quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

...sete anos a encher o baú de recordações...

O importante é estarmos vivos...
Nem sei nem me interessa quem o disse...
Isto começa a tornar-se um "vício" pouco usual. O bloguismo cada vez mais esquecido, aos poucos aderindo às modernices, boas ou más.
Há 7 anos as coisas não eram bem desta forma. Que me lembre, poucos tinham um cantinho de prosa igual a este.
O veterano Cabaço, companheiro destas e outras andanças, pioneiro dos bloguers(que eu me lembre) já batia por letra à sua maneira, e continua.
Quanto a mim, aderi a esta parvoeira, que considero uma maneira simples e engraçada de promover as minhas voltinhas e eventos que vou realizando e onde vou participando.
Considero um espaço alegre, aberto a todos os comentários, intervenientes em passeio com a minha assinatura, e ano após ano tem sido motivo para me manter com entusiasmo suficiente para continuar a registar ora com fotos, ora com prosa os passeios btt, ciclismo, pasteleiras ou mesmo na companhia da minha branquinha em desportos motorizados.
O ano de 2014, foi mais uma vez recheado de eventos, em que por tristeza minha, e por razões familiares não se realizou; o passeio btt orientado por GPS.
Em todos os eventos realizados, ficou a alegria de quem participou, sendo o ponto mais alto, o passeio de bicicletas antigas/pasteleiras que anualmente introduzo na feira do feijão frade.
A aldeia da Lardosa, com esta brincadeira das bicicletas, sejam pasteleiras ou btt na minha opinião, fica mais rica, contribuindo com a minha carolice promover todo o seu património. Património que considero não ser só a Lardosa a sair mais enriquecida.
Todas as terras por onde temos feito o chinfrim habitual registam gentes simpáticas, bonitas e que abraçam as pessoas que por ali passam.
Pessoas...
Por falar em  pessoas, o que seria dos eventos sem as pessoas que têm visitado os passeios por onde tenho andado ou realizado!?
Para 2015 as propostas de eventos estão lançadas, vamos ver se a vida permite a realização de todos eles apresentados, e mais alguns que surjam, realçando o grande desafio;
Levar uma das minhas pasteleiras a acender uma velinha à n/Sr.ª de Fátima numa tirada de dois dias. Vamos ver...
GPS.
Esse passeio de boas recordações, agendado para a data dos lagartos, 17 de maio assim Deus queira para mais uma realização por terras vizinhas da Lardosa.
Os eventos de btt, começam nesta altura do ano a surgir, mas a apontar na agenda mais um certame da feira do feijão frade, a decorrer nos dias 2/3 e 4 de outubro, onde claro esta no sábado a maior concentração de amizade, reviver o passado, alegria em mais uma edição do passeio de pasteleiras.
Para este ano, qual será o destino?!
Enfim, mais um ano passou, em que uns ficam, outros vão, caras novas aparecem, mas por prazer a intenção é de todos/as a mesma.
A alegria em torno da bicicleta ou motorizada.
Uma palavra de carinho e amizade a todos os bloguers que partilham comigo os passeios e fotos que cada um ao seu estilo regista nos seus cantinhos.
Parabéns ao blog:
as voltas do Pinto Infante
De pasteleira, de estrada, btt ou motorizada, venha de lá 2015...
...aquele de sempre, sem travões....a subir claro...
Pinto, o Infante

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

...uma pedalada com cheiro a mimosas...

Um rol se sentimentos agradáveis nesta 5ª feira desportiva na companhia da bicicleta que mais gosto.
A bicicleta de BTT.
Já anseava o regresso ao cheiro a campo, flores e a verde campestre que tanto gosto.
As temperaturas nesta 5ª feira permitiram matar saudades, ainda assim, bem vestido, mas longe do difícil ar que fez jus à estação e época do ano em que nos encontramos.
Vento nem vê-lo, chuva também não, frio, nem por isso, e depois dos habituais compromissos familiares, saí desta vez da minha terra Natal para na companhia da minha bicicleta ir para o campo.
Que maravilha...

Escolhi a solo a volta saloia do btt.
Uma volta plana e que envolveu Alcains, Lardosa, Póvoa de Rio de Moinhos, Caféde e regresso.
Numa pedalada que aguentasse a respiração possível, ia desfrutando pedalada após pedalada as cores verdejantes, que aos poucos vão invadindo a natureza e campos da nossa zona.
O itinerário pelo ribeiro da azinheira foi, já nesta altura foi ao som do chilrear de algumas espécies de passarinhos que vão anunciando a Primavera.
À medida que a manhã ia rompendo, as temperaturas excelentes, e dava mais prazer pedalar pois as saudades eram enormes.
Lardosa, não cheguei a entrar, e Santa Águeda/Marateca. É quanto a mim um postal magnífico para se passear.
Naturalmente Póvoa de rio de Moinhos, terra de moleiros, e moinhos(poucos)que se encontram abraçados às ribeiras(uma próxima incursão).
Por Caféde entrei via rabaças.
Há algum tempo, o meu amigo Sarugo tinha dito para ir ver o trilho que ele fez e propôs para uma prova de atletismo(running) com dedo e organização do clube desportivo de Alcains.
Cheguei à minha terra Natal, terra deles, com tempo suficiente para desfrutar do tal trilho, que se encontra na Santa Apolónia.
Correr, não fui.
running with my feet, up on my bike .
De bike.
Entrei por baixo, e logo me apercebi das marcações de cal. Sem esperar, por ali andava o último "moikano". O meu amigo Quim Bailas. Único resistente do oficio das pedras. 
O monte da Santa Apolónia, que outrora albergou muitos homens dedicados à pedra que através do granito exploravam este pedaço de terreno para o seu ganha pão, agora só este homem por alí anda....
Conversata para aqui, ora para alí, e a hora aproximava-se do meio dia.
Muitos parabéns amigo Sarugo e clube desportivo de Alcains.
Um trilho muito simples, mas de uma grandeza soberba, pois com carolice e criatividade desenharam um trilho para atletismo e running, que consegue ilustrar e mostrar muito bem o porquê de Alcains ser considerada uma terra de canteiros, pedreiras e granito. Todo o circuito, desenrolou-se entre cabeços, pedreiras cheias de calhaus, pedras e cazinhotas de serventia a estes artifices.
Ao longe apercebi-me duma árvore colorida, esta sim a anunciar o que aí vem, e venham de lá eles....
Dias de sol, dias de Primavera, enfim...
Dias que permitam dar muitas destas, ou outras, porque a alegria primaveril, é soberba...
Aquele de sempre...
Pinto,o Infante

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

...carnaval 2015, um marco de eventos para a Lardosa...

É uma data que sem nunca entender o porquê, as pessoas pintam-se, e vestem coisas que ao longo do ano, nada tem a ver com elas próprias...ou tem?!
Bem, mas cada um faz o que quer e o que lhe vai na alma.
Carnaval, ou entrudo.
Castelo Branco, através da câmara municipal lança o desafio às aldeias e associações, e cada uma ao seu estilo, embeleza os chamados carros alegóricos para um desfile carnavalesco pelas avenidas da cidade.
Quanto à Lardosa, a escolha sob a orientação da "Associação do rancho folclórico dos loureiros da Lardosa", escolheu para este desfile o programa festivo e promocional ao ano 2015.
Com certeza...
As pasteleiras lá iam em representação de "as voltas do Pinto Infante" muito bem abraçadas pelo eterno voluntário.
O Qui Tó.
A carrinha/carro alegórico circulava como vêem, muito bem decorada, onde o programa na Lardosa para 2015 ficou muito bem demonstrado.
Assim:
Maratona de ranchos folcolóricos, feira do feijão(já!!!), passeio de bicicletas antigas/pasteleiras, faltou só fazer referência às orientações GPS e, btt.
Muitos parabéns a esta iniciativa.
Uma iniciativa que promoveu e divulgou a qualidade defendida por gentes da terra, que foi brindada pelos júris com um magnifico 3º lugar.
Um prémio merecido.
Um merecido abraço ao meu amigo Qui Tó, que com a boa vontade de sempre para comigo e gentes da terra, sempre demonstrou um carinho especial.
Pinto, o Infante

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

...grau zero...

Bem lá ao fundo o chapéu branco que ela tem!!!!
De Castelo Branco saí num dia em que cheguei à conclusão que vale mais esperar por melhores dias para andar de bike.
Bem agasalhado tentei enfrentar nesta 5ª feira, o frio que se tem abatido por aqui. Como disse na minha última prosa, os objectivos seriam levantar um pouco mais os quilómetros.

Como habitualmente, esperei um pouco que o relógio passasse das 9 e pouco, mas mesmo assim, os 0 graus teimavam em não levantar um pouquinho mais.
Pelo lance grande, em direcção aos Escalos de Baixo desenvolvi a pedalada. Se até aqui o frio era incómodo qb, o vento também iniciava as suas peripécias
Com as pernas e restante estado físico ainda fora dos ajustes, o esforço físico contra o vento era a dobrar.
Com dificuldade cheguei aos Escalos de Baixo.
Ainda que esta terra se situe em altitude mais baixa do que onde vinha, a cidade de Castelo Branco, o frio era mais forte do que a temperatura pretendida.
Tás fresco!!!!
Até aos Escalos, os de Cima foi em câmara lenta.
Porra que nunca mais lá chego!!!
Tinha ideia de ir até à capital do feijão frade, mas como o relógio não pára, houve necessidade de encurtar um pouco esta volta de 5ª feira desportiva.
Virei então para Alcains, e pela estrada 352 finalmente o incómodo vento ia aos poucos ajudando a pedalar.
Uma estrada com pouco movimento, agradável de vistas que permite alongar a pedalada.
De registo negativo neste trajeto, fica a velha fábrica de moagem de farinha na estação de Alcains.
Que futuro está reservado para este edifício que  tanto daria para escrever em vidas que por alí passaram!!!???
Terra deles...
A minha terra Natal. Alcains.
Uma breve visita ao meu amigo Barata, ocupadíssimo como sempre, os cumprimentos habituais, e até Castelo Branco, foi rápido.
Neste curo espaço, consegui pelas 11H30 pedalar com sol, sem vento, onde o frio devido à transpiração era a única nota negativa a assinalar.
Ainda assim boa volta, mas gostava que a temperatura subisse um pouquinho mais, pois não gosto de andar de "burca", kispo ou com muita roupa a incomodar.
Venha de lá a temperatura dos calções, pois essa é bem mais agradável que esta.
"Maiuma" de 5 ª feira...
Sem travões....
Pinto Infante