
A ideia já vem de há 4 anos. Decorria o ano de 2007.
Na companhia de Alentejanos e Beirões , tive a ideia de dar a conhecer, num olhar mais profundo, a albufeira de Santa Águeda(Marateca).
Juntamente com colegas de profissão de Portalegre, com alguns amigos da Beira, dava então início a esta volta que daí para cá a tenho intitulado como sendo o último Domingo de cada ano em BTT.
Quem aceitou o convite até hoje, e quis fazer parte deste grupo, tenho a ideia que não dá por tempo mal perdido este último. Confraternizar com aquilo que gostamos de fazer. Andar de bike.
Este ano, o São Pedro, mais uma vez colaborou neste magnífico último do ano, e com "as voltas do Pinto Infante"; Deitou-se nas brasas de Deus menino, chuva nem vê-la, brindou-nos com um dia repleto de sol QB para esta altura do ano, mas de manhã as temperaturas estavam bem baixinhas, onde neste dia 26 de Dezembro 41 amigalhaços aceitaram este meu convite, e comigo partilharam alguns trilhos do baú, outros não.
Já tinha saudades do cheiro a organizações de BTT. À hora marcada, a rapaziada ia aparecendo, tirar a bike do carro/carrinha e um pouco encolhidos lá se preparavam para a volta proposta.
Depois de conferir a relação, fiz alguns alertas da praxe, pois iriamos passar em singles e trilhos de certa forma escorregadios e com "regueiras" um pouco fundas, motivadas pelas fortes chuvadas dos útimos tempos.

O grupo era bom, excelente acrescento. Alguns na sua maioria são juntamente comigo pioneiros e fundadores da coisa.

Desta vez, para este último, fui ao baú virado para São Miguel de Acha para fujir um pouco ao frio da Gardunha, o que de certa forma deu os seus frutos porque até às Zebras a coisa estava bera, mas a partir daqui a coisa começou a acalmar, em virtude de circularmos por zonas encobertas pela vegetação.
Vale da Torre/Zebras/parte de baixo da Orca em direcção à ponte do Taveiró/saímos da estrada e aqui, confesso qure percorremos o que para mim é e foi sem dúvida o melhor single que percorri até hoje. Brutal classificou-o o João Valente. Sem dúvida. Na serra da Gardunha conheço e tenho no baú alguns do género, mas como este...até me apaguei quando circulei por lá a 1ª vez...
São Miguel de Acha vinha a seguir sem que antes brindasse a rapaziada com a surpresa de todos os anos(esta diferente porque o dedo da Junta estava lá), de todos os anos não. Este ano desafiei a Junta de Freguesia da Lardosa a colaborar com umas chouriças/morcelas na brasa, regadas com um tintinho para aquecer a tripa.
Imaginem a reacção da Junta?!
Aceitou.
Palavras?!
Bem haja Junta de Freguesia da Lardosa, pelo incansável apoio em prol das voltas do Pinto Infante.
Com a ajuda destes amigalhaços, foi de gosto realizar esta aventura.
Quim Tó, o melhor voluntário de sempre.
Abastecimento,gentilmente oferecido por esta Junta;
-Chouriça assada;
-Morcela assada;
-Vinho tinto-Tapadas de Franco;
-Pão caseiro dos Escalos de Cima;
Vocês são GRANDES;
Sobremesa:
Caganitas de ovelha, gentilmente oferecidas pelo meu amigo Fidalgo:
Doces:
Bolo Rei, oferecido pelo meu amigo João Barata:
Não custa nada, quando se tem amigos assim.
A todos eles, o meu bem haja.
Que bem que tudo isto soube...
O meu amigo Joaquim Cabarrão sugeriu, e a malta aceitou tomar mais um cafézinho, desta vez em São Miguel de Acha, onde o João Barata mais uma vez suportou os cafés. João quanto a mim, registei.

Fotos gentilmente cedidas pelo meu amigo Simões.