segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Haja festa na aldeia

Como estou quase a acabar a minha estadia cá pela capital,ainda não vou tendo tempo para andar as minhas voltinhas quando posso e quero.
Desta maneira, este fim de semana e em comemoração da festa dos "Coscoréis" cá na aldeia onde habito, fiz questão de registar alguns momentos que, nem tudo ou nada tem de ligação com as minhas bikes, ou voltinhas, se calhar até têm. Surpresas, essas vieram no fim deste post. Pois é, senão vejamos;
Festa em honra de S.Sebastião;
Os Coscoréis
O Bodo de S. Sebastião, na Lardosa, teve a sua origem no século XVIII, por causa da praga de gafanhotos que invadiram as sementeiras e culturas destas gentes da Beira. Por onde passavam, destruiam tudo, e a população uniu-se e fiz promessa; Se eles se ausentassem, passariam a fazer o Bodo ao longo dos anos para que a terra não passase mais pelo mesmo. O Santo mártir fez com que todos os gafanhotos morressem no lugar onde hoje se ergue a capela em honra do S. Sebastião. A festa realizou-se este ano, e por norma no 3º fim de semana de Janeiro, e conta com a ajuda de vários mordomos que se encarregam da organização da mesma. Esta festa, tem como principal componente, além da gratidão da população para com o Santo mártir S. Sebastião, a bênção dos "Coscoréis" (fritos de massa-pão semelhantes às "filhós") que são confeccionados pelas mulheres dos mordomos, alguns familiares e amigos; Percorrem a aldeia em cortejo até ao lugar da capela. A bênção dos "Coscoréis" é feita em serviço religioso realizado pelo pároco da aldeia na capela e que depois são distribuídos graciosamente pelas pessoas presentes.
Depois de benzidos os coscoréis, e a distribuição é feita a quem aparecer; Começa então o leilão das ofertas; Desde chouriças, farinheiras, queijo, borregos, cabras, enfim tudo o que se queira oferecer serve para ser leiloado e os mordomos angariarem verba para as despesas. O problema é o vinho!!! E que vinho. É que acompanhar todas estas iguarias, sem uma boa pinga não é festa.
Foi então que, no leilão me veio à uma ideia(louca, diga-se de passagem), de experimentar uma nova montada!!! Que tal?!

17. 17Euros, foi quanto custou esta montada!!!

Não tinha mão nela, direcção desalinhada e, como senão bastasse a tracção esquerda dianteira, o maior problema...

A outra não tem travões a subir, mas esta nem a subir nem a descer!!!

Marca?? SSSSPPPeccciaalizzzzeeed????BBBBBBBBBêêÊHHHHHHHH

E esta hheeeiimm!!!???

Nããã...Quem me a vendeu disse que não sabia a marca, anos também não, mas houve logo os entendidos que agarraram nela e pelos dentes me disseram que tinha feito bom negócio!!!Será que nas próximas edições das minhas voltas apareço com alguma destas máquinas!!!???

E foi assim desta maneira que me lembrei de fazer um post diferente, mas divertido, divulgando algumas dias festivos cá pela Lardosa.
6ª feira vai haver volta cá para os meus lados, sem travões...
Pinto Infante

Sem comentários: