segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

...outra face, de montada endiabrada...

Embora este domingo proporcionasse umas temperaturas dignas de um dia primaveril e excelente para passear de bicicletas btt ou asfáltica , decidi pelas 10 da manhã dedicar-me em vez das duas rodas,  a uma promenade de 8 kms.
É uma vertente que gosto de praticar, pois além de existir a prática desportiva, serve também para percorrer recantos em que a bicicleta nem sempre lá vai.
Cedo me apercebi que os terrenos embora com as chuvas que têem caído, não servem ainda para ensopar ao ponto de lamaçal.
Pela hora de almoço apareceu o Osvaldo que lançou o convite para as quatro rodas serem sujas.
Que tal?!
Desfrutar dos trilhos  em montada endiabrada que tanto prazer me dá montar.
O Osvaldo volta e meia lança o desafio, mas quase nunca tem calhado.
Desta vez foi a sério.
A "minha" Polaris, um maquinão que serve perfeitamente para brincar nos terrenos que nesta altura não levantam pó.
O Osvaldo numa 4x4 Yamaha, um avião de todo o terreno seguia as minhas rodas em trilhos que decidi recordar, estes conhecidos  das bicicletas.
Como sei a perdição que ele tem por água, escolhi sair em primeiro pelo vale Touril em direcção à Santa Águeda, permitindo absorver alguns chapicos;
Engraçado.
Como conheço bem a área envolvente à capital do feijão frade, e a ideia era circular um pouco da Lardosa através da  Póvoa  iniciámos a subidas até ao monte.
Eu disse subidas???!!!
Qual subidas qual catano!!!!
Isto tem é o diabo no corpo...
Aos poucos íamos conquistando espaço da Gardunha; São Vicente da Beira e até Casal da Serra fiz média de 35 kms/h...
Pois!!!
Esqueci que nesta tarde, a montada era muito mais endiabrada que as calmas bicicletas.
Ah catano, nunca tinha subido a Gardunha com tamanha velocidade....
Ia admirado comigo próprio!!! Nem me reconhecia...
Esta montada tem muitas coisas de diferentes , sendo a que mais realço sempre, a segurança.
Como era o guia, e o dia estava convidativo a estes passeios, a prudência nas curvas tinha que ser redobrada.
É um bichinho que me acompanha desde infância, mas por agora vou agradecendo ao Osvaldo o prazer de desfrutar destas magníficas tardes/manhãs nestas montadas.
Lardosa às 17H30´com andamentos fora do normal, mas a um gosto pelo roncar dos motores é maravilhoso.
Osvaldo, obrigado por me proporcionares esta volta, e desafio-te para um dia fazermos exactamente a mesma coisa numa de duas rodas, mas estas sem motor...
As voltas do Pinto Infante, desta vez com velocidades anormais, mas com prazer..
Desta vez foi o slogan diferente:
- não tires as mãos do travão, nem a subir...
Pinto Infante

1 comentário:

João Damas disse...

O Oswaldo tem problemas em duas rodas...não sabe andar. Em 4, com motor, é mais fácil.