domingo, 24 de julho de 2011

...da Lardosa à Burinhosa, capítulo II...

Depois  de uma semana de férias na companhia dos mais queridos, dei umas pedaladas por aí, mas o regresso às lides da bike estava prometido há já muito, com um evento de grande envergadura.
Um evento, onde o número de  rodas, muito se aproximariam das 1200. Brutal.
Burinhosa é daquelas aldeias que se enche de magia, pelo menos uma vez por ano. E que magia!!!
Vou no 2º ano consecutivo que faço parte com todo o gosto e prazer da maior concentração de bicicletas antigas de Portugal. É de facto um sentimento agradável ver esta moldura humana, em que toda a malta quer passear a sua belezinha neste dia. Desde a envolvência, ambiente, caras conhecidas, etc... Uma referência Nacional sem dúvida. Parabéns ao Rui e aos "Men in Bike" .
Só me lembro dum aparto semelhante, quando a minha última participação na maratona de Portlalegre. 5400 Bttistas.

Dia 24 de Julho foi o dia escolhido para este evento.
Em 2010 fez-me companhia o Ricardo e o Badocha. Este ano por razões mais fortes impediram estes amigos de me acompanharem, mas rápidamente colmatadas pelo meu companheiro de luta nestas andanças. O Qui Tó que há muito ansiava ver esta verdadeira loucura em torno da bicicleta. Juntou-se a nós o Carlos, que aproveitou e foi promover a Feira do Feijão 2011 a realizar dia 30 de Setembro, 1 de Outubro, onde aqui entro eu com as Pasteleiras dia 1,  e dia 2  de Outubro com um inédito e original passeio pedestre. Vão estando atentos.

Bem, mas agora vamos à Burinhosa.
Chegámos a esta Aldeia, o reboliço do costume. O Rui anfitrião da coisa, aterefado como de costume lá ia dando as boas vindas aos invasores do sossego desta terra. Neste dia a Burinhosa, torna pequena para absorver tanta gente.
Eram quase 10H30, depois de passear calmamente esta quinta cheio da tudo o que faz falta à bicicleta, revejo o Luis na sua banca, e encontro no café matinal o Dionisio, conversa após conversa aparece o rejuvenescido Aranhiço. Que encanto ver este homem como estava hoje. Depois de o ver nas pasteleiras da Lardosa, versão 2010 numa cadeira de rodas, agora pelo seu próprio pé desfrutava ele também deste ambiente. Bem vindo Aranhiço, e cá te espero dia 1 de Outubro na Lardosa.
Circulavam segundo o Rui me confidenciou 510 inscrições sendo que ainda inscreveu alguns à última da hora, ultrapassando os 600 amantes desta coisa. Uma coisa brutal...
Uns vestidos assim, outros assado, elas jovens, menos jovens mostrando a beleza que caracterizou os tempos mais longinquos. Verdadeiramente lindo. Nos pinhais de Leiria, praia das Paredes as cilcovias eram apertadas para em formação dupla desfrutarmos a belo prazer da cobra que serpenteava os montes e dunas de areia. Repito, brutal...Ninguém fica em casa nem indiferente a tamanha parvoeira que nos invade neste dia...
Penso que esta organização consegue pôr toda gente a andar na sua recordação.
Todos/as caracterizados.
Para este ano reservei a estreia da minha "JINLU". Uma máquina de Xangai que banalmente igual às outras, com a diferença de não ter travões de alavanca ou bichas, roda-se os pedais para trás, e trava...ou não!!!Ou às vezes escolhe-se a melhor lavrada..eh eh..
Portou-se à altura da exigência dum evento desta envergadura.
Embora a mistica do passeio seja o número, a logística desta malta não deixa de ser importante. Diferente porque o cabaz da bucha tem que nos acompanhar para durante, e no final a rapaziada compartilhe ora aqui, ora acolá a dita bucha com malta das diferentes regiões do País.

A manta de urelos é ferramenta indispensável neste dia.
Quanto a nós, no abastecimento agradeço ao Fernando e companhia a simpatia, daquele vinho branco frisante, porque Oliveira do Hospital está no mapa para futuro evento. Fernando 2010 foi assunto e cá te espero dia 1 de Outubro directamente de Oliveira do Hospital.

Apareceu mais malta do Porto em que o tinto da Beira foi mote de conversa juntamente com o casqueiro caseiro e ovos verdinhos, a acompanhar com a bringela...já tenho água na boa...

Bem, mais um evento que espero repetir para o ano, porque este ambiente é de festa, confraternização, em que os números são de grande realce, e que uma vez por ano dá vontade de lá ir.
Parabéns Rui Rodrigues, Men in Bike.
Será que me posso inscrever já para 2012???!!
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

2 comentários:

FMicaelo disse...

Não fossem outras lides a comandar a vida e eu tambem te tinha acompanhado! Não deixarei nesta vida, de um dia ir até esse recanto "pasteleiro"! Tem que ser!
Que espectáculo!
Quanto a "chinesa" que arranjastes isso parece ser um "artigo de luxo" amigo! Ora o que é que fizestes ás amantes "portugas"? Deixastes em casa? Ai que elas ficam zangadas!... ehehehe

Pinto Infante disse...

As tugas estão guardadas para as crias. este ano até a minha cria mais nova vai todo cagão com uma verdinha de 3 velocidades. e por aí tudo pronto, com ou sem chinesas para a Lardosa?!
abraço
Pinto Infante