sexta-feira, 18 de novembro de 2011

2ªetapa,Vila Velha de Rodão/Lardosa

Desta vez, a 4ª etapa da ligação a que me propus fazer ligando Lisboa à Lardosa, deu lugar à 2ªetapa destes 4 raids nesta 6ª Feira 18 de Novembro.
Este salto da 2ª etapa para 4ª prendeu-se com a disponibilidade do Simões que comigo quer partilhar esta aventura, e como temos que as fazer tanto dá fazê-la agora como deixa-la para último.
Com tudo certo,  pedi ao Nunes(a quem agradeço a colaboração), para nos ir por a Vila Velha de Ródão logo pelas 8H30.
Frente a um cruzamento de Vila Velha demos início aos 97 Kms que nos separavam até à Lardosa. O sentimento para este dia, esse era o de jogarmos em casa.

Chegámos a esta terra que nos tempos de outrora realizava sob a batuta do meu amigo António Pequito um passeio intitulado "os trilhos da açafa", e que com muita pena minha deixou de pertencer aos passeios da Beira que já abraçava na zona uma qualidade muito boa, associado a uma excelente moldura humana.
Delineei para este 2ª(4ªetapa) saída de Ródão com passagem pela Atalaia via barragem do Açafal. Sabia de antemão, que ao escolher este trilho, seria mais duro para mim, pois a subida era directa em vez de circular este monte.


Pois, mas isto de fazer trilhos no google tem que se lhe diga. A subida, foi em meia hora. Muito bom, para um trepador como eu. Por volta das 10H30´ já estávamos no alto, observando ao longe a fumaças dos cigarros das chaminés de Ródão.
Com mais um dia de graça ao São Pedro por nos brindar mais uma etapa com um dia soberbo para a coisa. Com o diálogo de roupa suja fomos galgando kms, e a aproximação à padaria dos Amarelos, humilde aldeia da Beira, que o pessoal amante das duas rodas bem conhece aproximava-se a passos rápidos. Não fazia parte do trilho, mas porque negar uma bela empadinha?!

Não é que precissássemos de alimento, pois a autonomia a isso obriga, mas não conseguimos resistir. Que bem que soube...
Depois deste desvio do trilho e a jogar em terrenos da nossa magestade(entenda-se a nossa Beira), umas fotos e mais um desvio para registar. Azinheira. A terra de ninguém, mas que já registou a sua história,  e hoje até se encontrava um homem à azeitona nos arredores que nasceu e cresceu na companhia de 7 irmãos segundo nos confidenciou nos poucos minutos que mantivemos de prosa com ele.
 

Depois, sobre caminhos algo ensopados de lama e água fruto da chuva que tem caído, lá seguimos para o objectivo. Chegar à Lardosa.


A temperatura ao passar o meio dia começava a baixar um pouco, e a camisola sabia bem. Cerca das 2 horas da tarde, invadiamos Castelo Branco, onde aproveitámos para reforçar o estômago, pois 44 kms ainda nos faltavam para a Lardosa.
Apesar de circularmos em terrenos bem conhecidos, tentei incluir algo de novo para que a chegada não se tornasse monótona.
O Simões, companheiro desta parvoeira, começava a dar sinais de fraquesa e frio....
Tontaria...Estas aventuras dão para tudo..
Pedalar, prazer,desfrutar e soltar um pouco a criança que existe em todos nós.
Alcains, minha terra Natal fazia obviamente parte desta passagem. Santa Apolónia, padroeira das dores, e Fonte Maria Rodrigues, são património lindo(mas desprotegido)que observaram a passagem dos transeuntes como nós neste dia 18 de Novembro.
Depois, bem depois chegava com naturalidade a Lardosa. Terra esta traçada para o objectivo final desta odisseia. Belo sentimento, o de chegar com mais uma missão cumprida, e sem nenhum precalço.77 Kms esta ligação Vila Velha de Ródão a Lardosa.
Missão cumprida.
Se calhar até escrevia, sem comentários...
Só acreditei, porque fui eu...
Depois do objectivo cumprido, bebemos uma MINE na Lardosa, fiz companhia ao Simões até Castelo Branco, aqui já por estrada, perfazendo um total de quilómetragem de 97 Kms.
Ao ligarmos um acesso, passámos num trilho e....Como este nunca me tinha acontecido...
Na Lardosa, à chegada furei...
Tudo se resolveu, mas como este, não se vêem muitos..
Se o São Pedro colaborar como até hoje nos tem ajudado, dia 26 de Novembro ligaremos Abrantes a Vila Velha de Ródão, um trilho que aguardo com alguma ansiedade, pois é de uma beleza incomum.
Ao Nunes mais uma vez obrigado pela colaboração, e ao Simões mais uma vez bem haja pela companhia.
As fotos de hoje foram conseguidas por mim e pelo Simões.
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

6 comentários:

Fidalgo disse...

Estes trilhos apesar de bastante familiares, não deixam de ser espetaculares. Parabens por mais uma etapa, ficamos a aguardar as próximas aventuras.
Um abraço.

Anónimo disse...

Boas Pinto mais uma etapa concluida mais umas fotos magnificas, aguardo com curiosidade pelas fotos do nosso Tejo, um Abraço e saudações Idanheses.tavares.

Pinto Infante disse...

boas Fidalgo. De facto o sentimento foi mesmo esse. Jogar em casa. convido-te para as próximas. dia 26 de Novembro se tudo correr conforme planeado ligaremos Abrantes Vila Velha onde os trilhos espero sejam de particular beleza com o Tejo a fazer-nos companhia. Anda pra cá que és bem vindo.
Obrigado pelo comentário pois a nossa Beira tem coisas muito bonitas de facto.
Pinto Infante

Pinto Infante disse...

O atento Tavares. se tu estás curioso por ver as fotos do Tejo, imagina eu que vou observando de vez em quando os trilhos através do comboio do lado de lá!!!???nunca mais chega Sábado...
abraço Tavares deste amigo
Pinto Infante

AC disse...

Oh amigo Pinto . . . então, como é!!! Nessa última foto, fiquei com a impressão de estavas a ordenhar a bike. Com tanto leite derramado. eh eh eh!!!
Folgo, em ver que estás a adorar estas "cavalgadas"!!! Parabéns aos dois por mais esta etapa.
Abraço
AC

Pinto Infante disse...

Boas AC. de facto este "leite" tapou o buracão provocado pelo prego...irra...
este tipo de aventuras que tu bem conheces são na verdade muito bonitas,com espírito diferente. Dia 26, vamos a outra se tudo correr bem.
grande abraço
Pinto Infante