segunda-feira, 8 de abril de 2013

...por aí, com muita coisa virgem para o baú...


Pequeno filme panorâmico de passagem da III edição "rota dos lagartos"
Se formos por partes, começamos aos poucos a sentir os raiozitos de sol que vão de vez em quando dando o ar da sua graça, e ainda bem.
2013 tem chovido mesmo muito, brindando a malta que gosta de andar de bike e não com tchabocos com fartura.
Esta 6ª feira passada com uma folguinha de serviço, pisquei o olho a todos os sites de metereologia ver se ia desfrutar deste belo prazer. Assim aconteceu.
Como se aproximam aventuras e desafios pessoais, em ascenção fui até ao monte.
O monte da Gardunha que possui cantos e recantos dignos de serem explorados e que por muito km que faça por ali, existe sempre um virgem que carrego para o baú.
A III edição da "rota dos lagartos" orientados por GPS aproxima-se, e como vem sendo hábito tento brindar quem comigo abraça este evento trilhos e bredas com a minha assinatura.
Curiosamente nesta 6ªfeira, ensaiando umas boas dezenas de kms, percorri onde nunca havia percorrido, e claro dia 19 de maio a rapaziada lá passará também.
Com tamanha quantidade de água que se tem abatido, no decorrer dos trilhos fiquei surpreendido, pois mesmo assim até se circula sem grandes lamas, tchabocos ou mesmo lapacheiros...
Num misto de solo arenoso à saída da Lardosa, no monte misturei um pouco de xisto na ascensão.
Belo passeio decorria nesta manhã, onde a chuva dava lugar a um sol radiante que me incentivava a desfrutar dos lindos trilhos que por aqui há.
Ao passar uma povoação tive a surpresa do dia!!!
Consequência da água, as ribeiras têm uma levada de água que ultrapassam os limites, obrigando-me esta mesmo a fazer inversão de marcha!
Nem tudo foi mau.
Acabei por percorrer trilhos alternativos castigados da chuva, com coloridos de cores muito bonitos.
A beleza com estes sussessivos contrastes chuvaXsol dá um resultado magnífico colocando nos campos agricolas paisagens onde toda a agricultura vai ficando atrasada, dando aso a que em maio todo o seu esplendor esteja no ponto alto.
Com a minha caneta a registar momentos e espaços "mágicos" cheguei a locais em que se conseguia vislumbrar toda a zona da Lardosa, aldeias históricas, e a bonita albufeira da Santa Águeda, que só Deus sabe porque teima em não encher...
Arriscava novos buracos para o baú. E que baú!?
Apareçam dia 19 de maio, com os lagartos na rua, e GPS na bicicleta, para testemunhar a veracidade destas minhas fotos e palavras.
Com muita breda particular à mistura, tive a felicidade de me encontrar com os seus donos, que surpreendidos de me verem andar por ali de bike, sózinho, ainda levei uma rodada de "maluco", mas humildemente me deram autorização para efetuarmos as travessias e ligações que VOS vou propor para dia 19 de maio.
Orientem-se, apareçam, e não esqueçam o limite de inscrições.
80 Bikes.
Aquele de sempre, sem as mãos no travão, a subir claro...
Dá um salto aqui e comenta:
Pinto, o Infante

2 comentários:

Ricardo Lucas disse...

...como não podia deixar de ser, cá estão novas panorâmicas, novos trilhos, novas paisagens, novas paredes, novas descidas, novos singles, novas pontes,novas ribeiras, novas fotografias, novos lagartos...e tudo isto, na montanha de sempre!!!

Até posso faltar a este evento, se for maluco!!!

Pinto Infante disse...

pois Ricardo. na verdade vais ver muita coisa nova na mesma montanha.
existem cantinhos muito bonitos aqui aos nossos pés, pela Beira a dentro, e desta vez vamos vislumbrar a Lardosa lá bem do alto, com uma panorâmica brutal..
bem haja pelo comentário, e cá te espero a ti e a quem queira aparecer na Lardosa.
abraço
Pinto Infante