sábado, 24 de abril de 2021

...nas entrenhas do monte da Gardunha...

De vez em quando, gosto de subir este monte para apreciar as vistas, pois o monte da Gardunha tem ganho cada vez mais espaço e beleza, graças à mão do homem.
Apesar de toda a vida achar que existe mais verdura, vegetação e arvoredo do lado Norte, há por aí gente dinâmica que transforma os calhaus e as poucas árvores existentes do lado Sul, em beleza e parques de visitas fantásticos, que faz com que o "monte" receba gentes apaixonadas pela Natureza.
O meu amigo Pedro Serra do Louriçal(presidente da Junta de Freguesia do Louriçal e Torre) tem dedicado grande parte do seu tempo a dar vida a esta aldeia, trazendo eventos e promovendo muito bem a Gardunha.
Carrega nesta foto e vê album da volta de 5ª feira.
Trouxe eventos como o trail da Gardunha(ultra trilhos da Gardunha), peregrinos, passeios pedestre, colocou um baloiço no Castelo Velho com vistas brutais, percursos identificados, agora agarrou numa mítica pasteleira e colocou-a num parque de merendas virado ao Casal da Serra.
Parabéns Pedro por dares vida ao "monte" e promoveres este lugar do nosso Interior, que agora recebe gentes que nunca tinham percorrido em passeio dominical, de passeata, de bike, a correr(atenção aos carros), ou simplesmente ouviram já falar da Gardunha.
Quanto a mim(já com orientações dele), nesta 5ª feira fui subir( detesto) e ir ver a beldade que colocou fixa numa rocha, uma estimada pasteleira.
Nada de novo, como tinha chovido, os trilhos encontravam-se pesados, mas ainda assim bem clicáveis para a prática da modalidade de BTT.
Subi pela tradicional Alameda de São Fiel, e baixa a cabeça até lá chegares. Terreno pesado, mas lá fui.
O cheiro desta altura a mato, estevas, e flores é algo característico desta altura do ano. 
Cheguei ao cruzamento para Casal da Serra, cansado da subida como sempre, e decidi virar, indo ver a pasteleira e monumentais vistas que proporciona aquele espaço.
PS Cuidado pois as vistas são bonitas, mas além disso a altura constitui algo perigoso para adultos e crianças.
Desfrutei da paisagem, registei e Casal da Serra; Como a quilometragem é o que menos me interessa como quase sempre, invadi o trilho pedestre que vem a ter ao lugarejo da Torre. 
É um trilho que nada é fácil para a bike, mas para passear por ali, é muito agradável, mais uma vez a mão do Pedro lá está.
Ah grande presidente...
Marcação, pontes e a paz que reside por ali, é de uma dimensão enorme.
Existem por ali zonas, que não apetece de lá sair...
Este foi um dos motivos que me levou a regressar à Lardosa por ali. Ouvir e ver as cascatas de água nesta altura, faz parte da tal terapia que me invade a alma e espírito.
Apanhei a "ROTA DOS LAGARTOS" penso do 1 evento orientados por GPS e vim ter ao Louriçal do Campo.
Lardosa com umas 4 dezenas de quilómetros, enriquecido pelas vistas(atrevam-se) com uma molhazita no pêlo em virtude de ter apanhado de tudo:
Saí da Lardosa com sol envergonhado, subi com nevoeiro, chuva e chuviscos característicos das serras e e à chegada tapa-te que ela cai outra vez.
Volta muito agradável, em mais uma 5ª feira desportiva permitindo desfrutar daquilo que gosto.
A Natureza no seu esplendor.
Mais uma vez grande abraço Pedro, pois estás a fazer um trabalho digno de te darem os parabéns.
...aquele de sempre, sem travões... a subir claro...
Pinto, o Infante 

Sem comentários: