dar à Lardosa para mais uma participação com a minha Peugeot Terrot.

Grande Abraço Pinto

João Valente