sábado, 9 de janeiro de 2010

...meu rico capacete...

Desde a última confraternização de amigos meus, pelo cantinho do meu baú, que não fazia o gosto à coisa. O tempo também não tem ajudado!!! Ora Sábado, ora Domingo tenho andado a adiar constantemente uma volta.
Finalmente este Sábado 9 de Janeiro, lá apanhei um pouquinho de sol, mas com temperaturas muito baixas(com muito gelo por aí), e na companhia do regressado Zé Luís lá fomos dar uma por aí.
Uma?!
Mas uma quê?!
Volta?!
Cambalhota?!
Pois, às nove cafézito no tal café da Lardosa e o Zé disse - me:
- Pinto o Pedro PC e o João também vêm ter connosco.
- Ok, vamos buscá - los.
Como ainda não tinham aparecido, fomos estrada fora no sentido Alcains.
Aqui, meus amigos mandei uma cambalhota no alcatrão...Porra...
Um simples contador de água rebentou durante a noite com o gelo, e projectava água para a estrada, transformando - a em gelo.
Sem eu nem o Zé nos aperceber - mos assim que a roda da frente tocou no gelo, Cabeça, capacete no chão, ombro, canastro no alcatrão, cromados bem esmurrados(os meus e os da minha bike); Não me lembro de mais nada. Só acordei e parei alguns metros bem à frente com o equipamento rasgado, todo esmurrado, bike empenada e..... Uma queda com alguma violência, mas que graças ao meu capacete não foi pior!!.
Ao levantar - me, vejo o Zé no chão, queda também, mas esta sem grande gravidade, pois apercebeu-se do gelo e tocou no travão.
Recompostos(dentro do possível), rumo a Alcains apareceram o Pedro e o João.
Quando o Zé contava o sucedido, vai o João confiante a passar em cima do gelo e cambalhota aí vou eu...
Este ainda com maior gravidade do que eu, embatendo com o traseiro desamparado no chão.Ui...
O único e ainda bem a não cair foi o Pedro PC. O resto tudo foi ao tapete...
Enquanto o João se recompunha, este Zé queria por um cão a andar na sua máquina..
Aplicando o ditado:
..."1ª não se dá, e a última não se recebe"...
A última tem que se dar, pois é sempre na Lardosa para encerrarmos o ano, e comermos aquele bacalhau, agora a 1ª deste ano... a 1ªdeste ano 2010 para mim vai ficar na história, pois além de ser a 1ª queda(e que queda) de estrada, apanhei deveras um grande susto não me apercebendo de nada do que se passou, acordando só no final da derrapagem com o coiro no chão.
Meus amigos, o perigo anda sempre na nossa companhia, e é só nestas alturas que nos lembramos que o capacete pelo sim pelo não, é melhor constar no equipamento da bicicleta de estrada, e de BTT.
Conselho de amigo:
"Usem sempre o capacete"
Sem travões, mas com gelo à mistura, e agradecendo a companhia deste Sábado vos agradeço Pedro Pc, Zé Luís, João, dentro do possível a 1ª do ano lá se fez...
Pinto, o Infante

2 comentários:

Pmbaraujo disse...

Boas Pinto..no meio destas cambalhotas safei-me eu :D

capacete sempre presente.

abraço

Helena Teixeira disse...

Olá Pinto!
Bem,isso é que foi uma aventura no Gelo.Valeu o capacete.É que pela descrição,foi uma queda do caneco...Mas o passeio foi bom e acabou tudo bem :) E foram todos responsáveis,pois o capacete e o equipamento serviu para precaver :)

Ah,antes que me esqueça.Já viu os prémios da Blogagem de Janeiro da Aldeia? Ainda não participou?Será que não está tentando? basta escrever um textito de máx. 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt até 6ª. O tema é: Vamos ca(o)ntar as Janeiras e comer o bolo-rei. Daí,pode falar de Janeiras da sua terra ou da tradição do bolo-rei,bolo-rainha...

Jocas gordas
Lena