domingo, 29 de agosto de 2010

Passeio Pedestre - Lardosa

Olá meus amigos. Como sabem a aldeia da Lardosa recebe de há cinco anos para cá um certame alusivo ao fruto característico desta terra. O Feijão Frade. Este ano a Feira do Feijão Frade decorrerá nos dias 1, 2 e 3 de Outubro de 2010.
Como vem sendo hábito dou o meu contributo em nome individual à Junta de Freguesia com a realização de dois eventos desportivos inseridos nesta Feira.
Assim, no Sábado dia 2 de Outubro vamos levar por diante, o Passeio de Pasteleiras ou bicicletas antigas como queiram. Aqui, faço o convite a quem tenha por lá uma bicicleta antiga pasteleira ou não, é preciso é ter uns aninhos, apareça e aguarde mais pormenores neste cantinho brevemente com o regulamento da coisa quase a sair.
Domingo, dia 3 de Outubro pelas 9 horas o Passeio Pedestre que se irá desenrolar por terras onde o feijão é o símbolo desta feira.
No Passeio este ano, iremos também visitar os fornos Comunitários muito bem restaurados, onde iremos ter algumas surpresas.
Apareçam, aguardem todos os pormenores brevemente por aqui.
Não o sabemos fazer doutra maneira; Dar a máxima qualidade a quem nos visita, só isso nos interessa.
Pinto, Infante

domingo, 22 de agosto de 2010

a outra face da Serra da Estrela

Certo dia, 22 de Agosto de 2010....
Zé Luis, Rodrigues, Simões, Tomás, Pinto, Afonso e Miguel.

Covilhã/Torre já tinha palmeado pedalada a pedalada em BTT na companhia da malta do BTTHall, e acreditem meus amigos, é bem mais durinha. Kilometragem maior, subidas mais íngremes e directas, mas a etapa deste Domingo também me custou bastante, pois desta vez a Todo o terreno, deu lugar à minha asfáltica. Granda companheira, fez-me foi ir sempre a puxar por ela, com exepção da pouca descida a seguir ao Centro de limpeza de neves.
Em minha opinião meus amigos para quem nunca subiu a serra da Estrela em bicicleta, acreditem, são momentos únicos, pois o contacto puro com a Natureza é duma grandeza ímpar. Olha ali, olha acolá coisas que no carro não se tem a mínima noção do tamanho da beleza existente.
O vale galciar que não passa duns montes de um lado e de outro....pois é...
Uma verdadeira beleza da Natureza que a 10 ou mesmo 15 à hora, regalando bem o olho nos entra como que uma alma nova pela vista dentro.
Deveras lindo. Aconselho...
Ora sobe aqui, não olhes muito para a frente que te podes arrepender...
Tens que ir bem lá para o alto...
Num serpentear constante e na companhia do Zé ou do Simões cada um ao seu ritmo lá iamos galgando, metro atrás de metro, serra acima ao encontro da Santinha...
Nossa Sr.ª da Boa Estrela:
..."talhada na pedra pela mão de
artista estende o seu manto Bento aos Pastores
rebanhos que sobem a serra a
buscar sustento"...
No meu caso esta Santinha bem lá no cimo do monte, serve de motivo mais que forte para que no meu cantinho da fé LHE dê graças em chegar ali, o que para mim é sempre um momento comovente chegar ao cimo da torre.
7. 7 iniciámos a subida, 7 acabámos a subida. 7 gloriosos que levaram por diante mais uma aventura, e que aventura!
Mais uma etapa, na invasão a este magnífico maciço Central.
Um Domingo em cheio, visto juntar-mos tudo o que de bom nos trás por cá. Família, criação, amigos e claro, embora nos dê cabo do canastro, as nossas bikes. A próxima está na mira, com tirada de Seia/Torre. Para quando rapaziada?!
video

A registar: Vistas lindas QB;

A quantidade de amantes em cima das duas rodas que ora daqui ora dacolá fazem a sua incursão a este maciço, quiçá no seu treino Domingueiro;

Apesar do calor, de Manteigas até ao centro de limpeza das neves, é de uma fresquidão saborosa; Mais uma etapa cumprida para o meu baú em que desta vez os 27 Kms da etapa Covilhã/Torre em BTT, deram lugar a 22 Kms na minha alfáltica; Acabo agradecendo a companhia das caras metade e dos respectivos companheiros, pois fizemos todos deste Domingo um dia muito bem passado.

Pinto, sem travões a subir claro, e a partir de agora vamo-nos debruçar sobre o magnífico evento que aí vem. Passeio de bicicletas antigas dia 2 de Outubro 2010 na Lardosa.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Passeio de bicicletas antigas-Lardosa

Jovem:
Tens entre os 8 e os 99 anos;
Tens uma bicicleta;
Gostas de confraternizar;
Gostas de aventura;
Bebes umas Mine´s ou não;
Tinto ou Branco;
Serviço militar obrigatório cumprido ;*
Tens 1 metro e qualquer coisa de altura;
Gostas de casquêro;
Tens uma bóina(obrigatório o seu uso);
Tens traje etnográfico;
Então está na hora de te inscreveres na maior concentração de bicicletas antigas da Beira Baixa.

Isso mesmo. À semelhança dos outros anos, a Lardosa vai receber mais um inédito evento de Pasteleiras ou Bicicletas antigas.
Este evento vai estar mais uma vez inserido na V Feira do Feijão Frade, o orgulho desta singela terra.
A Feira irá decorrer nos dias 1, 2 e 3 de Outubro de 2010.
Como vem sendo hábito vou dar o meu apoio e colaboração com a realização Sábado neste evento de bicicletas antigas e no Domingo em mais um passeio Pedestre a realizar por estas bandas da Lardosa, dando a conhecer o património cultural que esta Freguesia tem para oferecer com a aldeia de Vale da Torre incluida.
Não o sabemos fazer doutra maneira.
Só o bem estar de quem nos visita, interessa à organização deste certame e eventos.
Apareçam, marquem na agenda e divulguem.
Vão estando atentos a todos os pormenores, regulamento, itinerário, etc... neste cantinho.
*Quanto ao serviço militar obrigatório, só podia ser brincadeira não é?!

2008 = 83 Pasteleiras;

2009 = 117 Pasteleiras;

2010, será que chegamos às 200 beldades???!!!

Abraço a todos.
...tira as mãos do travão, a subir claro...
Pinto Infante

domingo, 15 de agosto de 2010

...o regresso a uma Domingueira...

Pois bem leitores do meu cantinho, como venho dizendo nos meus posts, as voltas de Domingo deixaram de ser uma constante do calendário semanal, em virtude das 4ªs Feiras desportivas lá para os lados de Castelo Branco, não me lembrando de há quanto tempo não fazia uma Domingueira.
Excessão seja feita à regra, e este Domingo na companhia do Zé Luís fiz o regresso a uma Domingueira. Regresso a Alcains, rever alguns amigos e companheiros do pedal que não via há algum tempo.
Saída às 7H30 da Lardosa, e em Alcains no café do costume lá estavam os habitués das Domingueiras. No total 15. Belo pelotão para o desfruto desta manhã que ao contrário doutras se avizinhava agradável para a prática da modalidade.
Blá blá blá, onde vamos e o Zé Luís impôs o andamento voltado a Castelo Novo, com regresso a banhos incluindo um "SPA" sem massagens na maravilhosa albufeira da Santa Águeda/Marateca.
Assim, foi. Saída pela estação de Alcains/Ribeiro da Azinheira/Escalos de Cima/Areões/Lardosa....
Pó, muito pó se apanha por esses trilhos fora. Aqui, como normalmente sem ser a descer ando na cauda do pelotão, a levar com este pó todo nas ventas, ainda me lembrei da minha estradista, em que pó nem vê-lo. Na estrada o pó dá lugar ao VT(vento nas trombas)onde é que eu já ouvi isto!?.
Marateca, e o "SPA" regalava a malta com a fresquidão da água.
Recompostos da temperatura, fizemos o regresso a Alcains pelo paredão principal da Marateca/Vale Touril/Clemente e depois o resto do percurso foi feito por alfalto porque a garganta já agradecia algo bem mais fresco do que o chá dos bidons...
O Regresso a uma Domingueira, o regresso a Alcains e porque não o regresso ao BTT, coisa que tem andado arredado pelos motivos óbvios das altas temperaturas e fumo, razão das quantidades de fogos que têm assombrado o nosso País.
Um regresso com 70 Kms nas pernas, o que já não acontecia há algum tempo em BTT, existindo para mim esta e outras kilómetragens só na minha estradista.
Acabo agradecendo a companhia desta bela Domingueira.
...tira as mãos do travão, a subir claro...
Pinto Infante

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

...esta é para recordar...

Se antes já tinha tirado uma foto ao lado de figuras do ciclismo Nacional e Internacional, tais como Cândido Barbosa, Marco Chagas, Victor Gamito entre outros, desta vez chegou o momento de tirar um retrato para as memórias do meu baú do simpático David Blanco. O homem e ciclista que dia 11 de Agosto de 2010 manteve a camisola amarela, depois de a ganhar na Sr.ª da Graça e não mais a largar, fazendo depois dia 12 a subida à serra da Estrela duma maneira invejável, arredando toda a concorrência para o lado. Aqui nesta foto, felicitei-o e solicitei uma foto onde prontamente se disponibilizou a isso.
Para mim uma volta diferente esta de 2010, visto fazer parte integrante até à 1ª passagem pela meta em Castelo Branco.
Parabéns a ele, e esta vai para o baú com certeza.
Pinto Infante

domingo, 8 de agosto de 2010

...comentários para quê???!!!...

Não pensem que estou a vender as minhas beldades; insólito...
Com as elevadas temperaturas que assolam o nosso País, as bikes têm saído pouco à rua, fazendo as minhas, poucas incursões com poucas fotos e bem cedinho pela manhã, o que mesmo assim o calor me apoguenta.
Contudo, e ao visitar a minha caixa de correio, recebi este Domingo uma foto enviada por amigo meu, à qual não resisto em partilha-la com vocês.Sem comentários...é o que temos...
Para quem esteja interessado no passeio de Pasteleiras aqui pelas bandas da lardosa a realizar dia 2 de Outubro, que tal começarem a pensar tirar-lhes o pó e fazerem já verificações técnicas. Brevemente vão surgir aqui alguns pormenores acerca deste evento inserido em mais uma edição da "Feira do Feijão Frade" 2010 Já agora boas férias. Pinto Infante

terça-feira, 3 de agosto de 2010

...a Burinhosa em filmes...

Eis os filmes que fiz no evento em que participei na companhia do Badocha e do Sarugo. Neste podemos ver a originalidade dum amante de duas rodas, em uma bicicleta construida à sua medida. No míninmo original.
video

Outra maravilha da originalidade. Mola de um A3, e rótula de direcção também, segundo confessou o fabricante da coisa. Imagine-se, um "yé-yé".
video

Como não há duas sem três, aí vai mais um...
video

Tudo original.

Foram só 29 Kms em cima deste material. Destas havia duas, qual delas a mais bonita?!A verdade é que azem disto a loucura destas andanças e que à semelhança de outrora levam a coisa a peito. Quanto a mim ainda estive tentado a experimentar ema, mas como as vertigens eram tanta em cima deste material, não arrisquei. Ora vejam a altura da coisas!!!

Foi de facto um evento digno de recordação.

Para o ano...há mais para

Tirar as mãos do travões

Pinto, o Infante