terça-feira, 30 de dezembro de 2008

F I R M E S E H I R T O S

Bem o post deste fim de semana, vai no sentido de dar uma palavra de apreço, consideração e honestidade que este grupo de amigos tiveram para comigo. Isto tudo porque com um tempo maravilhoso que se tem abatido sobre a nossa zona, este fim de semana com a minha palavra confirmada no restaurante para 55 BTTistas, bumba chuva com fartura. E agora!!???
Pois é!!! É aqui que a verdadeira bravura do Homem se mostra; Com o peso da responsabilidade assumida, estes amigos ou por telefone ou mensagem por outros lá me confirmaram que se não viessem andar, para o almoço estariam presentes. GRANDES.
Posto isto, palestra do costume, divulgar, partilhar e ensinar alguns trilhos cá do baú, riqueza da nossa zona. E aí vamos nós Marateca.
Tudo corria conforme o previsto, onde até o tempo nos surpreendeu e quis também participar dando um ar da sua graça com umas abertas. 36 dos 55 doidos à solta por esses campos fora...
Invadindo a Marateca lá fomos nós: Ao Km17 a saga dos azares começara então; E que azares!!! O Cabaço teve uma avaria daquelas que por muito que se tentasse...Tira corrente, aperta aqui, tira dali, mesmo caso para dizer, porra para isto!!! Tentativa frustada e inglória; O homem teve mesmo que ir embora, valendo a simpatia e preocupação sempre constante do amigo Carlos da Junta que o foi buscar ao caminho dos Moleiros.
Com tristeza de perder um elemento amante destes trilhos, seguimos já a pensar no abastecimento que era logo ali.
Km 19, lá estavam elas escondidas entre as brumas, nos nenhures da Marateca. Era tão boa que houve mesmo malta que no arranque aqui vai disto; Cambalhota. Mas não é coisa de agora não amigo Pires??!! Normalmente este elemento do "Quedas e Empenos" manda sempre entre 3 a 4 quedas, desta vez uma!!! tudo controlado.
Boca doce e saborosa, ala que se faz tarde;
João Barata, a Jeropiga era mesmo boa não???!!! Outra grande cambalhota; Com o terreno pesado, a tracção faltou e bumba; Tudo sem males de maior e sempre com o sorriso nos lábios.
A aparição do homem abominável das trevas lamosas!!! Não há memória!!!
A saga continuava; O Nuno sem pastilhas, e como se não bastasse bloqueou a roda. Com calma lá desencravou e sem travões da frente chegou ao fim.
Enquanto aguardávamos, o Matroca, vindo de Portalegre mostrou a sua pose...
Tudo com o pensamento na tasca da ti Requeta.
Apontem uma passagem para a outra margem. A seguir a outro contratempo; Desta vez humano!!! A velocidade da descida foi tanta que se partiu o pelotão, e depois...Bem depois foi esperar para nos encontrarmos, pois a tasca era logo alí...
Depois de algum tempo à espera que nos encontrassemos... outro azar; FURO!!! Viva...Há tanto tempo que não tínhamos um azar!!!
Com o tempo a aproximar-se das 13H00 era mesmo urgente chegar à Póvoa de Rio de Moinhos, pois receava a ti Requeta estar fechada. O encontro e chegada estava agendado para o meio dia.
Banhos, branquinho e o almoço marcado para as 14H00 chegara.
E àquela hora, de noite ou de dia, aí sim lá estava quem me tinha dado a palavra de PRESENTE. "Pinto,haja o que houver eu vou estar aí, conta comigo".
Quem não gosta de confraternizar??!!! Ainda mais nesta Quadra.
Pena só tenho eu de não conseguir divulgar todos os trilhos que tinha delineado para este evento(Contratempos de hoje), mas fica a promessa, um dia destes fazemos o resto.
Bem esta foto tirei-a já nem me lembro para quê, sabes Fidalgo???!!! Santa casa da Misericórdia??? Será!!!
Brincadeira né...
Por hoje só me resta mesmo agradecer ao café "Tá Se Bem", que sopa maravilhosa, e o resto tudo bom, Junta de Freguesia pelos banhos, e agradecer algumas fotos gentilmente cedidas pelo Luís Franco e Abílio Fidalgo aqui divulgadas, e claro a toda esta gente que comigo quis partilhar mais uma manhã de puro prazer.
Filme aqui:
2009 cheio de Saúde sem travões
Pinto Infante

2 comentários:

Fidalgo disse...

Na parte que me toca, quem tem que agradecer sou eu por me teres convidado para mais um agradavel passeio. Espero ter merecido este convite e o do ano que vem. Como alguem disse que a riqueza de um ser humano, se mede pelo número de amigos que tem... Obrigado por fazeres parte da minha fortuna. Desejo-te a ti e à tua familia um ano de 2009 cheio de coisas boas. Um abraço. Fidalgo.

Luis Franco disse...

Excelente: os participantes e a sua boa disposição, o percurso, o almoço... uma palavra de apreço para o Pinto que, com a sua dedicação nos proporcionou este salutar convívio. Eu fiquei honrado com o convite, não podia faltar até pelas poucas oportunidades que tenho de participar nestes convívios.
Pinto, tu mereceste a nossa presença. Um Bom Ano de 2009 para ti e para tua família. Abraço.