domingo, 26 de dezembro de 2010

Do baú, saiu o último de 2010

Tira as mãos do travão.

A ideia já vem de há 4 anos. Decorria o ano de 2007.
Na companhia de Alentejanos e Beirões , tive a ideia de dar a conhecer, num olhar mais profundo, a albufeira de Santa Águeda(Marateca).
Juntamente com colegas de profissão de Portalegre, com alguns amigos da Beira, dava então início a esta volta que daí para cá a tenho intitulado como sendo o último Domingo de cada ano em BTT.
Quem aceitou o convite até hoje, e quis fazer parte deste grupo, tenho a ideia que não dá por tempo mal perdido este último. Confraternizar com aquilo que gostamos de fazer. Andar de bike.
Este ano, o São Pedro, mais uma vez colaborou neste magnífico último do ano, e com "as voltas do Pinto Infante"; Deitou-se nas brasas de Deus menino, chuva nem vê-la, brindou-nos com um dia repleto de sol QB para esta altura do ano, mas de manhã as temperaturas estavam bem baixinhas, onde neste dia 26 de Dezembro 41 amigalhaços aceitaram este meu convite, e comigo partilharam  alguns trilhos do baú, outros não.
Já tinha saudades do cheiro a organizações de BTT. À hora marcada, a rapaziada ia aparecendo, tirar a bike do carro/carrinha e um pouco encolhidos lá se preparavam para a volta proposta.
Depois de conferir a relação, fiz alguns alertas da praxe, pois iriamos passar em singles e trilhos de certa forma escorregadios e com "regueiras" um pouco fundas, motivadas pelas fortes chuvadas dos útimos tempos.

O grupo era bom, excelente acrescento. Alguns na sua maioria são juntamente comigo pioneiros e fundadores da coisa.
Desta vez, para este último, fui ao baú virado para São Miguel de Acha para fujir um pouco ao frio da Gardunha, o que de certa forma deu os seus frutos porque até às  Zebras a coisa estava bera, mas a partir daqui a coisa começou a acalmar, em virtude de circularmos por zonas encobertas pela vegetação.
Vale da Torre/Zebras/parte de baixo da Orca em direcção à ponte do Taveiró/saímos da estrada e aqui, confesso qure percorremos o que para mim é e foi sem dúvida o melhor single que percorri até hoje. Brutal classificou-o o João Valente. Sem dúvida. Na serra da Gardunha conheço e tenho no baú alguns do género, mas como este...até me apaguei quando circulei por lá a 1ª vez...
São Miguel de Acha vinha a seguir sem que antes brindasse a rapaziada com a surpresa de todos os anos(esta diferente porque o dedo da Junta estava lá), de todos os anos não. Este ano desafiei a Junta de Freguesia da Lardosa a colaborar com umas chouriças/morcelas na brasa, regadas com um tintinho para aquecer a tripa.
Imaginem a reacção da Junta?!
Aceitou.
Palavras?!
Bem haja Junta de Freguesia da Lardosa, pelo incansável apoio em prol das voltas do Pinto Infante.
Com a ajuda destes amigalhaços, foi de gosto realizar esta aventura.
Quim Tó, o melhor voluntário de sempre.
Abastecimento,gentilmente oferecido por esta Junta;
-Chouriça assada;
-Morcela assada;
-Vinho tinto-Tapadas de Franco;
-Pão caseiro dos Escalos de Cima;
Vocês são GRANDES;
Sobremesa:
Caganitas de ovelha, gentilmente oferecidas pelo meu amigo Fidalgo:
Doces:
Bolo Rei, oferecido pelo meu amigo João Barata:
Não custa nada, quando se tem amigos assim.
A todos eles, o meu bem haja.
Que bem que tudo isto soube...
O meu amigo Joaquim Cabarrão sugeriu, e a malta aceitou tomar mais um cafézinho, desta vez em São Miguel de Acha, onde o João Barata mais uma vez suportou os cafés. João quanto a mim, registei.

Fotos gentilmente cedidas pelo meu amigo Simões.

19.... e qualquer coisa, e agora em 2010, no último, de seu nome Joaquim Cabarrão, ao som da RR. Só faltava mesmo a Olga Cardoso e o António Sala a dizer:
-"Uau"...
Bem,  conseguiu espalhar perfume daquela altura com a "sua" telefonia entre serras, montes trilhos e singles. Soberbo....



Com a devida autorização, invadimos os campos do Sr.º Manuel Vaz Preto. Algo que, do baú só Vos pude oferecer metade, porque como lancei o mote no almoço, lá para o tempo da "ROTA DOS LAGARTOS", lá iremos se tudo correr bem, pois é um assunto de há muito pensado por mim. Vamos com calma e agarrem-se bem.(pensem nisso).

Soberba descida para a quinta da Várzea. Moita espero que estejas melhor, pois sem ver a queda,parece que foi dura!!!As melhoras.
Se a descida foi soberba,o que dizer da subida via várzea?! Cavalos, vacas e uma catrafada de amigos meus a subir esta bela quinta que só acaba na Nacional que liga Lousa à Lardosa?!
Trunfos na manga ainda para brindar os resistentes até à Lardosa. O último single entre pinheiros, laranjeiras e mimosas, bem perto da Lardosa, para mim é espantoso. Lindo.
A Lardosa aproximava-se.
Desta vez a água não faltou na Lardosa.
Banho, e almocito.
A malta confraternizou, lavámos roupa suja/lavada, e foi aqui que lancei o tal mote:
Abril/Maio, Rota dos Lagartos em GPS. Que Tal?!70/80Kms em orientação?!
Vou tentar reunir mais uma vez o apoio da Junta de Freguesia da lardosa, pois quem me conhecesse sabe que só com qualidade e satisfação de quem me/nos visita, organizo eventos em prol da amizade/confraternização.
O Victor do restaurante, mais uma vez caprichou, com aquela sopa dos pobres!!!
Sabe sempre tão bem.
Meus amigos, estas palavras são para VOCÊS, pois tenho todo o prazer em Vos receber todos os anos para este evento, onde nada, mas nada para mim interessa sem ser a amizade que tenho por quem quer aceitar este meu convite.
Sózinho, sózinho não....
Então e as cancelas quem as fechava???!!
Entre-ajuda fenómenal que tive destes amigos, porque sem vocês mais demorava e não conseguiamos concluir este último...
Original,gosto em partilhar os trilhos do meu baú, com todo o prazer...
18 de Dezembro de 2011, marquem na agenda. Será que conto com os mesmos???!!!
Como alguém tem que trabalhar no último dia  do ano, e 24 horas , deixo aqui um apêlo a todos, mesmo todos que lerem este meu cantinho e não só.
Conduzam com precaução sff,  pois para o ano quero-vos cá ver,para novas aventuras destas,
 e de outras...
Como dia  1 de Janeiro de 2011, pelas 09H30 estou de saída do serviço, , alguém alinha????
Bom ano 2011, divirtam-se com moderação, sem travões....
Agradecia que dessem a vossa bicada no novo visual do blog, pois até perfazer os 3 anos tem que estar impecável.
Finalmente consegui elaborar e colocar fotos do tamanho que gosto.
Sem travões, com a VOSSA consideração e amizade.
O mesmo de sempre:
Pinto, o Infante
Bom ano novo

9 comentários:

José Ricardo disse...

Como diz o "nosso" Zé Mourinho, é nota 11 numa escala até 10, é este tipo de passeios que nos faz gostar do BTT. Muito obrigado amigo Pinto pelo excelente dia que nos propocionaste.
Só é de lamentar ser só de ano a ano.
Um abraço
CANHOTO

Pinto Infante disse...

Pois é Canhoto, primeiro jogámos à bola tantos anos juntos, depois a bike, e desde aí inclui-te neste grupo que faz do último Domingo uma excelente confraternização. Bem haja por aceitares este convite, e cá te espero em 18 de Dezembro de 2011.
Bom ano.
Pinto Infante

JValente disse...

Eh lá Pinto!!!
Belo Post!... Veio do Coração!

Olha... mantém-me lá nessa tua lista por muitos e bons anos!

Impecável!

Grande Abraço!
Bom Ano Novo!
Tudo de Bom!

João Valente

BTT-ALBI disse...

Mais uma vez não "consegui" estar presente! Belo Passeio e Gr Post este. Parabéns, e que o Ano de 2011 seja para ti uma esperança renascida de realizações, conquistas e sucessos, e te leve ao encontro da tranquilidade e do amor para que a paz seja uma constante na tua vida.
Boas Pedaladas por esses belos Trilhos ai na Lardosa.
1 abraÇo.

Pinto Infante disse...

João, vê lá se te organizas para 18 de Dezembro de 2011 ou quiçá na futura Rota dos Lagartos versão nova, pois gostava de te cá ver. Contudo, mais um ano a pedalar e só te posso desejar um ano cheio de Saúde.
Pinto Infante

Joaquim disse...

Foi, na verdade, um belo passeio, com a boa companhia a ajudar...Parabéns!
A montagem à volta do rádio está apresentada com muita criatividade. No próximo ano lá estaremos para que este convívio não se perca.
Abraço
Joaquim Cabarrão

FMicaelo disse...

Mais uma vez o bom amigo Pinto Infante demonstrou á malta amiga que a ultima do ano é mesmo dele, sempre previligiando os bons momentos de confraternização. Não pude estar em presença por força dos compromissos profissionais, mas estive em pensamento, pois gostaria imenso de ter estado. Ficará para a próxima! Quanto aso Lagartos, apesar de ser aguia de coração, lá estaremos pois então! Abraço amigo Pinto e bom Ano Novo

Pinto Infante disse...

Joaquim, sem duvida uma telefonia digna de outros tempos.A tua juventude quero - a cá ver mais anos. ganda abraço para ti e Saúde porque 2011 já aí está.
bom ano novo para ti e família
Pinto, o Infante

Pinto Infante disse...

Micaelo. Falta
João. presente. pois... se eu não soubesse o que são ossos do oficio!!!31 de Dezembro não estaria de serviço...A profissão essa é que manda né?! João estás inscrito para 2011. Micaelo será que vais fazer equipa com o João na Rota dos Lagartos?!
2011 com muita saúde, e se quiserem na av.ª do Zuhai há um residente que paga o café.
bom ano
Pinto, o Infante