domingo, 29 de março de 2009

Feira do vinho e do enchido

A convite do Carlos do Juncal, desloquei-me a mais uma confraternização da rapaziada do pedal aqui desta zona da Beira. Feira do vinho e enchido no Salgueiro do Campo.
O mote tinha sido lançado com alguma antecedência: agrupar só convidados e fazermos além de poucos Kms, uma incursão a umas quantas adegas(não sei quantas em virtude da pinga!!!) e divertirmo-nos um pouco à pala da bike!!! Será que conseguimos???
Ora bem, a concentração estava marcada no campo de jogos daquela aldeia, e depois... bem, depois fosse o que Deus quisesse...
Convidados 20, grupo simpático, alguns conhecidos, outros não, mas nestas coisas rapidamente fazemos apresentações. A organização esteve a cargo do Victor dos BTTCTB.
Os trilhos, cuidadosamente escolhidos por este amigo, juntamente com o Carlos deram lugar a uma breve passagem pela singela e humilde Feira, onde um magote de pessoas se juntava para fazer parte dum pedestre. Os trilhos do passeio do Barbaído do ano passado(Barbaído, Chã da Vã e Martim Branco) foram uma constante.
Bem, mas pouco depois destes magníficos singles começou então a invasão às adegas; todas elas conhecidas desta malta, e sublinho, gentes com uma simpatia e alegria em nos receber, que até dava vontade de lá ficar...
O tempo sempre a nosso favor, pois não tínhamos prometido a mais ninguém, mas como combinado pela organização tínhamos que ir a todas...ui, ui...









Não, não; Não vou descrever tudo o que havia. Deixo-vos um pequeno aguar de boca...
Com a barriguinha bem tratada, deparei-me com malta que insiste em ter máquinas, e que máquinas, mas...
A marca disto na presença de Senhoras torna-se um pouco complicado pronunciar!!! Porque será...ÓÓÓ meus amigossssss???!!!
Como se não bastasse a marca da bicicleta, depois do almoço ainda me ofereceram sopa de corno!!!
...o vinho era bom...
Porra, termino por aqui, mas tenho que o confessar;
29 Kms em 5 horas, com 1H46´de tempo parado!!!! Segundo ainda consegui "ver" no meu GPS.
Carlos e Victor, bem hajam pelo convite, e até à próxima...
Sem travões...
Pinto Infante

quarta-feira, 25 de março de 2009

..."agradável aparição"...

Era dia de folga, e assim neste dia tinha pensado ir ver as cerejeiras em flor lá para os lados da ferradura, bem no topo da volta da Gardunha.
Nesta altura do ano, estas árvores embelezam de maneira ímpar, pintando de um soberbo manto branco toda a encosta da serra da Gardunha virada a Norte.
Pois, mas isso era o que tinha pensado fazer, cá com a minha pedalada certinha; Mas, por vezes nem sempre se faz o que se pensa!!!
Depois de compromissos familiares, fui tomar o meu cafézinho matinal ao tal café da Lardosa, quando observo que à porta começam a chegar burras muito bem montadas por companheiros do pedal meus amigos.
Seus proprietários: O Micaelo, o Carlos, o Cabaço, o Filipe.
É sempre um prazer enorme ver rapaziada do pedal, mais estes companheiros meus amigos! Então para onde é a volta de Hoje? Perguntei eu?
Hoje vimos com ela na ideia; ..."no esplendor da Marateca"...versão 2008.
Bem dois dedos de conversa e, claro com companhia anda-se sempre melhor do que sózinho, decidi adiar a ida ao monte e fazer companhia a este quarteto que passou a quinteto.
video
Bem, depois foi ver, rever e rever, e por mais vezes que se reveja, nunca é demais observar o que quão bonito tem este lago para nos mostrar...
Palavras para quê!!!
Tinalhas, descida até Caféde, e a separação; A malta com compromissos assumidos, regressaram a Castelo Branco, e eu segui em direcção a Alcains pelo Moinho de Baixo.
Eu com algum tempo ainda disponível, aproveitei e fui dar um pulinho a uns singles bem perto de Alcains.
Até o comboio vi passar enquanto saboreava uma bela sandocha que levava preparada...
E pronto, mais uma volta de folga, onde a aparição desta rapaziada me proporcionou uma excelente lembradura destes trilhos onde a alegria e boa disposição reinou sem travões.
Pinto Infante

quinta-feira, 19 de março de 2009

Lusco fusco; e ..."BABOSAMENTE, 19/3 de qualquer ano"...

Entao lá vai:

Dia 19 de Março, todos os anos é aquele dia; Dia de São José;
Bem José não sou, mas que pertenço à equipa de gente que "babosamente" tem flores especiais em casa; Os filhinhos, esses, são a coisa mais maravilhosa do mundo.
Com outros assuntos a tratar, este ano coincidiu ficar em casa neste dia, e então além do carinho que me dão, vai de coisa e vejam a prenda que este baboso recebeu!!!
Sem dúvida, linda prenda que os meus herdeiros me deram.
Bem neste dia, já que estive em casa, o que fazer?! Hen!!!
O dia até que acordou com um pouco de vento, e algo enevoado cá para as bandas da Lardosa, mas o gosto e vício pela coisa, falou e, lá para os finais da tarde, desta vez com a manhã ocupada, foi agarrar na tal, e caminho dos moleiros a fora com incursão via Soalheira para subir um pouquinho do monte.
Percorri um pouco os trilhos rápidos, invadindo também uns singles que já não disfrutava há algum tempo lá para o monte!
O engraçado desta coisa é que sempre que para alí vou esbarro sempre num buraquinho, que tem escondido um património de caminhos e singles algo fora do normal;
O tempo disponível para esta incursão era pouco, mas ainda deu para regalar o olho por aqui. desta vez até "consegui" que a minha roda dianteira desse sinal do desgaste do pneu, até nem sei se a GNR um dia destes me manda parar e inspeciona os pneus!!!Bem...
Dá-lhe ar, volta a dar e um problema para chegar a casa.
regresso mais rápido pelo mesmo sítio por motivos do tal furito, e de repente se fez noite; Pois é!!! Com a noite chegaram também momentos, que a minha fiel companheira, a minha "NIKON" escreveu e de que maneira...
Que fotos me calharam...
Esta 4ª feira 25 de Março folga, vou subir e escrever muito concerteza, repetir alguns destes brutais singles em direção ao topo do monte virado à serra da Estrela para ver o espectáculo que as cerejeiras em flôr nos proporcionam nesta altura do ano. Saída às 9 e pouco da Lardosa.
Domingo, irei a convite do Carlos participar no evento inserido na Feira do vinho e do enchido lá para os lados do Salgueiro do Campo. Estas, algumas das adegas a visitar...
Sem travões, foi um excelente dia 19 de Março, onde à noite o babado é que pagou a conta do jantar...
Parabéns a todos os Pais..
Pinto Infante

domingo, 15 de março de 2009

Bons trilhos, e reviver a "A rota dos lagartos 2008"

O convite veio de Alcains do amigo Nelson; Sair de casa mais cedo e fazer grande parte do percurso daquilo que em princípio irá ser a "maratona de Alcains 2009". Pois, mas para quem me conhece sabe bem que subir é coisa em que sou alérgico, quanto mais subir aquele monte!!! Bem mas já lá vamos; O encontro ficou marcado por volta das 8H00, na quinta de um primo meu, "O Albertino", local aprazível, até porque já se por lá fez a matança do "Leitão" "No explendor da Marateca 2007".
video
Assim fiz, por volta das 7H30´saí de casa em direcção ao local combinado; O resto do pelotão deu ao pedal que se fartou e , por volta das 08H40´lá apareceram. Posto este intervalo de espera tive tempo para tudo o que fosse de ginástica para me entreter...
Decidi então agarrar na minha "caneta", e eles nunca mais vêm...click para aqui, click para alí, tchack para acolá....
Até recordei aquela brincadeira de atirar pedras à água para a "capar"... E abdominais!!!Necessidade de ocupar o tempo, com um despertar diferente; Este na companhia do chilrear dos passarinhos, rãs e juntamente com a sempre imponente Santa Águeda(Marateca).
Impressionante, consegui com a minha simples caneta apanhar esta foto; Que tal???!!!
08H40´eis que o pelotão aparece, muito bem constituído com três escalões; Os veteranos A Carlos Carreiro, Jorge Prof.º e Pinto Infante respectivamente, veteranos B Nelson e os juniores João, Paulino, Tó e o Esgueira.
Começa a subir...
Subir, subir e...subir. Sr.ª da Orada S.Vicente da Beira. Daqui para a frente foi mais uma vez cumprir a promessa Dominical!!! Que alergia!!!...O Carlos ainda sugeriu montarem um elevador com cabos de aço(tipo Nazaré).
Eu, bem eu só tive vontade de virar para trás. Atira a corda, gritava eu para os mais novos que já se encontravam no cimo do cume...













Só mesmo visto; Os Deuses devem estar loucos; Ou será que sou eu que estou!!!
Sem dúvida que quando se chega lá em cima, uufff vistas, qual delas a mais bonita...
Depois de longos trilhos bem bonitos, veio a cereja em cima desta volta Domingueira; " dizia o Jorge:..." daqui para baixo Pinto, sabes, é o caminho que fizes-te o ano passado na Rota dos lagartos..." soberbo; Sentir que os caminhos que sobejamente conheço e descobri em 2007 fizeram parte desta maratona lá para os lados da Atalaia, este ano, mais uma vez novamente vão fazer parte integrante de outra maratona.
No dia dos passeios por mim organizados não posso disfrutar daquilo que descubro, hoje foi dia de os fazer; Sempre gostei deste verde espaço que esbarra num Pelourinho do Louriçal; Lindo... fazê-los até às escadinhas do Louriçal...Grande Rota....
Depois, novamente a subida, bem fresca diga-se de passagem que envolve a "Tapada da Renda" nuns singles loucos onde o amigo Cabaço bem conhece da "Rota dos Lagartos", pois os cromados iam ficando ao rubro...
Dizia novamente o Jorge..."Pinto onde são aquelas escadinhas???pois vamos passar aí"...Hoje não fomos lá em virtude da hora, mas um dia destes passo lá e escrevo um pouco. Que rica sensação percorrer trilhos que descobri!!!Agradável...
Hoje, dia em que senti o 12 nas costas terminei na Lardosa com uma sensação fantástica(alegria)... Bons 52Kms por trilhos bonitos onde as subidas foram uma constante, e onde também me aconteceu algo inédito: Alérgico a subidas já eu sabia que era, mas com o pedalar por trilhos onde a abundância de pinheiros é uma constante, fiquei com algo irritado na pele, causa das lagartas do pinheiro.
Obrigado pessoal, belos trilhos, e...
...Tirem as mãos dos travões...
Pinto Infante