terça-feira, 18 de novembro de 2008

O regresso às origens

De vento em popa, e com uma vontade tremenda de dar a minha voltinha, decidi ir então ao encontro de caminhos e trilhos onde, na minha infância me divertia na companhia dos meus amigos, que já na altura circulavamos com a roda 28 do meu avô, outros com as 26.

Depois dos compromissos familiares, saí da Lardosa com destino aos trilhos entre Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos. Comecei por fazer um exame de memória, onde passava; ora para aqui ora para acolá. Objectivo, disfrutar ao máximo destas lindas paisagens que nos envolvem aqui pelas nossas bandas.
Póvoa de Rio de Moinhos, onde tantas vezes bebi água desta fonte na companhia de minha avó, que com o cântaro na cabeça, levava água para casa, e saciava a sede dos que lá por casa pairavam.

Esta Ermida se falasse!!! Tantos anos na 2ª feira de Páscoa, na companhia dos entes mais queridos, a conviver, comer e beber tinto daquele feito pelo meu Avô... isso era dantes, porque a vida tem destas coisas; uns vão outros ficam, e as raízes vão - se dissipando.
E nos entretantos, anos mais tarde a devida homenagem ao moleiro...
Um volta atrás, e visitinha rápida a um dos 7 moinhos que fizeram juz ao nome desta singela aldeia, sugundo reza a história.
E tudo o tempo apaga!!! Trabalhos de outros tempos, que nos dias de hoje a maquinaria substituiu a mão de obra e todos os recursos Naturais.
Passagem por trilhos diferentes e regresso à Póvoa para no café do amigo Alfredo disfrutar duma bela sandocha de queijo caseiro e uma MINE...
Depois de um cafézinho, regresso ao mato e, esbarrar com trilhos em direcção a Tinalhas que não me lembrava de fazer há anos. Este vai fazer parte do.."explendor da Marateca"...versão 2008, a combinar...
Sem dúvida, este trilho é soberbo. Contúdo, Tinalhas era logo alí, como outra Ermida, a padroeira desta Aldeia; Rainha Santa Isabel...
Acabei com 62Kms nas pernas, mas com um prazer enorme de relembrar alguns destes trilhos que fizeram parte da minha infância, e que agora quase nem existem, mas que para nós amantes destes becos não os esquecemos.
UFF...

Domingo, juntamente com a minha cria mais nova, fomos dar uma voltinha até à Santa Águeda(Marateca), e vejam só o convite que ela nos faz; Um explendor!!!

Se tudo correr como pensado, dia 28 de Dezembro vou realizar por cá, a versão II de "no Explendor da Marateca",onde alguns destes trilhos irão constar deste passeio, guiado, em autonomia, almoço só com prévia marcação(em restaurante), contas à moda do Porto, cada um paga o seu. Só a boa disposição e camaradagem vão fazer parte deste passeio, onde iremos brindar à despedida do ano e dar as boas vindas a 2009.Os pormenores deste evento, o ultimo do ano 2008, vão sendo lançados.Os Alentejanos, amigos de longa data já têm marcação efectuada, contudo vamos ultimar os trilhos.

Pinto Infante

Sem comentários: