terça-feira, 30 de dezembro de 2008

F I R M E S E H I R T O S

Bem o post deste fim de semana, vai no sentido de dar uma palavra de apreço, consideração e honestidade que este grupo de amigos tiveram para comigo. Isto tudo porque com um tempo maravilhoso que se tem abatido sobre a nossa zona, este fim de semana com a minha palavra confirmada no restaurante para 55 BTTistas, bumba chuva com fartura. E agora!!???
Pois é!!! É aqui que a verdadeira bravura do Homem se mostra; Com o peso da responsabilidade assumida, estes amigos ou por telefone ou mensagem por outros lá me confirmaram que se não viessem andar, para o almoço estariam presentes. GRANDES.
Posto isto, palestra do costume, divulgar, partilhar e ensinar alguns trilhos cá do baú, riqueza da nossa zona. E aí vamos nós Marateca.
Tudo corria conforme o previsto, onde até o tempo nos surpreendeu e quis também participar dando um ar da sua graça com umas abertas. 36 dos 55 doidos à solta por esses campos fora...
Invadindo a Marateca lá fomos nós: Ao Km17 a saga dos azares começara então; E que azares!!! O Cabaço teve uma avaria daquelas que por muito que se tentasse...Tira corrente, aperta aqui, tira dali, mesmo caso para dizer, porra para isto!!! Tentativa frustada e inglória; O homem teve mesmo que ir embora, valendo a simpatia e preocupação sempre constante do amigo Carlos da Junta que o foi buscar ao caminho dos Moleiros.
Com tristeza de perder um elemento amante destes trilhos, seguimos já a pensar no abastecimento que era logo ali.
Km 19, lá estavam elas escondidas entre as brumas, nos nenhures da Marateca. Era tão boa que houve mesmo malta que no arranque aqui vai disto; Cambalhota. Mas não é coisa de agora não amigo Pires??!! Normalmente este elemento do "Quedas e Empenos" manda sempre entre 3 a 4 quedas, desta vez uma!!! tudo controlado.
Boca doce e saborosa, ala que se faz tarde;
João Barata, a Jeropiga era mesmo boa não???!!! Outra grande cambalhota; Com o terreno pesado, a tracção faltou e bumba; Tudo sem males de maior e sempre com o sorriso nos lábios.
A aparição do homem abominável das trevas lamosas!!! Não há memória!!!
A saga continuava; O Nuno sem pastilhas, e como se não bastasse bloqueou a roda. Com calma lá desencravou e sem travões da frente chegou ao fim.
Enquanto aguardávamos, o Matroca, vindo de Portalegre mostrou a sua pose...
Tudo com o pensamento na tasca da ti Requeta.
Apontem uma passagem para a outra margem. A seguir a outro contratempo; Desta vez humano!!! A velocidade da descida foi tanta que se partiu o pelotão, e depois...Bem depois foi esperar para nos encontrarmos, pois a tasca era logo alí...
Depois de algum tempo à espera que nos encontrassemos... outro azar; FURO!!! Viva...Há tanto tempo que não tínhamos um azar!!!
Com o tempo a aproximar-se das 13H00 era mesmo urgente chegar à Póvoa de Rio de Moinhos, pois receava a ti Requeta estar fechada. O encontro e chegada estava agendado para o meio dia.
Banhos, branquinho e o almoço marcado para as 14H00 chegara.
E àquela hora, de noite ou de dia, aí sim lá estava quem me tinha dado a palavra de PRESENTE. "Pinto,haja o que houver eu vou estar aí, conta comigo".
Quem não gosta de confraternizar??!!! Ainda mais nesta Quadra.
Pena só tenho eu de não conseguir divulgar todos os trilhos que tinha delineado para este evento(Contratempos de hoje), mas fica a promessa, um dia destes fazemos o resto.
Bem esta foto tirei-a já nem me lembro para quê, sabes Fidalgo???!!! Santa casa da Misericórdia??? Será!!!
Brincadeira né...
Por hoje só me resta mesmo agradecer ao café "Tá Se Bem", que sopa maravilhosa, e o resto tudo bom, Junta de Freguesia pelos banhos, e agradecer algumas fotos gentilmente cedidas pelo Luís Franco e Abílio Fidalgo aqui divulgadas, e claro a toda esta gente que comigo quis partilhar mais uma manhã de puro prazer.
Filme aqui:
2009 cheio de Saúde sem travões
Pinto Infante

sábado, 27 de dezembro de 2008

Confirmo a aventura

Meus amigos, vamos ver a outra face "No explendor da Marateca".
Restaurante-marcados 55 almoços
Abastecimentos espirituais-adquiridos
Convidados-56
Confirmados-55
Com tudo certo, tudo combinado, tudo marcado, não podem ser simples aguaceiros a demover-nos desta aventura.
Conto com vocês.
"Até os comemos"
08H30 cá estarei, sem travões...
Pinto Infante

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

...tudo pronto, vamos lá então...

55 aceitaram o meu convite, para invadir a albufeira da Santa Águeda(Marateca)
Chova ou faça sol, agora conto convosco. A meteorologia não está muito favorável, mas o que é chuva para um verdadeiro BTTista?!
Números dados e por mim assumidos no restaurante; 54
Alguns conselhos:
-Um impermeável;
-Alguns remendos, tacos, cola ou chamem-lhe o que quiserem;
-Bicicleta;
-Vontade;
-Boa disposição.
Muito obrigado por aceitarem o meu convite, cá vos espero domingo, 08H30 ringue de futebol de salão Lardosa.
Sem travões
Pinto Infante

domingo, 21 de dezembro de 2008

...É assim...

É Natal, é Natal
Tudo bate o pé
Vamos pôr o sapatinho
Lá na chaminé
Olha o Pai Natal,
de barbas branquinhas
Traz o saco cheio de lindas prendinhas
"
Pai Natal
Irá trazer
Brinquedos para nós
Para a Zeca uma bicicleta
uma curva a derrapar
uma lomba para saltar
É o que queremos para pedalar
Tás aqui tás a malhar
................................................................
A convite dos "Pápa-Léguas de Alcains", desloquei-me à minha terra Natal para com eles vaguear por esse campos fora, efectuando assim o intitulado passeio de Natal desta rapaziada. Com encontro préviamente marcado à saída da Lardosa para as 07H30´( ai que frio!!!estava-se lá tão bem!!!) com o amigo Zé Luís e o André lá fomos nós então até Alcains.
Quando chegamos já por alí havia um grupo de malta preparada então para esta agradável volta. Contudo, à saída de Alcains em direcção à estação, 1ª surpresa do dia; E aproveito para alertar a malta amiga que quem se dirige a este trilho que dá acesso aos Escalos de Cima/Baixo, este se encontra cortado, com rede intransponível, registem; Alguns foram a dar a volta por alcatrão, outros mais astutos, saltaram, e desafiaram o combóio, apesar da reduzida visão!!!
Foi uma engraçada sensação, porque eu também experimentei. Provavelmente não era o melhor dia para se saltar muros com as burras às costas, mas...
Que tal retirar os pneus???!!!

Bem, depois foi subir e descer para os Escalos e em direcção à ribeira de Alpreade; Que descida espectacular fiz eu!!! A subir nunca ou quase nunca ponho as mãos no travão; a descer, tento sempre que posso continuar com este slogan; Travões para quê?! Uma maravilha. Não sei quem é que gosta de subir!!!
Nesta foto, vem o baboso do amigo Zé Luís e a sua mais recente aquisição; Não tem motor, mas sem dúvida alguma linda de se ver.
Agora vou só aqui fazer uma referência a alguns dos cantos a visitar este domingo 28.
A proposta é esta, mas ainda vai sofrer alguns ajustamentos.
Não entendo nada de GPS, vou tentar com as devidas alterações que seja este o percurso proposto.
Pronto finalmente consegui tirar uma foto à querida ti Requeta, que iremos visitar Domingo. Tudo combinado; E mais confessou-me que só encerra para ir à horta regar...
30 de Dezembro de 2007, a barragem da Santa Águeda(Marateca), sítio onde os pára-quedistas saltavam nos tempos de outrora, encontrava-se assim;
Desta maneira iremos encontra-la, no mesmo sítio.
Santo e feliz Natal.
Pinto Infante

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Quase tudo pronto...










