domingo, 1 de março de 2009

Por terras do Visconde de Tinalhas...

A convite de amigo de longa data, e agora companheiro, ele também desta parvoeira, desloquei-me este Domingo até à simpática Aldeia de Tinalhas. Os "Arrasatrilhos", grupo este composto além de colegas de profissão, pelo amigo Tomás que já é uma amizade de infância.
Este grupo composto por 3 elementos, hoje com excessão, só o Tomás, em virtude dos outros se encontrarem gripados. Já há algum tempo anseava fazer uma incursão por aquelas bandas de Tinalhas, aos trilhos sobejamente conhecidos dele.
A saída deu-se junto da igreja Matríz com um objectivo em mente; Ir ao monte via Ninho de Açôr, Sobral, São Vicente e Srª da Orada com passagem pela barragem de Santa Águeda.
A manhã algo escura e com algum nevoeiro, depressa se compôs para um magnífico passeio de Domingo.
Com várias incursões por estas bandas, este amigalhaço, levou-me por trilhos e singles que nunca tinha explorado, e tantas vezes já por ali passei! Ao longo do andamento, avistámos muitas paisagens verdejantes por esta serra fora, onde grande parte destes trilhos pertenceram outrora ao Visconde de Tinalhas.
Andando e pondo a conversa em dia, combinámos então encontro para o próximo Domingo em mais uma edição dos "Trilhos da Açafa", Vila Velha de Rodão. Ao chegarmos a São Vicente, terra da Santa, Srª da Orada, ermida desta terra, deparei-me com algo insólito que me despertou cusiosidade!!!
Estes ditos bichos, "encaloados" em cima um do outro!!! Ó meus amigos!!! Até o gato miou!!!
Chegada então a esta ermida, local escolhido para atestarmos as nossas barriguinhas, porque o local assim o proporcionou, pois a subida até ali deu que transpirar(quem é que gosta de subir!!!). Já o tinha visitado, mas nunca tinha apreciado bem a qualidade destas vistas. Foi ao sair daqui que poucos metros à frente nos cruzámos com malta de Alcains, que tanto adoram este monte, eles também na voltinha Domingueira.
Posto isto, e bem tratados, era tempo de regressar pela Santa Águeda pelo traçado do Casal da Serra. Aqui, já com alguns trilhos conhecidos, decidimos meter por uns singles meus conhecidos e que já há algum tempo não os fazia.
Ao descer, coisa que eu até nem gosto(mentira), ficámos na dúvida se estaríamos nós em Portugal!!! Uma verdadeira obra de arte como a foto bem o ilustra; Seria terreno Índio?! Muito bem engendrada esta cabana; para que será? Fiquei curioso!
Com isto Tinalhas era ali, e tempo de regresso a casa.
Foi um bom prólogo para Domingo, onde espero eu estar à altura dos 65Kms que nos esperam.

Abraço ao Tomás dos "ArrasaTrilhos", por me proporcionar uma bonita volta por trilhos diferentes do habitual, e onde a amizade e brincadeira foram uma constante.
Esta 3ª feira, fiz mais uma tirada, com alguma dificuldade, em virtude do teimoso vento que me fez companhia desde Portalegre/Lardosa em burra de estrada; foram só 103Kms.
Isto será possível??? Que raio!!! Nesta tirada entre Portalegre e Lardosa, passagem por Nisa e olhem só...
Venha a Açafa; "PRONTO", como diz o amigo João Barata.
Pinto Infante

Sem comentários: