sexta-feira, 30 de abril de 2010

...terra dos cães...

Meus amigos, esta não é para menos...
A terra dos cães, onde fui nascido e criado tem mais um blog, e bem original.
É do Manuel Peralta, nascido e criado em Alcains, filho da terra, decidiu agora criar um blog alusivo à Vila.
Ora espreitem...carrega em cima do link.
terra dos cães
Bem vindo Peralta à blogmania.
Abraço, e com o rabo à frente, sem travões
Pinto Infante

domingo, 25 de abril de 2010

...há que lembrar este dia, e sempre...

O dia "L" chegou, e com ele a questão absoluta de o lembrar.
L de LIBERDADE.
E que dia este?!
-o 25 de Abril de 1974-

A malta apareceu mais uma vez, e ao chamariz do perspecto, e com um bom grupo nos pusemos a dar ao pé em direcção ao proposto. Comemorar esta data, desfrutando da paisagem soberba que nos entra pelos olhos dentro, tentar conciliar Natureza, Saúde, Património e camaradagem; Foi o que nos propusemos mais uma vez... Desta vez, a decisão recaiu em visitar para os lados da Santa Águeda(Marateca) o Património ainda possível de ver que os Homens de outros tempos por ali fizeram. Como lá chegar?! Era a pergunta/dúvida que eu tinha sobre a distância e maneira de lá chegar, sem causar grandes alterações à quilometragem do perspecto, partilhando os trilhos que de bem pequeno conheço, ou não fossem os meus avós Maternos da Póvoa de Rio de Moinhos, onde tiveram por aqui umas terras, lugar em que nos meus tempos de juventude tomávamos os nossos banhocos nos açudes, e também grandes sessões de pedrada deram na altura.

Também dá para um dia destes passearmos por lá de bike; Quiçá...
"e depois do adeus", foi o mote para a partida, levei a malta que participou neste Passeio Pedestre para terras do meu primo Tó Damas, e por lá seguimos em direcção a outras tantas pertences de outrora do meu avô Materno. Póvoa de Rio de Moinhos, se dá o nome desta simpática aldeia, vizinha da Lardosa, onde visitámos o 1º dos Moinhos que lhe deu o nome. Ainda é possível ver o que resta das pontes Romanas, açudes e ribeira do Ocresa, onde a Santa Águeda descarrega a seu belo prazer a água da sua albufeira.
Melhor maneira foi solicitar a autorização familiar, ao meu primo Tó Damas( tudo em família), Srº Manel Carvalho e Sr.º João da Marateca.
O São Pedro mais uma vez fez questão de se juntar à festa, brindando - nos com um dia soberbo de Primavera(ficando este em casinha arrecadado).

Este foi o brinde que a Junta de Freguesia escolheu para dar aos participantes.

Cá está o companheiro de luta profissional, agora a gozar a merecida reserva na companhia da Dona Matilde, eles companheiros também destes passeios onde por aqui não faltam a uma com a amizade e simpatia que os caracteriza. Cá os espero amigo Fernandes e D.ª Matilde para o Feijão.

Esta tenho que a oferecer ao meu primo; Digna de registo.

Ao chegármos ao recinto das festas, aguardavam - nos a Comissão de Festas de Stº António para nos servirem um belo almoço.

Agradecimentos claro está ao meu primaço Tó Damas que até aceitou o convite em tomar o pequeno almoço connosco, e do qual tive um prazer enorme da companhia dele, pois já lá cantam 88 Primaveras, mas está aí para as curvas, agradeço também a outro jovem, o Srº Manel Carvalho, João da Marateca, Cristóvão, que mais uma vez te calhou recolher as fitas do percurso. Aos voluntários desta vez em moto 4 abriram e fecharam as cancelas todas.
Fotos deste slide gentilmente cedidas por Manuel Teles:







Mais um evento realizado por cá, onde desfrutámos além das magníficas paisagens, podemos também aproveitar um dia explêndido de temperaturas a rondar o Verão.

Em nome pessoal, agradeço a participação de todos e até uma próxima que, provávelmente será a Feira do feijão Frade, Lardosa 2010.
Fotos de Pinto Infante






Mais uma vez e sem travões...a subir...

Subir é o que me espera esta 5ª Feira 29 no serra da Estrela acima via BTT. Vamos ver o que isto dá...

Pinto Infante

sábado, 24 de abril de 2010

...o poder da Natureza...

A postagem de hoje tem qualquer coisa de fabuloso na minha opinião.
Difícil foi escolher o tema, na consequência do espectáculo que testemunhei na companhia dos meus, e que se transformou numa verdadeira dança dos relâmpagos...Ou talvez;"a invasão dos céus"; sei lá...
Com a minha simples digital, fui para a varanda e observem o poder dos Deuses!?
Digno de se observar; assustador, mas também tentador...
Se quiserem vejam este pequeno filme com som, que dá bem para ver esta pequena maravilha da Natureza...

Depois, a lembrar e sempre, aquele dia "25 de Abril de 1974"



O São Pedro ao que indica, e espero que sim, vai - nos dar um dia de festa sem chuva, para a realização do Passeio Pedestre, onde iremos mostrar o que ainda resta e se vê das pontes e moinhos Romanos ali para nos arredores da Lardosa/Santa Águeda(Marateca)/Póvoa de Rio de Moinhos.

Um post diferente, mas a paixão pela Natureza e fotos, hoje deu nisto.

Pinto Infante

sábado, 17 de abril de 2010

Comemorações do 25 de Abril, Lardosa

Olá a todos:
Como vem sendo hábito, de há uns anos para cá, dou o meu contributo em eventos desportivos que se realizam na Lardosa.
BTT, Passeios Pedestre, entre outros. Este ano de 2010 não vai ser excepção. O dia 25 de Abril aproxima - se, e como todos sabem é um dia que merece de facto, ser comemorado de maneira festiva.
Assim, por solicitação da Junta de Freguesia da Lardosa, vou realizar um passeio pedestre inserido nesta data, onde iremos percorrer cerca de 14 Kms pelos arredores da Lardosa.

Estes são os cartazes do evento que, além do Passeio Pedestre, na Lardosa decorre também o "Ramo de Stº António".
É uma festa em que a organização pertence à comissão de festas de Stº António, e que trazem até à Lardosa o divertido grupo "Os Sacabuxas", entre outros. Isto no Sábado.
Domingo depois do Passeio, haverá animação pela tarde dentro com actuação do Rancho Folcolórico da Lardosa, e venda de carnes e enchido.
O percurso de Domingo 25 de Abril irá decorrer por trilhos circundando a Lardosa, visitando a albufeira da Beira; A barragem da Santa Águeda(Marateca). Vamos pedir ao São Pedro que abrande um pouco com esta quantidade de água que já caiu este ano.
Açudes, ribeiras e muitas paisagens bonitas, é o que nos espera nesta altura do ano.
Deixo algumas fotos a ilustrar alguns pontos de passagem do percurso:
A Natureza no seu melhor...
Um dos caminhos que ligavam as gentes da Lardosa e da Póvoa de Rio de Moinhos...
O que ainda resta do moinho junto à barragem e ribeira de acesso à Santa Águeda...
Este virou o tabuleiro...
Um dos açudes que iremos visitar...
Algures...

Mal-me-quer, bem-me-quer...

Enfim, mais uns quantos do baú, que se vão abrir desta vez para as comemorações do 25 de Abril a realizar na Lardosa
Vejam o filme de mais umas quantas fotos:

Apareçam, e divirtam - se

Pinto Infante

domingo, 11 de abril de 2010

A sonhar com a "Rota dos Lagartos"

De vez em quando, e quando a idade era pouco mais que a adolescência, a minha querida Mãe dizia - me volta e meia quando inventava coisas e loisas sei lá eu sobre quê:
..."olha lá Quim, estás a sonhar com alpragatas ou quê"!!!!???
Sonhos!!!! Coisas de pequeno...
Pois este fim de semana, e já com algumas saudades em dar uma voltinha alí com a rapaziada da minha terra Natal, tinha combinado com o Zé Luís, irmos lá ter à hora que esta malta arranca. 08H00´ da manhã; para nós 07H30´. Assim foi; Estrada a fora Alcains alí, e às 8 em ponto lá estavamos nós, onde a rapaziada já havia tomado o seu cafézinho matinal; sempre gostoso.O Raposo de mais idade, atrasou - se um pouco, ainda bem, pois assim deu para admirar-mos a nova montada do "baboso" Raposo, o de menos idade; Deveras linda Raposo, só espero é que faças jus à moda:
Quem compra novo, tem que pagar uma daquele líquido maravilhoso; o branquinho.
Parabéns. Então foi assim o pelotão constituído:
O "fotogénico" João Roxo, o Grilo, Zé Luís, Tó, João Barata, Pinto, Miguel, Carreiro, Moita Luís, aqui ainda não tinham chegado os manos Raposos, e o Pio não sei onde andava.
Saída do "Azeitonas, ribeiro da Azinheira, com inclusão do "Zé Ovelha"versus "rotas dos Lagartos", estes na sua originalidade.
Vale da Torre, com as Zebras a dizer-nos adeus. Que rico sonho estou a ter...
Volta - te para a direita, agora para a esquerda, tapa-te bem, e ao som de Bob Marley and the Wailers, ia sonhando com os trilhos dos passeios da Lardosa...será?!
Santa Águeda.Ui que magestosa tu estás... Pinto acorda que cheira aqui bem! Bem, HHHuuuummmm, que cheiro é este????Onde estou?

Alguém dizia..."molhei o pé"...credo!!!???
Comecei então a acordar, lentamente...Podia eventualmente estar a sonhar com....não não....agora não...Bicicletas, pé molhado, Rota dos Lagartos....mau?!
Acorda Pinto, confessou - me o meu subconsciente; não não estás a fazer a "Rota dos Lagartos"; Estás a andar com a malta de Alcains e segundo eles, andas no percurso dos 40Kms da maratona...sim, a maratona que este fim de semana eles realizam.
Lentamente ia acordando, apercebendo - me da beleza dos trilhos que existem, e que já fizeram parte dos originais trilhos da Lardosa.
É com este recordar de trilhos originais, que sabe sempre bem relembrar, e não sonhar, quando por estes lados da Lardosa faço passeios em nome do Clube Desportivo ou Junta de Freguesia. Bonitos claro...e então nesta altura do ano...
Acabei de acordar, e já sei que cheiro era intenso que me levou a acordar deste lindo sonho; Era o pé do João ao descalçar a meia do pé molhado...
Depois lá para os lados do Vale da Lança, foi então tempo de abandonar esta rapaziada, acordar de vez, e em virtude de ir ultimar algumas ligações para o Passeio Pedestre a realizar no dia 25 de Abril, nas comemorações deste dia em nome da Junta de Freguesia da Lardosa. Pormenores brevemente.
Bem haja rapaziada pela volta de hoje, e pelo recordar dos magníficos trilhos feitos em tempos nos passeios da Lardosa, e que agora vão servir para este fim de semana serem percorridos pela maratona de Alcains, e que por motivos profissionais não vou poder estar presente.
Desejo uma boa maratona à malta, que corra tudo bem, sem travões...
Pinto, o Infante

terça-feira, 6 de abril de 2010

...3ª etapa da "Rota dos Postos...

A ideia foi apresentada pelo Zé Luís Alves aqui há um ano atrás, e como desporto é coisa que não faz mal a ninguém, porque não tentar (sem prejuizo para o serviço) conciliar rotas que em tempos pertenceram a rotas de contrabando, com o pôr a rapaziada a mexer!?. Qual a melhor maneira?!
O BTT. Isso mesmo.
Mai nada!!!
Então é assim; A ideia é ligar toda a àrea da raia através de trilhos muito bem escolhidos pelo Rogério, companheiro do pedal. A 1ª ligação, foi Idanha-a-Nova/Monsanto. 2ª etapa, Setembro 2009, ligamos Monsanto/Termas de Monfortinho.
6 de Abril, 3ª etapa Termas de Monfortinho/Zebreira. 4ª etapa será quando o serviço o permitir, sendo que vai ligar Zebreira/Rosmaninhal.
Uma ideia bem explorada pela rapaziada, que só não aparecem mais porque o serviço não o permite.
No meu caso, férias são férias, e não há ninguém nestas alturas que me ponha a trabalhar ou fazer sei lá o quê, mas excessão a uma volta, e que volta se anda por aí a dar.
Quando se junta um bom magote de amigos, colegas de profissão, bons trilhos e uma manhã magnífica, tudo à mistura, só pode dar num excelente dia de plena camaradagem e desporto, este que tanto gosto.
Comigo da Lardosa, foi o meu amigo e colega Franco, e no alto da Lousa lá estava o resto da tropa com quem habitualmente tenho andado 4ªs Feiras neste desporto do BTT. O Tomás, o Simões, o Sérgio e o Afonso. Em carreirinha fomos ter com o resto do grupo em Termas de Monfortinho, para aí iniciarmos então a 3ª parte desta "rota dos postos".
Nesta etapa proposta pelo Alves e sob a batuta e orientação do colega Rogério(ele também amante desta modalidade), iríamos ligar Termas de Monfortinho a Zebreira passando por trilhos e singles muito bonitos, coisas não estranha para este lado do globo. Veados, gamos entre outros, são animais que se avistam por aqui bem pertinho de nós, e onde só não consegui fotografar uns porque a minha caneta é muito lenta.
Ribeiras, muitas ribeiras, tinhamos que atravessar. As 1ªs ainda custou a molhar o pézinho, mas depois foi dar asas à criança que há em nós e... Toca a brincar...
À pois, mas também havia pó!?Houve mesmo quem levasse com tanto que se viram atrapalhados para prosseguir os trilhos. Que o diga o Sérgio; Ah ganda Sérgio, descidas são contigo.
Sexos à parte???!!!
Lindo recordar esta escola dos tempos de outrora(ditadura diría eu)...
Na Zebreira, esta é mesmo a escola primária local; muito bem conservada existe e funciona como tal.
Filme 1 cedido por Luís Franco;

Filme 2 cedido por Luís Franco;

Para veres todas as fotos clica em cima desta:
Foram 41 Kms de distância, com 678,69 metros de acumulado, por trilhos muito simpáticos.
À nossa chegada tínhamos um almocito bem confecionado por quem sabe. Um belo arroz de pato, com um tintinho da Zebreira, onde o degustamos no Clube Recreativo de caça e pesca da Zebreira.
Agradeço aos companheiros de luta pela excelente manhã de BTT, e convívio entre colegas de profissão, em que aqui no desporto também somos bons companheiros.
Dia 29 de Abril, a cidade da Covilhã vai iniciar também a rota das serras; lá estarei, se o serviço o permitir...
Bem hajam aos colaboradores deste post de hoje pelas fotos disponibilizadas pelos companheiros Afonso, Salgueiro e Franco, que às quais juntei as minhas.
...tira as mãos do travão, a subir claro...
Pinto Infante

sexta-feira, 2 de abril de 2010

o calvário, em tempo de Páscoa

Como o raid Monsanto/Monfortinho/Zebreira se aproxima a paços largos, ou seja na próxima 3ª Feira, há que dar ao pedal para não haver surpresas pelo caminho. 6ª Feira Santa dia propício para a coisa; Temperaturas a roçar a perfeição, campos em bom estado, na companhia do Luís Franco pusemos rodas ao caminho em direcção às vacas, coisa conhecida aqui pela malta da Lardosa pelas"casinhas".
Café no tal, e depois de percorrermos uns kms, 1ª surpresa do dia. Furo na frente. Raios parta isto, este ano ando de mal a pior!!!
Será possível que a minha montada anda farta de me aturar!!!???
Toca a bombar e mais à frente, GPS, as pilhas tiraram bilhete(esqueci de as carregar).
Ora se não carreguei as do GPS, também as da digital ficaram por carregar.
Conclusão da coisa, se queres fotos só mesmo de telemóvel.
Mas também não era motivo para nos vergar. Lá continuámos o nosso "calvário" pois a volta de hoje prometia um bom par de subidas viradas a Sul, algures por aí. Curiosidade do dia foi para os lados dos Escalos, quando bebemos água na fonte dos pobres. Coisas e loisas!!!!
Bom treino para a tirada que aí vem, e espero que tudo corra bem.
Mais uma vez, reitero votos de Páscoa feliz a todos.
Pinto, o Infante