Com um tempinho de sobra, e com algumas ligações por fazer para dia 28( o último do ano), decidi desafiar o meu amigo Cristóvão em dar uma pequena volta nas nossas ilustres burras.
Assim, cerca das 9 da manhã, Marateca como horizonte, rumamos a trilhos entre Lardosa e Alcains onde começou a chover água que mais parecia gelo do que outra coisa...ufff...
Como o destino era as Tinalhas, apontamos a bússola para aquelas bandas e foi apanhar chuva e frio com fartura. Paragem para beber o cafézito bem quentinho no "Paulus" da Póvoa de Rio de Moinhos, certificar - me que a tasquinha da "Ti Requeta" ainda existe e Tinalhas.
Para quem não sabe, esta tasquinha ainda existe e qual o meu espanto; Mantém a mesma configuração que tinha, onde eu nos meus tempos de outrora comprava aqueles saborosos pacotes de bolacha baunilha de 6 unidades cada. Certamente nesta confraternização de fimde ano será o local mais que indicado para aquecermos a garganta, quiçá com um absinto!!!
Nos entretantos, a caminho da serra fui lembrando e relembrando os trilhos, onde de petiz tive o prazer de brincar com os amigos da altura. Entre estas brincadeiras: Calhoada, pedrada, cowboys e índios, e os célebres mergulhitos nas ribeiras...
Irei com todo o gosto percorrer e partilhar com malta amiga dia 28 de Dezembro.
Também dentro destas duas aldeias vizinhas da Lardosa, iremos percorrer quelhas e ruelas, à boa maneira histórica, porque não??!!!
Seguem-se algumas fotos do dia 30 de Dezembro do ano 2007:
Magnífico grupo que me acompanhou por estas bandas, e em que este ano faço questão do mesmos e, provavelmente mais alguns por aí aparecerem:
Morto???!!!
NNNNÃãããã, foi só um violento acidente à boa maneira do Zé...
Algumas figuras ilustres que se deslocaram do Alentejo para participarem nesta aventura, e que se tudo correr como combinado, cá marcaram presença novamente.
Não, não amigo Fidalgo, não és tu o Alentejano; mas a tua presença já está assinalada.
E este!? Vai a fujir de quem???!!!
Vamos ver o que isto dá.
Tira as mãos do travão...e Bom Natal
Pinto Infante

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Pelos subúrbios da Santa Águeda

Dia 7 de Dezembro, e os ultimos cartuchos de 2008 estão por aí. Pois é, mais um Natal se aproxima, e com ele mais um ano para deitar para tráz das costas. O tempo tem destas coisas, mas com vontade e saúde vamos levando a vida com os prazeres que nos acompanham. Por exemplo, um deles é de há uns anos para cá, dedicar o pouco tempo disponível para mim para disfrutar da Natureza quer sózinho, quer na companhia doutros amigos destas andanças; O puro prazer da bike.
Dia 7 peguei nela e fui apalpar umas ligações que ainda me faltam aqui para os lados da Marateca/Póvoa e Tinalhas. Sim, estas ligações vão mesmo fazer parte do último passeio deste ano por mim organizado. No ano passado chamei-lhe" No explendor da Marateca"; 15 dias depois "A invasão dos Alentejanos"; e este ano o que lhe vou chamar???
Certo, que no ano passado convidei 40 amigos, onde compareceram ao meu convite 34 e para o almoço no amigo"Victor" 12 bravos conversaram, e encheram a barriguinha com uma sopa soberba(e o resto também) ,onde só mesmo a confraternização de fim de ano interesssa. Vamos ver se somos capazes de repetir. Sim repetir, porque quem conhece a Santa Águeda(Marateca) como eu, se não chover até dia 28 de Dezembro, Ela está como nunca a vi para a prática desta maluqueira.
Curiosidades!!!
Posto isto foi seguir em direcção às Tinalhas, de donde virão participar 3 bravos companheiros. Estes trilhos, alguns comuns aos do ano passado, darão ligação à serra, monte do Visconde, e Rainha Santa Isabel, padroeira de Tinalhas.
Como a hora já era tardia para compromissos, decidi regressar de Tinalhas por alfalto.
Passando pela Marateca claro está, encontrei por alí alguns caçadores, onde a presença do amigo Simão se destacou, pois a sua "canzoada", malabaristas por sinal saltaram a vedação, como que de umas escadas se tratasse; Bem treinados pelo dono diría eu...
Depois de falar por breves instantes com este amigo, tempo de regresso à Lardosa, mas sem antes prever o que me ia acontecer a seguir;

Qual o meu espanto, que assim que viro a burra para a estrada, ólho para a frente, e vejo qualquer coisa estranha a atravessar a estrada da Marateca em direcção à Lardosa. Surpreendido, acelerei com todas as minhas forças e, meus Senhores.....
Isto que se segue não é, mas parece uma filmagem ao vivo da "Vida Selvagem" .
Fui bafejado pela sorte de ver, e acompanhar bem de perto 4 javalis, que tranquilamente passeavam no seu habitat natural, e foram incomodados pelos cães destes caçadores... Uma loucura; Para mim, ao mesmo tempo que os acompanhava, só pensava; E se o gajo se vira para mim???!!! Nem sabia se havia de tirar fotos, filmar ou mesmo fujir. Arrisquei e consegui algo de inédito na minha vida.
Observem bem este pequeno filme, onde os outros 3 se vêm só fundo...
video
Lindo...
Bem, quando acabei de filmar, até tremia; De alegria, medo ou sei lá do quê!! Consegui!!!
Que belo terminar de volta domingueira.
Tira as mãos do travão...
Boas Festas a todos...
Pinto Infante