terça-feira, 21 de novembro de 2017

...do céu ao Ingarnal...


Com estadia prolongada para descanso e desporto com fartura, tinha esta no gôto, pelo nome, paz, e plenitude que uma volta desta envergadura me mereceu na companhia da malta do Juncal, que há uns anos atrás me convidou para fazer parte do excelente pelotão que num domingo nos juntamos, passeamos e comemos.
Ingarnal.
Só o nome assusta;
Se naquele ano não sabia o que me esperava, além do empeno, deixou-me vontade de lá voltar noutra altura do ano.
Hoje foi o dia que escolhi para lá voltar por várias razões.
Temperatura; Vontade de pedalar; Aventura; Praticar desporto; Procurar paz, excelente terapia.
Lardosa; Tinalhas;Freixial;Barbaído(zona de cão perigoso);Porto da Vila;Almaceda;Ingarnal;Antenas eólicas;cordilheira;Ribeira de Eiras;Rochas de Cima;Violeiro;Vale Barrocas;Tinalhas;Póvoa de Rio de Moinhos e Lardosa.
Um dos motivos que me levou a fazer esta volta, foi o aproveitar este verão que já nem de São Martinho é, mas aproveitando as temperaturas calorentas, fui.
Como é uma zona de medronho, e estevas, a minha preocupação eram as abelhas que por ali existem.
Embora estes pequenos bichos numa altura destas não oferecessem grandes preocupações, o que é certo é que ao fazer a aproximação ao Tripeiro houve uma pequena surpresa, e nem sei como deu para fugir a tempo do ataque!!!
Susto.
Desde Almaceda, a subida é enoooorrrrrmmmmeee.
Vale o esforço após a chegada ao alto.
Uma paz vislumbrar do lado Norte a serra da Estrela, e todas as terras que se observam, fazendo-me lembrar presépios embutidos nos montes.
É lindíssima a paisagem.
Do lado Sul, consegue-se ver o lago da Santa Águeda, e todos os presépios que se observam.
Magnífico.
Consegue acalmar o empeno que se levou, e se continua a levar circulando no alto da cordilheira; a progressão também é horrível naquela qualidade de terreno...
Que paisagem...
Depois, bem depois cuidado com as mãos no travão pois a velocidade chegou aos 80 kms/h.
Cheguei à Lardosa pelas 16H00, recordando as voltas que antigamente dava na companhia dos meus colegas Alentejanos.
Para onde será o próximo destino, se possível sem um empeno semelhante.O regresso está aí, quase na melhor forma...

Aquele, o de sempre,,,
Pinto, o Infante

1 comentário:

Jorge Leão disse...

Estas voltas épicas são as que mais gosto!