domingo, 29 de maio de 2011

Homenagem a António Gordino

Domingo dia 29 de Maio nos Escalos de Cima a Associação dos Turbolentos decidiu homenagear um escaleiro de gema, de seu nome António Gordino, mais conhecido pelo homem da padaria, ou mesmo António Mocho.
Um senhor companheiro das lides das bikes em que, no meu caso tive o prazer de o conhecer em 2008 aquando da realização da concentração de Pasteleiras/bicicletas antigas da Feira do Feijão frade na Lardosa.
Lembram-se?!
A sua companheira durante muito anos, e em Outubro de 2008.

Para este Homem com certeza um dia a recordar pois as palavras amigas no fim do passeio foram dignas de registo, e passo a citar:
..." ó amigo, €15 euros para andar de bicicleta, é pagar muito dinheiro"...
Isto, a conversa do Sr.º António de manhã, na companhia do seu neto.
..."amigo, nunca na minha vida andei tão bem tratado num passseio como no dia de hoje. Veja lá se é preciso pagar mais alguma coisita"...
..."isto é que foi comer"...
Conversa do final...
Enfim. Tudo nesta vida se reserva sei lá...
Foram palavras deste Homem numa confraternização e que registei com agrado...
São iniciativas destas que fazem as pessoas, e marcam pela diferença. 
Por muito pequeno que seja o gesto, por vezes o que é pequeno torna-se grande.

A Associação Turbolentos dos Escalos de Cima apresentou a proposta para homenagear este escaleiro com um passeio de cicloturismo circulando por terras como a Lardosa, Alcains regressando aos Escalos fazendo a 2ª volta pela Mata, Escalos, estes os de Baixo até aos de Cima novamente.
Momentos altos do dia foram alguns. Destaco entre eles aqui, o Sr.º Presidente da Junta de Freguesia dos Escalos de Cima, Afonso Baptista solicitando um minuto de silêncio em sua memória, na companhia da esposa do Sr.º Mocho. D. Margarida. Um dos pontos altos do dia.
Não esteve presente nesta homenagem o Presidente dos Turbolentos, Joaquim Américo, em virtude de internamento hospitalar. As melhoras são os meus votos.

Registei outro ponto alto do dia. Da muita rapaziada que conheço, dos Escalos de Cima, achei que nenhuma bicicleta ficou em casa, não deixando de prestar esta homenagem. Caso disso o meu amigo António Lourenço. Homem da Lousa, mas residente nos Escalos.
Segundo a organização 97 companheiros quiseram participar nesta homenagem. Bela moldura humana.

O almoço depois dos 75 Kms percorridos(isto porque fui da Lardosa via Alcains e regressei em cima da bike de estrada), foi servido no multiusos.
Após degustarmos uma excelente sopa de peixe, acompanhado do 2º prato Rancho à moda dos Escalos deu-se o último, mas sentido momento do dia.
Oferta à familia de uma lápide por parte dos Turbolentos.
Um passeio algo diferente, mas em minha opinião é algo de registo e que participei com agrado.
Até sempre António Gordino, o Homem da padaria, ou simplesmente António Mocho.
Pinto Infante

quinta-feira, 26 de maio de 2011

29 de Maio,a homenagem

As voltas do Pinto Infante estarão presentes nesta justa homenagem a um HOMEM que acreditou  na minha aposta, essa tal da 1ª vez que se organizaram Pasteleiras na zona.
Óbviamente lá estarei.
Pinto Infante

domingo, 22 de maio de 2011

uma maratona cheio de saudades

Este fim de semana decorreu a Maratona de Castelo Branco em BTT.
Já  manifestei várias vezes a minha opinião acerca deste tipo de provas. Competição é algo que não se identifica muito comigo, mas a malta até se vê e revê por estas andanças, ou não.
Malta conhecida alguma, mas não sei porquê malta aqui de Castelo Branco e arredores vi muito pouca..
Além de já ter comentado com malta que anda metida nisto, também já o escrevi aqui algures no meu cantinho, que a cidade de Castelo Branco como capital da Beira Baixa, merece uma prova rainha(competição) que exponha todos os valores de quem queira participar nisto com o espirito que a  merece.Os números dos inscritos deixam e espelham talvez alguns  motivos mais que suficientes para este evento ter o nome para lhe fazer honra.
Maratona.
A organização apresentou duas escolhas bem destintas na quilómetragem para que os mais audazes pusessem à prova as suas capacidades. E que capacidades!!!
Um com uma quilómetragem a rondar os 110 Kms, e outra para os que gostam de começar e acabar como eu, de 70 Kms.
No ano de 2010 coincidiu esta prova com um fim de semana dedicado ao serviço. Este ano e com tudo programado, dia 22 de Maio inscrição feita e paga.
A malta da organização toda ela conhecida da Beira programou a concentração na zona de laser. Quanto a mim eram 8H30 já me encontrava em castelo Branco preparando os arreios da montada que me tinha oposto a levar(nabo).
O AQ ao som do micro dava o brieffing onde cerca de 200 convivas ouviam. Os tais masters, tours, races e sei lá mais os nome desta malta que anda nisto por prazer, uns em competição, outros por prazer, outros como o meu caso que tento conciliar prazer e começar e acabar, e como esta é maratona, quanto mais depressa acabar melhor...
De conversa encontrei o meu amigo Nelson, Tó Raposo, Pio, Manel e Mário. Dizia eu ao Nelson que o sol apoguentava-me quando se ouviu o apito de partida. Via zona industrila, Talagueira, Ribeiro da Seta invadimos os campos onde os trilhos apresentados estavam muito bonitos. Envolvendo algumas ligação em asfalto, a cobra ia-se esticando até ao Palvarinho, terra esta onde as descidas me começavam a causar algumas picadelas nos rins... vinha-me à memória a saudade da minha bike...
Trilhos muitos bonitos(ou não estivessemos a falar dos trilhos de xisto), estradões de encher o olho, aldeias que abraçaram a nossa passagem onde a desertificação de algumas delas é notória, aparecendo os poucos habitantes a aplaudir quem por aqui passasse.
Paia do muro, descida algo perigosa préviamente alertada pela organização. Serrasqueira, abastecimento e Camões.
Até ao abastecimento circulei na companhia do Dário e do Júlio em bom andamento. Paisagens muito bonitas, trilhos e estradões escolhidos pelas mãos de quem faz o TPC bem feito, sendo que a escolha foi envolta de tudo um pouco.
Na companhia do Carlos Blue segui em conversa, claro sobre as bikes, e Vale de Ferradas era já ali, circulando mais um pouco em asfalto, encontrava-se o cicerone AQ  mais o Luis Lourenço e o Gomes a controlarem uma travessia.
Logo a seguir a travessia, uma aparatosa queda projectou um companheiro para fora desta maratona em virtude de ter que se recorrer a ambulância e levá-lo ao hospital, encontrando-o no final com alguns"pontitos" e cromados bem esmurrados.Acontece sem menos se esperar...
Aproximava-se o ex-libris destes lugares. Martim Branco. Lugarejo este que requer ser visitado sempre que possivel com as suas casas preenchidas de xisto. Fotografá-las muitas vezes e partilha-las aqui(não foi o caso de hoje, porque a máquina nas maratonas fica em casa).
A organização encaminhou os participantes a passar na integra dentro de  Martim Branco, onde depois apareceram daqueles singles de cortar a respiração muito técnico ao lado de uma barroca muito bem introduzidos no circuito.
Mais um pouco, e dava-se a separação da prova rainha para a menos rainha. Começava então provavelmente aquilo que ninguém esperava. Paredes. Aqui começavam os problemas.
Nesta hora começava a pagar a maior "burrice" alguma vez feita por mim nestas aventuras.
Tinha que fazer o test drive a uma bike de carbono que o Paulo Alves me emprestou para dar o meu parecer e testa-la. Nunca podia ser neste dia. Dia de maratona.
5ª feira passada ainda fiz uns Kms com ela, insuficiente para que a posição, banco, condução, enfim tudo foi insufiente para que a testasse aqui...
Um verdadeiro calvário chegar a Castelo Branco...
Só com duas pedaleiras, posição em tudo diferente da minha montada...ai que saudades...(nabo)
As descidas, algumas delas eram feitas a pé porque a cervical já nem a sentia. A pé. Muitos Kms a pé, em linha recta andei eu. Nunca como tal...
Tudo me apoguentava...
A quilómetragem com as dificuldades que a compunham nesta fase, tudo era complicado.


Quilómetro após quilómetro só me lembrava do meu sofá, a minha "especializada" nestas andanças. Ai se aqui a apanhasse. As descidas a travar....e a minha companheira em casa a estranhar esta ausência.
Tantas saudades da minha querida especialyzed...
Deixo aqui um aviso:
Se um dia pensarem em comprar, experimentar uma bike nova, ou com outras caracteristicas que não a vossa nestas andanças, não o façam nestes eventos.
Centro do mundo, entenda-se Barbaido, a rolar com o Fernando do Fundão lá me fui arrastando até ao Juncal. Até os bichos me picaram. Que raio de bicho preto me picou no lábio que tive mesmo que parar numa quinta onde um simpático Sr.º me deu um cubo de gelo que lá acalmou o inchaço...irra...
Para tontice minha só aqui reparei que as dores nos pulsos eram em virtude da suspensão da frente ir bloqueada desde o inicio(nabo)...
Acreditem ou não, não me era fácil definir que ia bloqueada ou aberta, à semelhança do amortecedor de tráz.
Nesta terra,  Juncal recebia a malta com mais um "abastecimento de sólidos".
Em esforço absoluto atravessámos a estrada do Palvarinho junto às bombas de combustivel, tive mesmo para desistir fazendo o regresso por asfalto. Por soberbos trilhos que não conhecia, e a mestria mais uma vez era notória por parte de quem os faz(deve andar de bike há uns anos para saber o quanto há malta que gosta disto)lá ia seguindo. Antes do rio Ocreza  a descida foi feita à mão e a pé...que saudades...
O banco da Canyon constante mente a desapertar-se...que saudades...
Depois de atravessar a ponte um autêntico calvário. Uma parede num troço que a organização lhe chamou "TOUR"!!!???
Bem, ao aproximar-me de Castelo Branco passei pelo Staff Silveira que me pôs a par das horas. 14Horas.
Nada mau, mas se fosse na minha bike com certeza que estava mais descansado...

Cheguei, mal disposto com o calor, exausto mas com satisfação de fazer uma aventura a não repetir(levar uma bike que não a minha)...
O que menos gostei:
Abastecimentos muito bem colocados e à distância apropriada, mas uma sandoxa de qualquer coisa entra sempre bem;
Pessoal do Staff em número suficiente, mas em minha opinião em travessias onde havia 3/4 elementos, noutros ninguém;
A quilómetragem da meia maratona, era excessiva, 69 Kms(TOUR) quando a organização lançou 62Kms;
Nos ultimos 10 Kms a malta algo cansada, o que quer é chegar à meta;
Aquela parede a seguir ao Ocreza a juntar o single da Talagueira, escusados;
O que mais gostei:
Castelo Branco merece isto e mais;
A capacidade organizativa;
Informação detalhada de tudo o que iria passar e desenvolver;
Trilhos, soberbos;
Belas paisagens, belos estradões;
Quem fez o trilhos está de parabéns, pois conseguiu conciliar um pouco de tudo;
Simpatia que caracteriza a Beira;
Apesar de acabar da maneira que acabei, é sempre um desafio que no final nos sentimos bem em ter ultrapassado, mas que paguei  bem caro com cansaço este desafio a que me propus, mas não aconselho.
Associação de Castelo Branco, contem comigo para 2012, porque de vontade,
 "as voltas do Pinto Infante" estarão presentes.
A Beira através desta organização penso que ganhou, pois quem nos visitou levou para casa uma manhã de BTT muito bem passada, e que concerteza de grande recordação dos trilhos que possuimos.
Em conclusão:
Considerem este minha opinião, não como criticas, mas sim como comentários e conversas que se vão ouvindo durante o percurso, às quais junto a minha opinião.
Gostava de ver a cidade de Castelo Branco a abraçar no seu centro civico(docas) um evento destes para que o publico, familia ou amigos pudessem ver a malta partir e chegar. A cidade e a organização, quanto a mim só ganhavam.
Entendo, que caso dessem o nome simples de "maratona de Castelo Branco", esquecendo um pouco todos os pormenores de prós, master, race ou sei lá mais o quê, a organização e a cidade de Castelo Branco ganharia um pouco mais...
Parabéns à organização
Os tempos não os sei, também não me interessam. Sei que comecei, acabei direitinho e com a certeza de que com a Lardosa honrei a presença em mais um evento na Beira.
A bike Canyon que me fez companhia nesta maratona, portou-se muito bem mostrando ser um uma bike bem diferente do meu sofá, mas com uma qualidade de agressividade soberba.
Agora a minha opinião acerca da Canyon.
Ao Paulo Alves, detentor de algumas máquinas desta marca solicitei uma carbónica algo diferente da minha aluminica. O objectivo era mesmo experimentar algo diferente.
Rigida e de carbono. Contentei-me com uma carbónica de suspensão total. Belissima. Quem me a dera....
Contudo,  e é para isso que os testes drives servem registei algumas criticas que considero de registo na minha simples e humilde opinião.
Pontos positivos:
- Um peso invejável, entenda-se 9,500Kg sem pedais.
- Os manipulos do desviador traseiro SRAM dum rigor brutal, permitindo se assim o condutor desejar mudar em situações de necessidade de 4/5 mudanças de uma só vez.
- Manipulos do pedaleiro normais, mas rápidos. Aqui a velocidade de mudança é mais rápida em virtude do pedaleiro ter só dois pratos.
- Quanto à transmissão composta por 10 velocidades.
- A suspensão da frente, Rock Shox.
Só na parte final da maratona consegui diferenciar bloqueada de desbloqueada(nabo).
- Uma bike muito agressiva para quem tiver pernas para ela, bem pode fazer concorrência a quem vier. Muito boa mesmo.


O que menos gostei:
- O guiador. Algo desajustado à dimensão da bicicleta. A largura bem que achei excessiva( tudo se resolve ajustando a largura à medida de cada um).
- O eixo de gravidade da bicicleta muito caido sobre a roda traseira, obrigando a um esforço suplementar nas pernas. Como consequência disto, a bicicleta nas subidas torna-se muito leve à frente levantando a roda dianteira com muita facilidade.
- o Selim, mormente um Selle Italia, tornou para o dito cujo uma dor de cabeça, pois aquela "tabuinha" é mesmo só para campeões...
- A colocação do bidon de bebida é algo dificil de aceder. O espaço é muito apertado tornando-se dificil tirar e por.
- Não ser minha foi outro dos pontos negativos. eh eh.
Contudo é uma bike de excelência com uma condução proporcional à sua concepção, sendo que para competição a achei  BRUTAL.
Agradeço a cedência desta maravilha ao Paulo Alves que me proporcionou um grande empeno, mas graças à minha burrice, e não à qualidade do material. Bem haja.
Reitero os meus votos cinseros de parabéns à organização da maratona Castelo Branco 2011, porque vocês merecem.
Aquele de sempre, sem travões...
Pinto Infante

sexta-feira, 20 de maio de 2011

.....será......

Dia 22 de Maio de 2011, a aventura.
Uma nova aposta vou tentar conquistar neste Domingo que se aproxima em cima deste maquinão...
Uma Canyon verdadeiramente leve...

Domingo na maratona de Castelo Branco, é esta bombassa que vou levar, e espero eu trazer e  contar o que se passou.
Reportagem brevemente
Pinto Infante

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fotos e comentários

Como a rapaziada que participou neste evento,desta vez captou mais fotos que eu, tomem lá mais estas gentilmente cedidas pelo Canhoto: Clica em cim da foto:
E mais estas do Paulo Alves. Clica em cima da foto:
Agora os comentários
..."Só uma palavra para o passeio: BRUTAL, para o ano conta comigo e para os que se seguem"...
João Roxo
 ... "tive de esperar até agora para ter a certeza que aquilo que ontem vivi não foi um sonho. Costumamos ver trilhos daqueles no youtube enviados por colegas que praticam BTT, afinal esses trlhos são mesmo aqui ao lado da minha casa. Peço desculpa mas não vou esperar até 2012 para tornar a ciclar nesses trilhos.

Agradeço desde já a maneira como fomos recebidos, e se cheguei só às 15h34 foi porque os trilhos eram tão bons que alguns tive de repetir para ficar saciado.
PARABÉNS, são iniciativas como estas que nos levam a ficar apaixonados pelo BTT"...
Paulo Teixeira.
."rota dos lagartos
..."DÁ GOSTO PARTICIPAR EM EVENTOS DESTES!!!

Esta é uma data que vou recordar pela positiva, as expectativas que o Pinto Infante nos foi criando ao longo destes meses eram altíssimas, e posso dizer que em nada me defraudaram, antes pelo contrário ainda foram superadas!!!
Quanto a mim este foi só um dos melhores passeios de btt que já fiz na região, singles brutais, paisagens fenomenais, a subida ao Casal da Serra "espectáculo", a descida em single por meio de hortas, alguns riachos e linhas de água "the best"... e claro alguns estradões para repor os níveis de adrenalina em fim tudo pormenor...desconhecia que a zona envolvente à Lardosa e a própria Gardunha eram detentoras de tamanha riqueza.
Esta foi também a primeira vez que participei num evento guiado por gps, e posso dizer que fiquei cliente, creio mesmo que nos próximos anos muitos mais eventos deste género vão surgirAo Pinto Infante os meus parabéns pelo sucesso alcançado, e não tenho as mínimas dúvidas que na próxima "Rota dos Lagartos" guiada por GPS muitas mais pessoas vão querer participar!!!
PS: Pinto Infante para a próxima já sabes que podes contar com o pessoal da ACIN, mas por favor não reduzas a quilometragem!!!
Podem ver algumas fotos em: http://forum.acin.com.pt/index.php?t....msg798#msg798
Boas pedaladas"...
Rui Tapadas
...."já o fiz pessoalmente mas agora por escrito para que fique registado, "este foi o melhor passeio em que já participei", singles e mais singles e mais singles desenhados à mão do Pinto Infante, Gardunha explorada como nunca o tinha feito, paisagens e trilhos de cortar a respiração, a magia do guia (GPS) que estava lá sempre que precisavamos, subidas magistrosas e descidas alucinantes...uma equipa fantástica, que se portou à altura neste challenger, e que ficou amante deste conceito de prova...obrigado Pinto e Parabéns, sozinho consegues fazer o que às vezes dezenas não conseguem"...
Ricardo Lucas(Sarugo)
..."É verdade, trilhos fantásticos!!!
Para o ano quero ir outra vez!
Espectacular... e o almoço?! Ai, ai! Aquilo é que foi repor calorias!
Boas pedaladas!"...
Sandra Almeida
Agora eu.
Os tempos passam, aparecem passeios, maratonas, eventos, confraternizações e sei lá mais o quê...
Existem uns eventos que marcam as nossas memórias pela positiva, outros pela negativa e ainda outros comuns a qualquer um, em que pura e simplesmente é costume fazer-se...
Cada um no seu lugar.
O post de hoje e em jeito de conclusão, serve para partilhar um pouco de todo o feedback dos 73 participantes nesta Rota dos lagartos orientado por GPS, e juntar a minha opinião.
Aqui, na Lardosa, "As voltas do Pinto Infante"(http://pintoinfante.blogspot.com/), e claro o dono deste blog, têm/tenho como paixão a originalidade de organizar eventos, lançar apostas, novos desafios em prol da amizade e carolice ao longo do ano, tudo em nome individual.
Senão vejamos:

Desde 2007 organizo eventos que reuno algumas pessoas conhecidas, amigas/os, simpatizantes, ou malta que ouve falar nos eventos que sou o timoneiro. Exemplo disso:
Fotos oferecidas pelo Antero.

- Pasteleiras(bicicletas antigas) introduzidas na Feira do Feijão Frade, aberto a toda a malta que se queira inscrever;(limitado a 200 pasteleiras).
- Limitado à capacidade do restaurante(55), no último Domingo(este ano 18 de Dezembro, em virtude do último Domingo do ano ser dia 25 de Dezembro. óbviamente não é), junto um magote de amigos, reuno uns trilhos do meu baú e vamos lá cansar o corpo para o bacalhau do ano;
2011. Nova aposta no horizonte. Horizonte não. Foi um facto.
Este andava atrás da orelha à uns tempos...
Um passeio orientado por GPS, onde incluisse alguns trilhos, estes de eleição do meu baú, abrir as inscrições a toda a gente, limitando a 120 inscrições, lançando este desafio a quem quisesse.
Em minha opinião, uma loucura, atingindo todos os desafios propostos, ultrapassando todas as minhas expectativas.
Lindo.
Lindo, porque exactamente aquilo que eu pensava, e com trabalho de casa pensei, aconteceu. A malta perdida ora para aqui, ora para acolá, nos campos, trilhos, singles, aldeias e vilas à procura do trilho. Repito, lindo.
Lancei a proposta de colaboração às Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais na divulgação do Património deles.
Aceitaram.
Se alguém pensou que o apoio das Juntas e Câmaras era monetário, isso não se identifica com "As voltas do Pinto Infante"(Pinto Infante), meramente participativo com flyares de divulgação, para que vos pudesse oferecer algo de lembrança pelas terras por onde circularam.
Muito boa a colaboração na minha opinião. Bem hajam.
Depois, o meu baú. O caixote para onde avento os trilhos que me fazem andar nas folgas, ou nos dias que me apetece.
Esse, que guarda os trilhos bem guardadinhos para a realização deste ou outros eventos, e que com alegria minha, os recordo neste ou noutros eventos que que se realizam por aí. Muitos mais tenho cá dentro e que um dia destes, podemos se quiserem percorrer, sempre neste formato; GPS, em amizade, ou no tal Domingo do ano.
Finalmentes:
Aposta ganha, na minha opinião, graças a VOCÊS, que aceitaram este desafio e colaboraram em que pela 1ª vez se realizou um evento destes na Beira, mas tenho a conficção perfeita do que se passou no dia 8 hei-de recordá-lo, sei lá quando....
GPS, em passeio, é para ficar, pelo menos na Lardosa...pelo menos em prol da amizade...
Porém uma certeza registei. Limitado a 100 companheiros, é certo. Será já em 2012???!!!

Até 2012, ou será que conto contigo para:
Pasteleiras, limitado a 200 belezas, é já em Outubro???!!!.
Se ainda há, ou havia por ai alguém que por uma razão ou outra não os via há algum tempo ou não acreditava que os havia, o Antero fotógrafo de serviço e que me disponibilizou esta magníficas fotos, enquanto esperava para registar os momentos da malta a passar, captou as fotos deste belissimo exemplar.
Pronto, para o ano há mais...
Agora, este fim de semana, a cidade de Castelo Branco vai receber uma bela aposta. Competição a sério...
sem travões, a subir claro...
Pinto Infante.
P.S. Peço desculpa, mas os comentários do post passado, desapareceram por motivos que me são alheios.

terça-feira, 10 de maio de 2011

O perfume do lagarto em GPS

De há uns anos para cá que tinha em mente organizar uma coisa destas, com estes moldes, saindo da rotina dos passeios e maratonas com organizações e orintações pelas tradicionais fitas a orientar a malta(o que não é mau).Mas...
Desta vez abri o meu BAÚ, e saiu de algo mágico que quis partilhar com a malta que comigo abraçou este evento e projecto.
Não é de agora, sempre gostei de inovar e revolucionar o que me é possivel nesta ou noutras vertentes da bicicleta.
As Pasteleiras vieram para a Lardosa para inovar e se Deus quiser e me ajudar, para ficar.
Feira do Feijão. Foi aqui mesmo que achei por bem introduzir algo que casasse bem com esta simpática feira organizada pelas gentes da Lardosa.
blá blá blá....
8 de Maio de 2011

Que data!!!
Quem diria???!!!
Memorável...
A ansiedade confesso, era grande. 
O GPS.
Limitei este evento a 120 companheiros, com inscrições abertas comuns a qualquer passeio ou maratona. Só não veio quem não quis, podia, ou simplesmente não lhe apeteceu...
Verdade seja dita. O meu BAÚ(para quem não sabe, é o cantinho dos meus trilhos), está recheado deles, mas desta vez procurei dos melhores que tenho por lá. Considero-os SOBERBOS.
O evento atingiu um ponto muito acima das minhas expectativas, graças a VOCÊS que  abraçaram este meu projecto. Contava com 50 a 60 companheiros. Apareceram 81. Bem haja.
A proposta para este passeio, era tentar envolver toda a malta que participou no espirito GPS.
Nem sabia bem se isto pegava, se a malta absorvia o espirito, se quando se perdessem, o que era perfeitamente normal, diriam mal disto, sei lá...
Até a data deste passeio foi problema....
Mas. Mas o dia 8 ficou e vai ficar na história....
As voltas do Pinto Infante
Numa moldura humana excelente fiz o brieffing pelas 08H50, expliquei ao pelotão que com atenção rigorosa que pedi que me ouvissem, pois havia que ter alguns cuidados de maior nalgumas zonas do percurso.


