sexta-feira, 27 de março de 2015

...sempre à pála...

Com as festividades católicas a aproximarem-se, e o tempo a dar o ar da sua graça, a primavera algo envergonhada, e umas férias a condizer, nesta 5ª feira que costuma ser tradicionalmente de desporto, fui fazer o gosto ao pé, partilhando em pleno deste tão amado desporto.
Há muito esperava e ansiava esta vontade de andar de bike . Da Lardosa sair revoltar o baú, e com ou sem destino chegar direito tal como comecei.
Como o tempo permitia boa circulação graças ao vento que não apareceu, decidi ir visitar a subida situada no monte. Calhaus e mais calhaus encontrei em ascensão pela Gardunha acima. 
À pála das pernas do Pinto subi com a minha calma e lentidão. A primavera aos poucos começa a dar um colorido muito característico e bonito a este monte. Embora a paisagem seja predominante de calhaus, o monte permite testemunhar um dos mais belos observatórios naturais sob a barragem de Santa Águeda.
Magnífico.
Com vontade cheguei ao cruzamento de acesso ao Casal da Serra.
Este acesso, recentemente terraplanado, torna-se uma verdadeira pista. São estradões bem marcados através de sinaléticas pedestre e de bicicleta.
Ora se até ao cruzamento foi à pála das pernas do Pinto, a descida foi à pála da Gardunha.
Pela descida, os calhaus eram aos poucos transformados em arvoredo, mimosas em fase terminal, mas ainda a colorir com a sua cor típica. 
O amarelo.
O baú dos lagartos e último do ano foram aos poucos aparecendo.
Em minha opinião, dos melhores singles que o monte possui.
Becos verdejantes duma das rotas das lagartos, que servirão esta semana para mais uma passeata.
Se a paisagem do miradouro é brutal, decidi absorver de perto toda a beleza natural e fresca que este espelho de água transmite.
Fui ao baú, revoltei, e num dos últimos do ano surgiu este trilho.
No esplendor da Santa Águeda, que beleza....
naturalmente a Lardosa chegava, com uns kms muito agradáveis, revolvendo o baú, e concluindo numa volta bem à minha medida de pálas...
17 de maio, o baú começa a tomar forma para o passeio BTT, orientação GPS.
Aquele de sempre, sem travões desta vez, à pála.
Pinto Infante

2 comentários:

FMicaelo disse...

Isso já para aí tem uns becos e singles para os "lagartos" com GPS? :-)

Pinto Infante disse...

já percorri e vou percorrer uma catrafada deles esta semana. mas para o GPS em rota dos lagartos, estão reservados outras coordenadas. no entanto os deste post são provavelmente os melhores trilhos do monte.
regista na agenda; 17 de maio.
abraço
Pinto Infante