sexta-feira, 3 de março de 2017

...ligações necessárias para GPS 14 de maio

Dia de entrudo, a gozar umas mini férias, aproveitei para ir apalpar a 2ª parte do percurso GPS"ROTA DOS LAGARTOS" a 14 de maio de 2017.
Como a 1ª abordagem estava já feita, agora a 2ª parte que pensava eu já estava decidida, encontrei alguns obstáculos que obrigatoriamente que tenho que contornar.
Ora, se as paisagens pelos primeiros 20 kms são frescas e com coordenadas viradas a NW da Lardosa, sendo que o único obstáculo a ultrapassar vai ser uma vedação e de uma ribeira(fácil), as bredas do baú começam logo a seguir ao km 20.
Esta 2ª parte embora até ao abastecimento sólido inclua pensava eu trilhos conhecidos, a revolução dos caminhos por novos proprietários da zona, teve que sofrer alterações, não mexendo na quilometragem.
Como nas cinco edições transactas, a ideia e objectivo deste passeio, prende-se com o desfrutar dos prazeres que a bicicleta nos proporciona, aliando a isto a promoção do património das terras que envolvem e circundam a Lardosa.
2017 e pela 6ª edição não vai ser excepção.
Quatro terras vão ver a passagem dos participantes.
Mais uma vez conto com a excelente colaboração das juntas de freguesia por onde tenho levado as coordenadas de GPS ano após ano.
Aos 26 kms iremos passar por uma terra onde decorre uma festa anual, por sinal não a faziam há uns anos, e que recebe a passagem e paragem da malta que participa.
Aqui, numa terra bem perto da Lardosa, vamos poder absorver um património local muito bonito e acolhedor, onde é ainda possível ver as terras tratadas ao gosto dos seus proprietários, onde o granito abunda.
Posto isto, a 2ª parte deste passeio vai incluir a minha terra Natal, onde vou aproveitar para percorrer algumas das ruelas e becos, pontos de passagem das gentes que outrora moravam e algumas continuam a morar.
Naturalmente se da terra das pasteleiras saímos, por volta das duas da tarde lá estaremos de novo, se Deus quiser.
Foi neste dia de entrudo, o que me aconteceu.
Dever cumprido, trabalho de casa feito, e agora falta percorrê-lo na totalidade, com todos os pormenores, altimetrias, hora de chegada ao abastecimento etc.
Vou deixar aquecer mais o tempo, pois a travessia da ribeira ainda custa um pouco.
Aguardem pormenores, vou dando noticias.
Aquele o de sempre, com fato de macaco vestido na procura de buraquinhos para enriquecimento do meu baú.
Pinto Infante

Sem comentários: