sexta-feira, 5 de julho de 2013

...identificação desmerecida!!!!...

Numa 5ª feira qualquer como esta que passou, provavelmente o calor mexeu com a minha memória, e com a minha maneira de pensar nesta volta que me apeteceu intitular desta forma.
Com únicamente a companhia da minha bike de btt, que já aclamava várias vezes por mim(já tinha saudades também), os meus companheiros de serviço todos ocupados, resolvi a solo castigar bem cedo a subidita do monte da Gardunha, que tantas vezes nos traz por aqui para servir de algum treino para passeios e provas a que nos opomos.
Pensar em sair cedo pensei, mas só pelas 8H20 da manhã saí de casa.
Ir visitar as antenas era coisa que temia, em virtude das temperaturas esperadas serem bem elevadas, registando mesmo já às 8 da manhã desta 5 ª feira os 30 graus.
Posto isto, tomei o meu café no sitio habitual, e depois segui o meu objetivo.
O meu País como toda o povo sabe e sente, atravessa uma coisa que apelidam por aí, de crise!!!
Vamos ver!!!
Lardosa, Soalheira e a memória e pensamentos assolavam este meu rolar.
Sem querer, neste dia reparava em coisas que nunca tinha reparado. Fontes, monumentos, casas, albergues, colégios, escolas e muita coisa mais existe na Beira Baixa/interior que constituem uma riqueza patrimonial muito bonita.
Mas, o que me fui perguntando, era todos estes espaços foram construidos em tempos longinquos, que nada teem a ver com os dias de hoje.
Da ditadura penso.
Salazar bom ou mau, o homem criou para este País uma ata de coisas que ficaram visiveis e palpáveis nesta nossa Sociedade.
E hoje!?
Hoje, nesta 5ª feira e por coincidência a minha curta volta, esbarrou por muitos destes locais.
Será que o estado novo é isto!!!???
Tudo cai?!
Tudo se bloqueia!?´
Tudo se corta!?
É tudo mau?!

Em subida sem querer, no dia de hoje o pensamento deu para aqui!!!
Pedalada após pedalada nas faldas deste monte, muita coisa pode através de fatos, ou será factos podemos comprovar este meu diálogo!!!
Identidade!?
Qual?!
A Portuguesa!?
Antigamente chamava-se "a Portuguesa" àquilo que hoje se chama o hino Nacional...
Aos poucos vamos ficando cada vez mais bloqueados, perdendo cada vez mais a nossa identidade..

Estado novo, só mesmo a palavra!!!
Da ditadura, aos poucos fomos galgando ao sabor destes Sr.ºs que ora à esquerda ora à direita conduziram "isto" ao que temos!!!
Tapada da Renda, Colégio de São Fiel, oficinas de trabalho da casa de correção, ginásio, colónia balnear dos escuteiros, casa do guarda...
Enfim...

Calor, muito calor me fazia companhia nesta ascensão ao pretendido.
As 10 da manhã iam dando lugar a temperaturas próprias de praias e piscinas, passando a bike para 2º plano. O ar cada vez mais pesado exigia de mim um esforço extra para vislumbrar as antenas.
O pensamento triste desta manhã, provavelmente consequência do "bombardeamento" assustador que os media e estes governos nos trazem, dia a dia, juntando as vistas da ditadura ao estado novo, faziam com que esta minha volta de hoje se tornasse um pouco aborrecida.

Ao chegar ao cruzamento que dá acesso ao Casal da Serra as vistas são mágníficas.
Vislumbra-se o espelho de água da albufeira da Santa Águeda, a transpirar neste dia um calor doido.
Subi pouco mais. Na ala Norte, Castelo Novo, mais uma aldeia, esta felizmente não tem vindo a perder nem identidade nem beleza.
Quanto a mim, a vontade de pedalar também a começava a perder.
Muito calor...
Resolvi inverter o sentido da marcha e regressar ao lar, doce lar...
Outra das construções de outros tempos por estas bandas, e esta sim destaca-se do resto da paisagem. A piscina de São Fiel muito bem recuperada e arranjada pela Junta de Freguesia de Louriçal, que noutros tempos era explorada pelo colégio de São Fiel, é neste momento um dos locais a visitar nesta subida.
A memória, vinha aqueles tempos que a malta se deslocava de bicicleta, e ora sábados, ora domingos enchiamos este refrescante espaço, e também o do lado com umas valentes biqueiradas entre solteiros e casados, no campo de futebol deste espaço.
Era em outros tempos mais um icone de identificação da Beira.
39 anos depois da queda da ditadura, e com o tal estado novo, a democracia absorve-se, diría mesmo sente-se.
Caem casas, edificios públicos, escolas, privam-nos dos nossos direitos, bloqueiam- nos os vencimentos, os subsídios, a identidade Portuguesa vai-se perdendo, impostos aumentam, o que mais iremos ver por aí???!!!
Qualquer dia, se não está já, até o nº de bilhete de identidade nos bloqueiam, e alegam  que somos da "TRÓIKA", e teremos que escolher outro!!!
Fatos: Algarve = Allgarve!!!???
O que será que nos reservam os dias próximos!?
Nesta volta de 37 kms, dei como a única coisa positiva, sem perder identidade, o meu baú, que aqui bem perto ficou mais recheado com uns trilhos para mim novos.
Numa volta triste, pequena, com muito calor, regressei a casa pensativo na vida do País, pois além do património e identidade do nosso povo estar a cair, alguns ainda abandonam o barco sem chegar ao cais...
Ufff que post este!!!!
Pinto Infante

Sem comentários: