sábado, 25 de abril de 2009

...tinha eu 6 anos...

...25 de Abril de 74...
Pois é...
O que lá vai, lá vai...o resto a Deus pertence...
video
Para quê falar do antigamente???!!! Vamos mas é ao que importa. O 25 de Abril chegou, e este de 2009; Por aqui na Lardosa deu-se o içar da bandeira pelas 8 horas da manhã. Seguiu-se a arruada pelos Bombos da Lardosa ao mais fino toque.
video
Depois foi tempo de receber quem quis fazer parte do Passeio Pedestre pelos trilhos da Lardosa. A Junta de Freguesia este ano brindou a rapaziada com um lindo e jeitoso pau(para o que desse e viesse), belo companheiro deste desporto.

Depois, com o tempo a jeito, foi tempo então de disfrutarmos dos trilhos(esta a minha parte), trilhos estes escolhidos este ano nos suburbios da Lardosa. A escolha deste ano rebateu-se em singles e trilhos onde as gentes da Lardosa não caminhavam há alguns anos, e mesmo desde infância, segundo alguns.
Foi deveras engraçado ver a cara de certas pessoas a circular em trilhos, onde não se lembravam de andar e que as recordações ficam na memória; "olha estes terrenos eram do meu Pai", engraçado...
GRANDE...Sempre disponíveis estes voluntários. A tal recolha de fitas, sempre em cima do acontecimento; Quem põe, tira...
Chegamos cerca das 12H10, ao largo das festas da Lardosa, onde nos aguardava uma excelente sopinha de feijão frade, acompanhado de uma grelhada mista. Depois de almoço actuou ainda o Rancho folcolórico infantil da Lardosa e os bombos. Belo dia de comemorações desta data que muito diz ao nosso País, e que a Junta de Freguesia da Lardosa, fez questão de assinalar,
e concerteza todos os anos recordaremos....
Será que antigamente, poderia dizer,
...Sem travões...????!!!
Pinto Infante

sexta-feira, 24 de abril de 2009

o 1º escaldão do ano!!!

Este ano de 2009, em consequência sei lá bem de quê(se calhar até sei mas não digo), o estado do tempo, atmosfera, sol e afins tem andado duma maneira que, diíria mesmo que os Deuses devem andar loucos!!! Ao acordar deparei - me com um calor que, com as temperatuas frias que têm estado nem parecia estar na mesma altura.
A saída foi pelas 9 horas, com destino bem estudado, em fazer umas ligações algo diferentes, onde até já em tempos lá passei com a minha 1ª Burra lá para os lados de Casal da Serra. O calor esse foi meu vivaço companheiro do pedal. Uff e que calor...qualquer fonte que jorrasse água lá estava eu a dar o meu golinho.
Isto de descobrir novos trilhos tem a ver com a veia organizativa de passeios na Lardosa, que para tristeza minha vim a saber que o clube não quer organizar a "Rota dos Lagartos" 2009. Mas como não gosto de andar constantemente nos mesmos trilhos olha, exploro na mesma novos trilhos.
E que trilhos descobri!!!Desta vez esbarrei com coisas lindas, bredas, quelhinhas e construções bem originais. Um dia destes, faço aí uns convites ao pessoal, a estes lugares onde penso eu não estarem a ser percorridos pela malta da bike e, organizo ..."as voltas do Pinto Infante"... que tal?!
Nunca tinha circulado nestes locais ilustrados aqui pelas fotos; deveras lindo e originais...
Só mesmo nos nenhures das ...voltas do Pinto Infante..., consigo com calma e alegria andar nestas parvoeiras;
-Bom dia, onde vai dar esta breda?
-Você é maluco!!!Andar aqui sózinho de bicicleta...
-Qualquer breda para mim serve, amigo! diga-me é se isto tem saída sei lá para onde!!!
-Sei lá, aos anos que não vou para aí!!!
É disto é que eu gosto...o contacto com as pessoas, Natureza e, sei lá mais o quê...
Bem, com o tal objectivo estudado lá para o Casal da Serra, desta vez saíu furado;não encontrei ligação para o queria. Encontrei sim, foi o Carlos e o Paulinho dos Pápaléguas em missão louvável; Quem põe tem que tirar(ou devia). Limpar e a arrancar as fitas deixadas pela maratona. Na Lardosa faço o mesmo, só é pena quem organiza passeios de Bike, TT ou outra coisa qualquer não pense nos outros que vêm a seguir, ou na Natureza, ou até mesmo nos donos dos terrenos que podem ser confrontados pelas autoridades, por terem fitas de plástico nos terrenos; assim mesmo. Serviu logo para lhes tirar dúvidas de alguns caminhos e trilhos; Mas ao saborearmos uma(s) fresquinhas lá veio o dono do café a inteirar-se do motivo que nos trazia alí, quando se dispôs a ensinar e dar a conhecer o que a Gardunha tem escondido, e de soberbo, coisa em que o Carlos até ficou de boca "aberta", tal foi a admiração!!!Será???

Bem refrescado das MINE´s, era hora de continuar pelos trilhos fora. Descer do Casal, e...ah pois é também me acontece...vai de bomba...
Norte, Sul, para onde hei-de ir?!
Pelas 15Hoo dei entrada na Lardosa com uns Kms muito bons, com um sol de queimar o bracito, mas com o prazer enorme de mais um dia a meu gosto, prometendo a mim mesmo fazer estes singles soberbos logo alí nos entremeandos da Lardosa, algures por aí...
Sem travões
Pinto Infante

domingo, 19 de abril de 2009

...25 de Abril...

Olá amigos leitores do meu espaço. Como é do conhecimento de todos, aproxima-se uma grande data, em que o nosso País passou o que passou, mas hoje cá estamos para a comemorar.
O 25 de Abril de 1974.
Assim, como dito antes, a Junta de Freguesia da Lardosa vai comemorar este dia com alguns eventos; Entre eles um passeio pedestre. Como prometido no post anterior, aqui fica o trilho final, este já feito por mim e pela minha cara metade.
Vão ser 13 Kms, por trilhos bastante sombrios, caminhos novos(como sempre), onde desta vez introduzi sem alternativa umas subidinhas, que são compensadas pela distância.
Neste itinerário, iremos também visitar hortas e um monte que as gentes da Lardosa nos tempos de outrora percorreram para se deslocar até às termas da "Fonte Santa".
Além deste passeio, a Junta de Freguesia brinda todos os participantes com a actuação dos Bombos e Rancho folcolórico da Lardosa pela tarde dentro.
Apareçam.
Entretanto, dia 18 de Abril chegou e com este dia a maratona de Alcains. Esta rapaziada deve ter feito algum mal ao São Pedro, ou então é promessa, ou ainda por falta de pagamento da dita "Congra"! Com excepção do 1º ano, o tempo tem fustigado esta maratona que mesmo assim na sua 3ª edição depois do início, o tempo lá se compôs.
Assim, e com este tempo, tinha que haver algumas precauções com o material; Uma delas foi colocar de novo o guarda lamas da frente para não comer tanta lama.
Este ano, à semelhança do ano passado, a máquina ficou no carro para evitar estragos, com pena minha, mas, também já prometi a mim mesmo desde os Trilhos da Açafa em Vila Velha de Rodão, que sempre que participe em maratonas ou "Passeios" me atribuam um dorsal com número, meus amigos se não é competição, chamem-lhe o que quiserem; Eu é que enquanto cá houver sumo, quanto mais depressa lá chegar melhor para mim.
É que isto do pára arranca para conseguir uma fotos, tem lá que se lhe diga!!! Quando é para o fim quero andar e as pernas já não deixam.
Com a saída pela manhã de serviço, desloquei me então até Alcains para particpar neste evento. Pelas 09H00 da manhã, quando cheguei, já o pelotão bem composto arrancava sob a batuta do Srº Presidente da Junta de Freguesia de Alcains. Dei o meu melhor parando uma vez só no abastecimento intermédio a que me tinha proposto parar.
Daí para a frente sempre em red line, sem bufar.
Cortei a meta, triste por saber que já tinham chegado uns poucos, e eu não tinha conseguido a jersey!!!Brincadeira não, porque eu não sou destas coisas de competição!!!
O banho, esse foi na casa da minha Mãe, com água bem quentinha, ao ponto de tirar penas a (Pintos!!!)galinhas ehe eh, não fosse o diabo tecê-las e...bike bem lavada, esta com água fria.
Os justos vencedores da categoria 80Kms, Bruno Mariano, aqui o Conguito e o Marco, porque o de 48Kms nem o vi, mas o meu abraço ao Rui Rodrigues, pelo seu 1º lugar onde eu fiquei todo baboso de não ter conseguido ganhar a Jersey.
Depois...bem, depois foi o costume...
Deu-se a invasão e tomada do tirador de imperial por parte do amigo Fidalgo!!!
Em resumo; Como sou da zona e conheço muito dos trilhos verdejantes desta zona, sou suspeito por falar; mas caso não os conhecesse diría que provavelmente seria um dos bons eventos que se realiza por aí. Fiquei contente, pelos trilhos dos passeios que vou realizando, serem parte integrante das maratonas desta rapaziada, nesta e noutra edição. Digo ainda que, se esta malta conseguir ter a perspicácia e percepção da dimensão destas coisas, diría que estamos perante uma forte aposta a nível Nacional em prol do BTT e da nossa Beira. Já participei nalguns eventos, e dou só um exemplo; maratona de Portalegre, a mítica, tenho o prazer de dizer que já lá estive embrulhado com 5400 BTTistas, mas a nossa zona permite fornecer um leque de trilhos, tanto a nível de Natureza, como de património histórico que outras zonas são capazes de não ter; um trunfo que bem aproveitado e explorardo, quiça, possa vir a ser um dos grandes eventos Nacionais!!!???
Parabéns "Papaléguas", venha a próxima...
...Sem travões...
Pinto Infante

domingo, 12 de abril de 2009

...procurando um trilho...

Algumas fotos do percurso Pedestre, algures por aí...

..depois veio a raposa, escutou a conversa, onde os coelhinhos estavam, deu uma volta, apareceu o ursinho e comeram os coelhinhos...
"Páscoa" é uma ilha não sei bem onde, mas que ela existe, existe...tanta conversa!!!
O tempo tem andado não se sabe bem como, mas lá vou dando uma voltinha por aqui, outra por acolá; E então, com a Páscoa passada e alguns chocolatinhos bem comidos e muito bem regados, vamos então encarar o próximo feriado que se aproxima.
O "25 de Abril de 1974"
Com esta data, a Junta de Freguesia da Lardosa, irá comemorar este dia com alguns eventos; Entre eles, um Passeio Pedestre, que compreenderá uma distância de 13 Kms, onde os abastecimentos do costume, brinde a todos os participantes, e almoço convívio e desta vez com a actuação dos Bombos da Lardosa e do Rancho Infantil e Juvenil da Lardosa.
Inscrições - 272447503/965007540
Assim, a convite da Junta de Freguesia, aceitei mais este desafio na escolha e orientação deste passeio; Agarrei na minha burra e reconhecendo alguns trilhos sobejamente percorridos em duas rodas, foi agora vez de os percorrer com a certeza porém de servirem para um Passeio Pedestre digno do 25 de Abril.
Ora frio, ora calor, mas mais para o frio consegui então arranjar uns Kms, sempre em novos trilhos à semelhança dos outros passeios que organizo; é sempre uma mais valia ter por aqui um grande leque de Património bem rico em trilhos e caminhos...
Brevemente vou ultimar toda a informação acerca deste passeio, onde irei referir todo o trilho a percorrer, abastecimentos etc.
Contudo, vou tentar preparar-me ao melhor nível, e quiçá conseguir "ganhar" uma jersey na maratona de Alcains a decorrer este fim de semana 18.
Sem travões...
Pinto Infante

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Páscoa Feliz

Meus senhores, minhas senhoras, amigos, betetistas, pedestranistas e afins...
No fundo, cidadãos e concidadãos:
Comam poucas amêndoas, chocolates e guloseimas, pois os coelhinhos e a crise assim o obriga.
Abraço a todos os meus amigos, com votos de uma boa PÁSCOA.
Pinto Infante

domingo, 5 de abril de 2009

...domingueira de 5 de Abril...

Este domingo até que nada disto estava previsto, mas...
As coisas estavam programadas para ir andar até Alcains à "Feira do Queijo", participar no passeio pedestre. Em virtude deste tempo que nem é calor nem é frio, a equipa com quem ia participar, tudo engripado. Rico serviço!!! Toca de ligar ao Carlos e, desmarca tudo; e então, o que fazer!!!???
Fui até ao "charco" nosso conhecido, e já se vê; lembrei-me então que alguns viriam até aqui dar a sua voltinha domingueira. Assim foi; com tempo a jogar do meu lado, esperei sentado...
Nos entretantos, lá aparecia o pelotão, onde além da rapaziada conhecida destas andanças, o João Barata sem excepção; E que excepção!!! Com a simpatia que o caracteriza, cumprimentou o pastor, este penso que dono do rebanho, e de seguida esta senhora que prontamente ficou atrapalhada quando lhe disse que eu era da TV, e que à noite se visse no pequeno ecrã..."brutal"
Sempre em reinação, lá fomos andando, umas vezes lavando roupa suja, outra vez pondo a conversa em dia, e é mesmo para isso que a malta cá anda.
Filme aqui:
video
Tinalhas seria ponto de paragem obrigatório, visto que havia malta com os reservatórios em baixo; um deles era eu, outro o amigo Badocha que, não muito habituado a estes ritmos, já vinha com o fel seco!!
Para a próxima, amigo Badocha, vou sugerir-te uma bike deste calibre, que tal???!!!
Sim senhor, esta de certeza que daria jeito nalgum dia...
Chegámos a Alcains, onde nos cruzámos ainda com o pedestre, e como sempre, o fel tem que ser molhado.
Como o Zé Luís também por lá andava, regresso à Lardosa. Como na Lardosa se realizava o "Ramo de Santo António", fomos beber então a assossega àquele bar.
Bela volta, onde deste vez fiz jus ao slogan; tira as mãos do travão, porque mesmo que as lá pusesse não morava lá ninguém; durante o percurso foi cada égua!!! Hidráulico de trás foi-se e vamos ver...
Pinto Infante