Escutaram, ouviram e perceberam que se tratava dum evento diferente. O espirito de entre ajuda uns com os outros era fundamental para que tudo corresse pelo melhor. Consegui que assimilassem este espirito, porque ao longo do percurso(este ano calhou-me ser o carro das vassouras de bicicleta), era ver a malta a colaborar uns com os outros, uns perdidos ora aqui ora acolá, mas o que é certo é que a diversão e alegria era notória.
Caprichei na escolha dos trilhos singles e estradões. Nas rectas introduzi singles do meu baú. Nas descidas fui ao baú e apliquei os técnicos conjugados com os melhores singles e bredas por aí. Nas subidas, poucas mas algo duras, depois do abastecimento a escolha tinha que ser passar pelo terreno indio, e optar por estradões até ao Casal da Serra.
Desta aldeia para baixo, abri o baú dos melhor dos singles que nesta zona possui.Até à N/Sr.ª de Fátima em São Fiel fui à Rota dos Lagartos de 2008 agarrei numas bredas e beijamos os pés à Santinha.
Soalheira, e através dos campos da Lardosa iam chegando aos poucos as gentes que da Beira e Alentejo quiseram comigo fazer deste dia, mais um marco de memória para mim, para o meu cantinho, e para a Lardosa, terra que tem apoiado todos os eventos que LHES tenho apresentado.
bonito. Mesmo bonito ver a malta com o prazer participar/falar/comentar este evento.
Será que a Lardosa, ganha mais uma aposta através da bicicleta?!
Estas são as fotos gentilmente cedidas pelo Luis Franco.

Fotos gentilmente cedidas pelo Paulo Matroca.

Carrega aqui para veres mais fotos do Olegário.
Este é o filme que o Olgário fez e gentilmente o cedeu para clococar aqui.


Aqui podes ver neste Link todas as fotos e comentários da rapaziada da ACIN, gentilmente cedido pelo Rui Tapadas.

Um passeio que fiz questão de passar por aldeias e vila para a malta dentro destas localidades absorver e ver o Património existente ainda visivel. Aqui é que os apoios das Câmaras e Juntas foram necessários que a titulo gratuito ofereceram o que puderam para em nome individual vos brindar com o saco de recordações.
Para mim, mais uma marca com a minha assinatura, e para o meu BAÚ, esse, que guarda os trilhos bem guardadinhos para a realização deste ou outros eventos, e que com alegria minha,  os recordo neste ou noutros eventos que se realizam por aí.
Estatistica deste evento:
- 81 inscritos.
- 73 a pedalar.
- 53 Kms no conta quilómetros.
- 50 quilómetros no GPS.
- Passagem em 4 aldeias.
- Passagem numa vila.
- 18 GPs.
- Algumas quedas, felizmente sem gravidade(ficam para contar).
Apoios:
- Junta de Freguesia da Lardosa.
- Associação de Festas da Lardosa.
- Junta de Freguesia de Louriçal do campo.
- Câmara Municipal de Castelo Branco- Pelouro do Turismo.
- Câmara Municipal do Fundão - Pelouro do Turismo.
- Restaurante Roxo Catering.
- Albertino(Tininho)
- João Barata.
- João Marques.
- Qui Tó.
- Tó Sanches.
- João da Marateca.
Agora coloco as fotos que se ouvesse concurso de fotografia, elegia-as como únicas e espectaculares. Não pela sua beleza, mas pelo raro momento de registo.
Ora vejam e divirtam-se.


