segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

...entre pézadas e pedaladas...

Um dia desta semana tentei fazer uns kms com a bicicleta de btt, que jaz pendurada algures no meu habitáculo.
Desde 29 de dezembro que não lhe ponho o dito cujo em cima. Em consequência disso a cremalheira e pedais já se encontram bloqueados, a ponto de ter que desmontar para lubrificar.
Aproximam-se grandes e bonitas apostas para este ano de 2014, mas penso ser opinião de todos, que este ano chegava bem de chuva.
Em virtude deste tempo, a melancolia apodera-se de nós chegando a pontos de sentir uma certa tristeza sem saber muito bem porquê!!!
O São Pedro tem colocado cá em baixo água que se farta. Talvez invernos à antiga!!!
Ora se os eventos se aproximam, como se vão realizar se o participante(no meu caso), não está ao nível da fasquias propostas!!!???
Se as bikes estão paradas, há que dar asas(olhó Pinto) aos pés, corda aos sapatos, e sempre que o São Pedro dá uma abébia, de sapatilhas calçadas, ou de fininha vou dando as minhas.
Na 5ª feira passada foi exemplo disso.
Na cidade de Castelo Branco, fiz uma incursão ao Castelo medieval, com saída pelo Zuhai. O tempo era o possivel. Kispo, e com algum frio percorri as ruas da cidade, com passagem pelo Castelo, esbarrando no museu Tavares Proença Jr.º, com o bonito jardim que o carateriza e embeleza.
Sempre agradável um footing de rua. Com passada ao ritmo que aguento percorri segundo os meus colegas(batidos no running) cerca de 13 kms.
Sem bike, há que tentar a forma desejável para as orientações que aí vêem.
Sábado e domingo chegaram com naturalidade...
Sol. Muito sol invadiu a zona da Santa Águeda/Marateca.
Mimosas a rebentarem, a erva de criação foi a olho nu vê la rebentar, passarinhos a chilrear...
Que maravilha!!!

Até me lembrei dos lagartos ao sol....
Não haja dúvidas que a malta agradece este esplendor a eclodir.
Viva o sol... e a primavera...



Lagarto sai da toca...
Saí de casa eram quase 10 da manhã. Como o calo nas partes baixas é pouco, não sabia se me aguentava até às 13H00 em cima dela. 
Assim, escolhi uma volta com poucas inclinações, e soalheira para desfrutar das paisagens que a Beira tem. Santa Águeda, até às Tinalhas, Freixial e Juncal do Campo.
Aqui, para evitar cançassos de maior decidi virar à esquerda até aos caçadores de Caféde.
É uma estrada que particularmente gosto de percorrer, em virtude do pouco trânsito que circula por ali.

Nos caçadores de Caféde, virei à direita alongando um pouco mais a quilometragem.
Os treinos de running fazem uma boa compensação física. Castelo Branco, e aqui aos poucos ia encontrando companheiros que tal como eu gostam de circular.
Na reta do parque de campismo encontrei dois convivas, sendo um deles conhecido de longa data. O ti António Lourenço, que calmamente fazia o regresso depois de um acidente com um cão!!!
Uma m....dum cão saltou-lhe para o caminho no alto da Lousa, e segundo conversa, só não correu pior porque conseguiu no chão, colocar a bicicleta à sua frente, ficando com escoriações e 8 pontos numa perna...
..."amigo Pinto, o cão matava-me"...
Enfim!!!

Como não gosto de circular na Nac.18 nem mesmo aos fins de semana(porque anda por ali cada burro ao volante que é uma coisa doida), separei-me destes dois companheiros e segui pela pedra da légua em direção a Santa Apolónia.
Visita rápida à Mãe, e o badalo batia as 12H00 no sino da igreja matriz de Alcains.
Havia ainda que percorrer os kms que me separavam de Alcains à Lardosa.
Dois dedos de conversa com amigalhaços de longa data, em que um dos temas da conversa, foi inevitavelmente o estado de saúde do amigo e companheiro João Roxo(comunista).
Na vida, por vezes colocam-se duras e grandes  pedras a transpor...
Agarra-te à vida João...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

Sem comentários: