terça-feira, 18 de maio de 2010

Rota da Soalheira, Pampilhosa da Serra


Este foi daqueles fins de semana pelo qual tinha alguma ansiedade que chegasse. Ansiedade,
visto estar inscrito e pago há algum tempo, e ir participar no meu 1º passeio organizado deste ano e desta feita num passeio organizado em terras por onde nunca tinha andado de bike, mota, carro ou outra espécie de veículo qualquer.
Alguma da rapaziada tinha acertado ir em caravana, havendo um ou outro que foi lá ter, visto ter familiares destas bandas.
O encontro no meu caso era com o Fidalgo pelas bandas do Salgueiro, para ali, no café do Tó Pedro(na antiga discoteca Coconuts), tomarmos o café matinal. Enganámo-nos, em vez de um quente e saboroso café, o empregado disse que a água ainda estava fria...
Bom, temos que arranjar uma alternativa. Frente, andar e mais andar e café nada!!?? Passado uma hora estávamos na Pampilhosa da Serra para tomarmos o tal café... Assim, e como combinado encontrámos então o resto da rapaziada; O Simões, o Tomás, o Nuno Dias, o Fidalgo, o Victor Cravo e o outro Fidalgo, este o Júnior. Bela equipa.
Ora se a viagem até lá foi um tormento, eu que o diga, o passeio um tormento foi...no início foram só com 2,700 Kms de subida, Eu que gosto tanto de subir!!!
Aqui o Victor, companheiro do pedal, que me fez companhia durante grande parte do percurso, a desafiar - me para uma fresquinha, mas...ainda faltavam 20 Kms para o fim e, achei melhor guardar a vontade até lá....
A vila de Pampilhosa da Serra, que hoje visitei pela 1ª vez tem uma beleza algo anormal; diria eu ímpar do Concelho. Uma paisagem que quanto a mim é de uma dificuldade tremenda, mas a majestosa serra que nos embrulha é rica em paisagens espectaculares que nos levam a esquecer a dureza do percurso.
A organização brindou-nos com uns trilhos dos quais era notório e de que maneira a mão de obra por parte desta gente, que nos recebeu com a humildade que caracteriza as pessoas do interior.
Nunca em organização alguma tinha chegado à "meta" com imagens desta beleza; para mim, além de original, uma chegada diferente de todas onde já participei. Esta malta, um simples Clube, tem uma grandeza, na minha opinião porque conseguiu conciliar trabalho, beleza, Natureza, mas acima de tudo, inventar trilhos onde provavelmente ninguém pensaria aproveita -los para uma dose QB de singles, alguns feitos à mão de propósito para o evento, outros a própria Natureza e gentes de outros tempos se encarregaram de os elaborarem e que agora inteligentemente foram aproveitados por esta malta. Parabéns Cremalheiras.
Que beleza...Nem sei se hei-de tecer algum comentário?!

Conhecem esta figura?! É o meu amigo Fidalgo que no recinto onde foi servido o almoço, ouviu dizer que havia pouco espaço nas mesas, e vá - se lá saber e compreender o rapaz???!!! sempre pronto a ajudar...Pôs mãos à obra e vai de empurrar a parede tentando ele arranjar mais espaço...Ele anda aí cada um!!!!Brincadeira não é?! Alongamentos a que obrigam! Para terminar dou mais uma vez os sinceros parabéns aos Cremalheiras pelo simpático passeio que me proporcionaram, o meu 1º organizado deste ano, uma Jersey oferecida no valor de inscrição muito boa e bonita, e aos companheiros que me aturaram e desfrutaram deste dia, o meu bem haja pela companhia. Nesta minha deslocação um só senão; A distância até lá, pois esta simpática e acolhedora malta, tem por ali um passeio muito bonito que merecia mais rapaziada a pedalar, mas as curvas devem ser um obstáculo e contratempo para alguns. Contudo, para o ano, se calhar, lá estarei a marcar presença mais uma vez, porque nem curvas nem subidas desta vez para mim foram obstáculo.

...sem travões, a subir e lentamente... Pinto, o Infante

1 comentário:

Helena Teixeira disse...

Mais um belo passeio que nos apresenta o amigo Pinto :)

Deixo um convite: Junte-se a nós no dia 10 de Junho, no Convento dos Frades Franciscanos, em Trancoso, num duplo evento: «Encontro de Bloggers e lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico". Para estar presente, envie um mail para aminhaldeia@sapo.pt a solicitar o formulário de inscrição e o programa das festividades. Faça-o com antecedência, pois as inscrições são até dia 2 de Junho.

Abraço
Lena