Prontamente o João Barata, Tó Raposo e Sandro Gama correram em seu auxilio.
Brutal...
Tenho a certeza que estas vais tu e eu recorda-las para sempre. Felizmente sem males de maior, uma bela cambalhota....
Dá um saltinho ao AQUI e lê e comenta SFF, ou podes comentar aqui se quiseres.
Não posso acabar este longo post de hoje, e deste magnífico dia sem dizer o que me vai na alma.
BEM HAJAM
Já estou a falar em acabar, e já está na calha outro grande evento com a minha assinatura.
Isto diz - vos alguma coisa:

Pois é...isto não pára. A minha cria mais nova já a tem preparada.
E a tua está pronta???!!!
...tira as mãos do travão...a subir claro...
Aquele de sempre.
Pinto, o Infante
2012 conto contigo

sábado, 7 de maio de 2011

Dia 8 de Maio de 2011

Enfim...
Chegou o dia...
Rota dos lagartos, orientado em GPS
Vamos a eles...
Cá vos espero...
Pinto Infante

terça-feira, 3 de maio de 2011

Rota dos Lagartos, orientado por GPS

Olá a todos.
É com enorme prazer que escrevo este post no dia 3 de Maio de 2011.
Tenho motivos mais que suficientes para o fazer. Entre eles, é que pela 1ª vez é organizado um evento desta natureza na Beira. Depois, olhar para a lista de inscritos, e ver que 70 companheiros e amigos abraçaram este meu projecto, fazendo parte de mais um evento com a minha assinatura, aqui na Lardosa.
Os trilhos, singles, estradões e bredas estão com uma beleza que, por muitas palavras que vos diga, são pequenas e poucas  para transparecer o que vão ver.
Asim sendo, e como disse:
Inscrições encerradas 
Para estes companheiros que vão estar presentes, uma só palavra:
OBRIGADO.
Os agradecimentos costumam ficar para o fim, mas este passeio como vertente lúdica e só isso interessa, tem vários apoios das Juntas de Freguesia, e Câmaras Municipais através dos seus pelouros de turismo e cultura na divulgação das aldeias e vilas por onde iremos passar.
Assim:
- Junta de Freguesia da Lardosa;
- Associação de Festas da Lardosa;
- Junta de Freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos;
- Junta de Freguesia do Louriçal do campo;
- Câmara Municipal de Castelo Branco, através do peloro de Turismo;
- Câmara Municipal do Fundão, peloro de Turismo;
- Voluntariado, como sempre indispensável a estas coisas:
- Qui Tó;
- Rui Russo;
- Ricardo Alves;
- João Marques;
- Osvaldo
- Tó Sanches;
- Pedro António;
- Roxo Catering;
Este blog como organização, agradece em nome individual a todos os intervenientes deste Passeio.
E porque o dia 8 está aí, o São Pedro vai colaborar connosco, brindando as gentes que visitam a Lardosa com um explêndido dia de sol...
Cá vos espero...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Falemos de prazos

Olá a todos.
Como sabem no próximo fim de semana os lagartos vão atacar a Lardosa.
Photobucket
Como anunciei no cartaz alusivo a este evento, se há coisa que gosto, é do cumprimento daquilo a que oponho.
As Inscrições da "Rota dos Lagartos orientados por GPS, às 9 Horas do dia 3 de Maio, vão encerrar.
Como sempre. Quantidade, sempre bem vinda, mas valores mais altos que a
QUALIDADE dos meus eventos, só isso me interessa
Ate já
Aquele de sempre...
Pinto Infante

domingo, 1 de maio de 2011

Inscrições

Olá a todos os leitores deste meu cantinho. No próximo fim de semana irá decorrer na Lardosa um original e inédito evento com a minha assinatura.
Vão ser cinquenta e poucos quilómetros orientados por GPS.
É um Passeio, com moldes algo diferentes, e que atingiu até ao momento números acima das minhas expectativas.
Bem haja pela colaboração a todos os inscritos, e a quem não se inscreveu, bem haja na mesma pela colaboração na divulgação deste evento.
Venho aqui neste meu espaço dizer que falta 2 dias para que as inscrições sejam encerradas, ou mesmo antes da data limite proposta.
Velho ditado:
Quem está. Está.
Quem não está.
Estivesse.
3 de Maio de 2011
Tomem lá uma foto panorâmica da coisa.
Esta semana estarei em permanente actualização para os mails.
Estejam atentos.
Ora dá um pulinho aqui
tira as mãos do travão...a subir claro...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante