segunda-feira, 13 de maio de 2013

...atualização GPS LARDOSA, Rota dos Lagartos...

Enquanto dás uma leitura a este post que antecede mais uma organização,
as voltas do Pinto Infante
sugiro que carregues no play, e vai ouvindo uma das minhas músicas preferidas, e que introduzo como mote nas minhas organizações na companhia de quem visita a Lardosa.
ALEGRIA, PRAZER E QUALIDADE 

Assim, vamos aos poucos chegando a mais um passeio de btt, orientado por GPS.
As informações oficiais estão todas prontas, para partilhar com VOCÊS este dia 19 de maio.
Como disse num dos posts anteriores, havia uma pedra existente no meu sapato, e que achei por bem vasculhar no meu baú, uma alternativa.
Nem de propósito. Com esta alteração, penso que ficámos a ganhar. Como a ligação vai passar por um particular(a D.ª Luisa), consegui fazer a junção através de todo o trilho nos seus pertences, sendo que iremos andar 12 metros(quem quiser)com ela à mão.
Saí de manhã cedo da Lardosa, direto às faldas da Gardunha, onde se encontrava esta pedra. Pelo caminho, resolvi passar por alguns pontos mais criticos ainda com água, não sendo meu interesse fazer a malta molhar os pés.
Magnifico.
Ao longo de todo o percurso, vamos encontrar água nas baixas, não havendo motivo para preocupações. A pouca existente serve para a malta se refrescar com salpicos nas pernas, e quanto às pontes antigas,´esta água serve para que seja observado o caudal das ribeiras e riachos.
A humidade tem sido trunfo de beleza, para que  domingo o pelotão que vai fazer parte do gps.



Com a chegada ao local, e tudo resolvido, continuei a subir e desfrutar das magnificas paisagens que vamos encontrar.
VOCÊS vão poder testemunhar a verdade destas minhas palavras. Lá bem do alto, a paz que reina por ali, é tão só, brutal...
Orientem-se...
 
No entanto, e ilustrando pelas fotos aqui disponibilizadas, sossego os participantes que dentro dos terrenos particulares(estas fotos) os donos destes cães teem-nos presos, e com um simples assobio ficam apesar do porte, amistosos.
Numas das duas aldeias históricas de passagem, o rico património é absorvido pelos moradores, muitos deles só regressam a estas casas aos fins de semana.
Como na I e II edição da "Rota dos lagartos orientação GPS", o objetivo tem sido de envolver trilhos novos, como também se possivel a promoção gratuita do nosso Interior.

Quanto a mim, posso adiantar que alguns trilhos novos consegui carregar para o baú, e que admito nunca, mas nunca tinha circulado em alguns deles.
2013, a orientação GPS "rota dos lagartos" pela 1ª vez aposto um pouco mais no prolongamento do percurso, mas ainda assim, a partir do km 38 é um passeio que fica ao alcance de todos/as aqueles que gostem de desfrutar da Natureza, bicicleta e se forem como eu, amantes da foto(a minha digital), e do bonito património que o interior e a Beira Baixa Possui.
Não se trata só do bonito património, mas como de tudo aquilo que somos, vemos e por aí vamos observando...
Kms 42 +-
4º ponto de abastecimento liquido.
Numa aldeia que introduzi no circuito esbarrei com esta placa caricata!!!
5ª feira encerram as inscrições
sem travões....a subir claro...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

2 comentários:

Jorge Leão disse...

Continuas a agucar o apetite ao pessoal... Muito bom!

Acho que vou levar uma máquina digital, porque algumas paisagens merecem ser fotografadas.

Pinto Infante disse...

pois é verdade Jorge
vais testemunhar as fotos que aqui coloquei.
a metereologia não vai permitir que os lagartos saiam dos buracos, mas vai contribuir para que a malta efetue o percurso sem grandes calores..
cá VOS espero ao domingo
abraço
Pinto Infante