segunda-feira, 27 de maio de 2019

...a VIII edição dos lagartos já foi...

Carrega na foto:
A VIII edição do passeio BTT orientados por GPS, tem vindo ano após ano a manifestar-se dos poucos passeios que por aí se fazem, sem qualquer tipo de competições, sendo os valores mais altos deste evento, simplesmente uma manhã de domingo bem passada na companhia de companheiros do pedal, começar à hora, em equipa ou a solo, e chegarmos todos direitinhos.
2019 não foi excepção.
À chamada deste ano tinha o número record de inscritos.
82 companheiros;(compareceram uns a menos!!!);
Uns repetentes de longa data, outros receberam o baptismo da lagartada, enfim, um excelente pelotão a partilhar a mesma vontade.
Fui ao longo do ano, carregando no baú trilho após trilho, incluindo para este ano umas coordenadas que ditavam alguma perícia e técnica nos singles e carreiros de ovelhas.
A saída foi da Lardosa, rolante com destino ao alto da Lousa. Escalos de Baixo a seguir, local que escolhi junto ao bonito chafariz para a "minha" rapaziada lá estar com os grelhadinhos da praxe.
Um repasto habitual;
A 2ª parte do percurso, além de o considerar mais técnico, envolvia zonas rápidas, muitas bredas e single traks, que sempre que existia reconhecimento, sentia-os algo duros, mas ricos de beleza para estes eventos.
Carrega na foto e desfruta dos filmes do Olegário:
A rota do leite, percurso tantas vezes percorrido com os avós maternos na carroça, era o caminho que antigamente ligava Alcains a Póvoa de Rio de Moinhos.
Um caminho devoto agora ao abandono, que careceu de autorização de particulares, a quem agradeço ao meu amigo Caldeira a autorização de passagem.(obrigado).
A tentativa todos os anos de introduzir bredas, quelhas e trilhos novos, são uma constante, e penso que este ano, mais uma vez consegui mostrar coisas algo novas.
Santa Águeda. Aquele espaço de magia.
Elaborei o trilho, com uma perpectiva de olhar diferente; De baixo para cima.
É um "monstro" olharmos para a barragem desta forma.
Lardosa, e no local de partida, frente ao café LUIMAR, naturalmente chegamos.
13H15´ chegava bem disposto o último grupo de malta.
Dever e objectivo concretizado.
Quem marcou almoço, esteve presente para uma bela caldeirada de bacalhau, e uns garruços pela tarde fora.
Ao presentes, aos ausentes, o meu bem haja pela participação neste simples, mas para mim grande evento, que todos os anos recebe coordenadas novas e gentes novas, claro está com gentes repetentes.
Agradecimentos:
Junta de freguesia da Lardosa;
Espaço e café LUIMAR, fantástica ideia de saída e chegada, com serviço brutal(bem haja Luisa);
União de freguesias dos Escalos de Baixo e Mata;
Aos voluntários de sempre e novos:
Duarte, Qui Tó, ao Carlos, aos novatos Fatura, ao Luis, à Ana, Roquin.
Bem haja a todos.
As coordenadas de 2020 vão com toda a certeza alterar, como sempre, vou revoltar o baú, procurar, fazer o trabalho de casa.
Se não houver imprevistos(como este ano), 17 de maio de 2020, cá VOS espero.
Aquele de sempre, sem travões....a subir claro...
Pinto Infante

2 comentários:

Silvério Correia disse...

Boa tarde Pinto Infante,
Muitos parabéns por mais uma excelente edição deste passeio que realizas Pelo Puro Prazer de Pedalar com Amigos! Não participei nesta, já participei em anteriores e espero participar nas próximas!
É de salutar o teu empenho bem como o de toda a equipa que te acompanha! Devem estar orgulhosos pois de uma forma natural criaram uma "marca" que por direito próprio conquistou o seu merecido espaço!
Força, felicidades e sucessos
Abraço
Silvério

David Vila Boa - FeelsBike disse...

Muitos parabéns amigo Pinto e obrigado por nos ofereceres este risco ���� percurso ������ Top até 2020 e grande abraço