sexta-feira, 11 de novembro de 2011

...Lisboa/Santarém, aquela 1ª etapa...

Uma aventura algo fora das minhas dimensões que pensei fazer desde Lisboa até à Lardosa. Pensei em atirar a deixa, dividindo os 311 Kms que separam estas duas zonas do País em 4 etapas.
A primeira tinha que ser feita nesta altura em virtude dos trilhos por onde se passa serem bafejados por abundantes zonas de água, lama e baixios do rio Tejo. Exemplos disso, é o lugarejo do Reguengo de Alviela. Mas já lá vamos.
O dia lançado era dia 11 de Novembro. Ah e tal, greve dos comboios, São Martinho...Alterei para dia 10 de Novembro, permitindo desta forma através das modernices observar a metereologia, algo que me preocupava. Grande amigo o São Pedro, padroeiro a quem tanto pedi que me brindasse com um dia de sol, pelo menos sem chuva...Obrigado.
Até à meia noite de 4ª Feira em permanente contacto com os sites, apontavam todos eles para um dia de sol. Vou não, não vou...eis a questão????!!!
Vou??? E se fosse, vamos???!!!
Pois, estou a esquecer. Uma atitude LOUVÁVEL, do meu amigo e colega Simões, a quem dedico esta 1ª etapa.
Eu vinha sózinho, ou acompanhado. Mas, com companhia é sempre melhor.
Dizia eu que até à meia noite tudo esteve em dúvida. Decisão final.
Morra quem se negue.
..."Desistir, faz parte dos fracos"...
E claro, dos fracos não reza a história...
Noite de serviço, e por volta das 6 da manhã, observava muito, mas mesmo muito nevoeiro.
Por detrás deste manto de nevoeiro era possível ver que o azul de São Pedro chamava dois companheiros do pedal. Loucos?! Possivelmente...
Louco e companheiro foi o Simões, que foi às 6 da manhã ter comigo da Castelo Branco a Lisboa de comboio, e na gare do Oriente demos então inicio a esta odisseia.
Confesso, tinha tanta vontade de a fazer, como abortar esta etapa. Mas, se não fosse desta, quando a faria em virtude das águas do Alviela???
A saída foi por volta das 10 da manhã do Oriente. O Simões, pelas placas do caminho dos peregrinos até N/Sr.ª Fátima ia olhando. Eu no meu GPS ia Km após Km observando se iamos bem.
O caminho seguido, já pelo Micaelo e João Valente(BTThal) tinham-no feito. Boas orientações o Micaelo me deu. No dia antes ligou me também o Pedro, natural da Lardosa, e residente em Cascais, que lendo a minha aventura me deu mais algumas dicas, visto já ter feito este percurso. Sempre bom receber de amigos conselhos e dicas, reforços para estas aventuras.
Deveras obrigado.
Logo na saída, a cacimba molhava o corta vento, mas logo após um Km foi-se, e foi-se de vez, dando lugar a um dia mágnifico dia de sol. Esse que tanto pedi para esta etapa...
Passagem pelo rio Trancão, e a 1ª pedra no caminho era encontrada. Furo para o Simões, e a chegada da lama, e que lama!!! Diria uma pista de gêlo. Chato, aborrecido, desgastante, mas com calma e pensamento possitivo lá demos conta do recado. Decorriam 9 Kms. Disto estavávamos nós à espera, mas nem a andar nos segurávamos direitos nesta chata lama.
Granja/Apriate/Póvoa Santa Iria/Alverca do Ribatejo/Alhandra, e aqui Alhandra dava entrada a uma magestosa ciclovia junto ao rio Tejo de se lhe tirar o chapéu, que nos conduziria a Vila Franca de Xira.
Foi aqui que me lembrei daquela foto que o João Valente(BTthal) tentou a todo o custo rabejar o imponente animal!!!Quanto a mim, à segunda tentativa, levei sopa de corno...eh eh
Ainda me lembrei de o chamar, mas...onde andavas João???!!
Em Xira decidimos almoçar, porque não é a bicicleta que nos alimenta...
Póvos/Vila Nova da Rainha, e a seguir entrariamos na zona da Lezíria onde as paisagens com o sol e tempo de feição davam lugar a fotos, fotos e mais fotos...
O lugar que para mim mereceu mais destaque desta etapa chegara. Reguengo do Alviela. E ainda não atravessámos nesta etapa a sua verdadeira essência...
BRUTAL. LINDO.
Toda esta planicie a perder de vista era para mim a cereja em cima do bolo.
Vala do Carregado/Valada. Terra esta que na TV as gentes de quando em vez se vêem contentes com as cheias.
Neste dia,  percebi neste dia porquê!!!
Gentes que são resguardadas por um imponente muro que as protege das raivas do rio Tejo. Ao todo são22 Kms de muro que separam as povoações do Tejo. Esse que quando bebe água a mais debita nestas gentes
água que até os cães a bebem de pé!!!...
Este muro dá lugar também a um circuito pedestre, acreditem de rara beleza em tempos primaveris.
(pormenor da foto, Simões de perfil na sombra da água)
A partir daqui 15 kms nos separavam do objectivo principal. Chegar a Santarém.
 



































..."nas Omnias, há a Associação dos TRICOFAITES"...
Vale de Santarém, estação do caminho de ferro onde o pouca terra nos traria às 17H10 para o lar, doce lar...
O Simões fez questão de efectuar a subida até Santarém para degustarmos um "big big mac o quê???!!!
Drive in nem funciona, porque o sensor não acusa a bike, mas que veio, veio...
Pronto, concluida a etapa que mais me preocupava, tempo agora para marcar data para a 2ª etapa, sendo que estas já se podem realizar fins de semana.
Resta-me agradecer a companhia do Simões, que comigo quis partilhar esta e as próximas aventuras.
Quanto a mim adorei fazer esta tirada, a 1ª de quatro, agradecendo ao São Pedro pelo magnífico dia de BTT que nos proporcionou.

Um abraço de amizade ao Micaelo, Pedro Monteiro.
92Kms, objectivo cumprido.
Próxima etapa, Santarém/Abrantes com passagem no verdadeiro Alviela/Golegã e Abrantes é logo ali...
Quando Simões?!
Sem travões...
O de sempre....
Pinto, o Infante

12 comentários:

Pinto Infante disse...

Amigo Micaelo, respondo aqui ao teu agradável comentário. Muitas, mas acredita que muitas vezes me lembrei de ti e do João. Os teus conselhos foram muito importantes e logo no momento que o Simões furou ao 9 Kms. só me lembrava do que me disses-te. É muito rolante. E com o unico objectivo traçado de apanhar o comboio às 17H10 em Santarém, o resto tinhamos que conseguir...
A príma, ainda mete muito Alviela no caminho, e tem que ser quanto antes, e como dizes o Inverno, esse até o comemos carafo...
Abraço
Pinto Infante

Anónimo disse...

parabéns .......... o seu blog esta muito giro, e as suas aventuras um orgulho seu e interessante para as ler. As paisagens são magnificas, pelo menos fico eu a conhecer cantos não vistos normalmente em nosso pais.

continuação de boas aventuras em bicicleta.
Katia Luís

AC disse...

Estás mesmo na fase de transição para o nível seguinte . . . as grandes distâncias. Quanto ao espírito de cicloturista, esse,já te é conhecido há muito tempo!!!
Agora que "arrancaste", vai ser difícil parar!!!
Bonita aventura para um "menino" como tu!!!
Quero ler e ouvir mais destas.
Grande abraço
AC

Pinto Infante disse...

Olá Katia, antes de mais obrigado pelo comentário, pois é sempre bom receber o reconhecimento de quem lê, e pelo que vejo uma "TUGA".
O nosso Portugal tem realmente coisas dignas de serem vistas, e por vezes em deterimento de outras menos bonitas.
continua a dar um saltinho ao meu cantinho, pois partilho através da bicicleta e amigos o que por aí vejo.
Pinto Infante

Pinto Infante disse...

Boas Cabaço, pois é...desta vez estiquei a corda, e não custou nada. 92 Kms desde as 10 da manhã, às 4 da tarde certas, com boa companhia foi mesmo coisa que não custou. vou tentar numa próxima aventura com o teu cunho acompanhar-te.
obrigado pelo comentário, e Santarém/Abrantes está na calha.
Grande abraço
Pinto Infante

Fidalgo disse...

Estava capaz de te fazer companhia na próxima etapa. Marca lá isso e depois falamos. Um abraço.

Anónimo disse...

Boas J.Pinto e não é que os ares da Capital te andam a fazer Mal vei lá se tomas Juizo anda para o Pé da Malta,boas pedaladas para a proxima etapa saudaçôes Idanhenses, um Abraço do Tavares.

Pinto Infante disse...

Amigo Fidalgo, toda a logistica estou a prepara-la para um Sábado ou semana:
uma pode-se se acharmos bem envolver a familia para nos ir buscar a Abrantes e jantarmos todos:
2ª hipótese é dia de semana e regresso de Abrantes no comboio à semelhança desta.
eu marco data e depois digo ok.
abraço e anda pra cá.
Pinto Infante

Pinto Infante disse...

Amigo e companheiro Tavares. Sempre atento às minhas aventuras.Podes crer que foi uma excelente aventura, e a próxima tá a sair.
Obrigado pelo comentário, mas olha que de facto já começo a ficar farto destes.Tá quase...
Abraço deste teu amigo
Pinto Infante

matroca disse...

Grande Infante estas a tornar-te um grande bttista, so mesmo tu para te aventurares dessa maneira gostava de poder acompanhar-te nessas tuas andanças grande abraço do amigo Matroca.

Pinto Infante disse...

Que grande prazer tenho ao ler um comentário dum Alentejano de gema e grand e amigo. pois sabes que a idade tudo trás. e estas aventuras estão cada vez mais no programa das voltas do Pinto Infante.
se quiseres vai estando atento pois mesmo para ti há uma etapa que se torna fácil de logistica, e estamos a pensar num Sábado. Abrantes/Vila Velha de Rodão.
Esta 6ª feira em principio vou/vamos ligar Santarém/Abrantes.
diz alguma coisa.
grande abraço deste sempre amigo.
Pinto Infante

JValente disse...

Grande Pinto!
Boa tirada... grandes momentos!

Essa pega de caras é mesmo de homem da beira! Eu fui mais "medricas" e agarrei-lhe por trás... salvo seja! Ehehehe...

Esperamos pelas próximas etapas!
Grande Abraço
João Valente