sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

...dois em um, juntando neve com 26...


Numa semana consegui juntar um pouco do que gosto aleado à minha bike. Com prazer aproveitei para numa primeira etapa fazer uma incursão a Alcongosta, e fotografar toda aquela paisagem maravilhosa que esta estação do ano tem. 
Com os feriados Nacionais a chegar e passar como o vento, queimei os últimos cartuchos de férias, desfrutando desta maneira dia 2 de Dezembro para mais uma etapa das minhas, para ir ver da tal voltinha habitual para a rapaziada amiga,  no último Domingo do ano dia 26 de Dezembro.
Agarrei, abri o baú, juntei-lhe alguns da "Rota dos Lagartos", outros da "Rota do Feijão"com muitos novos, e que para mim nunca por ali tinha circulado, nem imaginava ser possível, e elaborei um passeio a rondar os 70kms. 
A saída, essa, foi pelas 9H45 devido ao frio, e feita pelo lado Norte da Lardosa em direcção ao Vale da Torre. Alguns singles novos, a intenção e objectivos seria ligar Zebras/Orca/Martianas e S. Miguel-de-Acha.
Depressa cheguei à conclusão que para dia 26 de Dezembro daria uma quilometragem acima do pretendido, mas que para este dia seria o ideal.
Para evitar esta ponte, percorri todos os buraquinhos possíveis, e não consegui encontrar nenhum sem que passasse em cima dela percorrendo 1km em alcatrão. Valeu a pena em virtude das paisagens serem muito bonitas...
S.Miguel-de-Acha era ali ao fundo. Aqui, e no mesmo café onde se costuma fazer o abastecimento do raid dos meus amigos Filipe/Sales para as Aranhas, aproveitei também para comer a sandocha que levava de casa com chouricinho caseiro para retemperar forças, e tamanho XXL...
Ao despedir-me desta terra, vislumbro o maciço central com o seu chapéu branco,  que nos oferece uma foto sempre de encher o olho...
Trilhos que no raid das Aranhas são feitos a subir, e sem mãos no travão, era desta vez, dia de jogar em casa. Vivam as descidas...Foi num instante enquanto cheguei à ponte de S.Gens. Novamente hora de beber qualquer coisa, aproveitando o facto de passar perto das bombas da gasolina onde bebi um sumo de laranja muito saboroso.
 Dali para a frente nem me lembro de algum dia lá ter circulado, como também vi uma grande quantidade de caça, ou não estivesse eu nas bandas do Srº Vaz Preto...Soberbo trilho havia de descobrir por ali. Sem abrir uma única cancela, esbarrei em trilhos, singles e bredas, que para ser sincero cheguei a pensar ter que voltar para trás... 
Ao alcançar Santa Bárbara, o vento, esse começa a incomodar, fazendo-me mesmo vestir o kispo. Lousa, e ao dirigir-me para os Escalos de Cima vai daí e cai-me uma bolota no capacete; lembrei-me então desta filosofia de vida:
-o mundo está mal concebido, diz um companheiro para o outro;
-olhe que não, responde em conversa o compadre dele;
-como é possível uma árvore tão grande dar um fruto tão pequeno...
-se da árvore que deu esse  fruto caíssem melancias, veja lá se o mundo estaria ou não mal concebido...
Sorte a minha em o mundo estar bem ou mal feito... 

Posto isto, e feito esparvoado por lá a rir-me por dentro sozinho, os Escalos de Cima eram logo a seguir, e por esta aldeia se preparava o evento do fim de semana que aí se aproxima, com a Feira anual das sopas.
Lardosa, 15H30´, excelente hora para a banhoca, arrumar a bike com 66kms muito bons, onde no dia de hoje descobri trilhos deveras lindos para a prática deste desporto na companhia da Natureza.



Esta foi uma semana como disse recheada de aventuras, e que com esta elaborei já algum trabalho de casa, para o passeio de 26 de Dezembro de 2010, miticamente conhecido com o último do ano.
6ª feira era hora do regresso... 
Fim da 1ª parte...________________________________
_____________________________________________
2ªparte:
Esta foi provavelmente a subida mais rápida que fiz ao da Gardunha. Logo pela manhã(6ª Feira), havia compromissos familiares aos quais não podia faltar, mas ficou desde logo marcado para de tarde fazer uma incursão neste monte. 
É que logo de manhã, ao dar uma espreitadela da minha varanda avistava a Soalheira repleta de neve. Soberba vista tinha a serra. Tinha que lá ir.
Se o A.Quelhas no cantinho dele escreveu..."que já lá vão 12 anos da neve na Gardunha, num passeio de BTT "...faço minhas as palavras dele porque também estive nesse passeio e hoje foi como que um reviver desse dia. Maravilhoso, acreditem...
Deu quase para chegar lá em cima, ou quase porque a progressão tornou-se perigosa, ao ponto de mandar mesmo uma cambalhota, e com receio voltei para trás.
Objectivo conseguido e com prazer, ver e desfrutar desta serra com neve, é um prazer enorme; Ao rubro.

Partilho agora em baixo os filmes e fotos que consegui com a minha digital.
Carrega em cima da foto:
Capitulo I

Capitulo II

Capitulo III

Capitulo IV

Desta vez, com muitos travões...
Pinto Infante

1 comentário:

Agnelo disse...

Esta semana todos os caminhos iam dar à Gardunha. É nestas alturas que verdadeiramente nos tornamos de novo crianças e desfrutamos da paisagem como se nunca a tivéssemos visto. Parabéns pelo relato e pelas fotos.
Abraço
AQ