quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Parabéns

Olá, espero que se encontrem todos com saúde, que por aqui estamos todos bem graças a Deus...
O periquito está bom, a canária também, só a gata anda um pouco coxa...
...Blá blá blá...
Antigamente era assim que se iniciava uma carta escrita...
Pois é, é mesmo verdade, há um ano que ando nesta caminhada, claro, no que diz respeito a este espaço. Visitas...muitas. Amigos...muitos e bons. Convívio...do melhor. Tudo tem valido a pena e espero continuar.
Parabéns ao Blog.
Vou continuar sem travões com:
As voltas do Pinto Infante

domingo, 22 de fevereiro de 2009

...a cantar desde...

Era dia 22 de Fevereiro de 2009. "Rota do Azeite" nos meus destinos para esse Domingo. Chiiiiii que saudades tinha deste tipo de andamentos; mochila com água, ferramenta no interior, fato a condizer, ah e a bicicleta, pois a minha ilustre companheira. Destino, Proença-a-Velha; "II Feira do enchido e do azeite" de Proença-a-Velha; Organização-ACIN, o resto, bem o resto levamos nós...Eram não sei quantos, mas um bom magote de malta que gosta disto e vamos lá então...
A partida, bem a partida foi sem dúvida algo atribulada, uns contra os outros, uns para cá, outros para lá e, viva...
Mas afinal para onde é que vamos???!!! Eh Eh tudo a rir e sem saber muito bem para onde havíamos de embicar!!! Isto além de fazer parte destas coisas,é sempre engraçado porque isto é um passeio, meus amigos. O que me valeu foram de facto os meus óculos com graduação de fundo de garrafa, que evitaram que eu só parasse na Idanha... Brincadeira né, fruto da época em que nos encontramos.
Posto isto, foi invadir aquelas SOBERBAS paisagens e campos que esta terra e seus subúrbios possuem; um património ímpar; De vistas e caminhos deslumbrantes, em que a frescura nesta altura do ano é mesmo uma coisa por demais!!!
Lá mais para a frente e com a barragem Marchal Carmona nossa companheira durante grande parte deste passeio, houve tempo para tudo; Assim, tive como companhia o Fidalgo, amigo ele também destas andanças, e com ele reparti grandes brincadeiras, onde o Rui Tapadas foi vítima de muitas delas; O desgraçado até levou comigo em cima numa aparatosa queda( a brincar, claro).
E não me ficando por aqui, porque era mesmo dia para brincar e nos divertirmos, com a sua DT, que jeito dá para estas coisas, mas em que a chave de ignição é melhor mesmo andar no bolso, (não te esqueças disso pra próxima, Rui)pois, pois foi mesmo o que lhe fiz ... Juntamente com o Fidalgo, foi pôr a mota a trabalhar, e esconde-a!!!Ah Ah...Onde anda a mota???!!!
Lá bem pertinho de Medelim, local destinado pela organização para o 2º abastecimento, bumba, alguém gritou; porra levo furo!!! Quem, tu???!!! Amigo Fidalgo. O rapaz segredou-me ao ouvido: "trago aqui um bocado de espuma dentro do pneu da Festa da Espuma dum bar de Castelo Branco e não a queria mostrar a ninguém, mas vai ter que ser"..."Pinto, tira aí a bomba azul, não a verde...e se for a cor de rosa???"..fantástico... A mochila deste amigalhaço tem tudo, tudo não, MINES não trás... para nosso azar"
Bem, os trilhos, como toda a gente que conhece esta zona sabe, são muito bonitos, mas desta vez a organização em minha opinião caprichou mesmo; Os singles, os meus trilhos predilectos, circundavam a zona onde um dos maiores espectáculos do mundo aconteceu, o BUM, local do exlibris.
Havia tempo para tudo, mais ainda com a agradável companhia do amigo Fidalgo. Posto isto, um palhinhas à nossa espera em Medelin; E aqueles pãezinhos com chouriço acabados de fazer?!
Depois foi rolar, e rolar na companhias de pedais, rodas e alguns amigos...
Travessuras de ribeiras com fartura, onde não paguei mais caro, porque faltava pouco para o fim; É que brincar com diferenças de temperaturas nos músculos, ui ui...
No fim de contas, dentro do recinto da feira, deu-se então um embate a sério, muito bem acondimentado; A minha eleição recaíu naquela alheira, e não só; Tudo, mas tudo bom.
A provar isto, foi o amigo Fidalgo, como se de um controle se tratasse, foi verificar quantas "arrobas" pesava o Dr.º Carlos Lozóya do dream team"BTTHALL"???!!!
Será que homem queria saber se o colestrol estava alto???
Bem, termino este post, sem travões e uma palavra; Esta ACIN não brinca em serviço.
Em minha opinião, como sou dos que começo e acabo sem hora prevista, adoro estes eventos elegendo este como dos melhores em Natureza e património vivo...
Cala-te pá...
video

domingo, 15 de fevereiro de 2009

...até que enfim...

...era, um
nasceu outro ficámos dois
éramos dois nasceu outro ficámos três
erámos três nasceu outro ficámos quatro
Pois é, o regresso aos passeios Domingueiros finalmente chegou. Chegou, e que bela maneira de começar; É que desta vez, cá para os lados da Lardosa conseguimos juntar 4 amantes deste maluco, desporto que em tudo faz bem à saúde.
Então, à hora marcada, para o café mais conhecido cá da Lardosa, lá estavam já o Zé Luís, o Tó Alentejano e o André. Sugestão; Vamos fazer o percurso do 1º BTT que realizei por cá. Eh pá, já lá vão uns aninhos, mas ora passamos aqui, acolá e além...
Saída desta vez improvisada pela Santa Águeda, com o objectivo delineado para as Zebras, carrocel do Clemente e Fonte Santa com chegada à Lardosa o mais tardar às 12H00.
Deveras que os campos, com os magníficos dias de sol que têm estado, é ver a erva e flores a rebentar por tudo o que é sítio. A Natureza brinda-nos a cada momento com imagens e paisagens ímpares...
Por aí fora, demos então à Soalheira, terra vizinha da Lardosa, onde cruzámos um dos trilhos que fez parte da "Rota dos Lagartos", versão 2008, e que agora se encontra ciclável, mas pouco; Onde o amigo António fez questão de desabafar;..."em vez de me molhar mais tarde, porque não já??!!" Grande António...
Nas bombas de combustível da Soalheira local do cafezinho, debati-me com um dilema:
Gasóleo?!
Ou gás?!
Então não era caso para isso!? É que com estas duas "zebras" a puxarem por mim e pelo António, só tínhamos mesmo era que fazer a escolha certa no combustível, pois esta juventude anda que se desunha...
Mas o combustível certo é, e foi mesmo o da amizade ao Kilo/litro; Começámos todos, e chegámos todos, essa sim foi a vitamina certa... Mas, mas, o que é que é isto ó meu???!!! Uma Pasteleira tão mal tratada? Minha Nossa Senhora... até que me pareceu que o estado dela não era ainda mau de todo!!!
Foi nas Zebras que encontrámos uma paisagem de rara beleza; O caminho, agora com ponte, sobre o açude desta ribeira, está ao rubro. Só dá vontade d digital não parar de fazer barulho de tantas fotos registar...
Nas partes finais, o gás que lá atrás tinha metido no depósito, veio ao de cima e então, deixei o amigo Zé Luís a levar com tanto pó que o rapaz teimava em não tirar as mãos do nariz...(desculpa Zé)...
Em suma, adorei a companhia para fazer o regresso às voltas de Domingo, e ainda juntarmos companheiros do pedal com boa disposição para a coisa
Domingo, vamos ao azeite, sem travões...
Pinto Infante

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O dia em que andei à nora!!!

Já tinha saudades de colocar aqui um post sobre as minhas lides. É verdade, o São Pedro deve andar chateado com a malta; Já nem descansa nos Domingos; Deveria ter uma consideraçãozita com a rapaziada. Diga-se de passagem, que no aconchego do lar também se está lá muito bem...
Bem, mas vamos lá relatar um pouco do que foi mais uma aventura dura e pura.
A saída cá da Lardosa, estava agendada para 3ª feira, por volta das nove; Esperei, esperei, mas não apreceu ninguém; À pois, lá fui mais uma vez muito bem acompanhado da minha burra; Conseguimos ser 2, para variar!!! Eu e ela...ah ah....
Destino!?; Procurar trilhos com níveis mais elevados em consequência das fortes chuvas que têm caído por aí. Assim, o objectivo era Subir até à Soalheira, Casal da Serra, descer por uns singles que tenho andado curioso para explorar até à Santa Águeda(Marateca), passar por trilhos à parte de baixo do Ninho do Açôr, Barbaído, Palvarinho e afins.
Foi na subida para o Casal da Serra que apanhei grande "CAGAÇO"!!! Então não é que esta areia caíu mesmo à minha frente????!!! Porra!!! Se me apanha? Resultado das chuvadas que têm caído por aqui.
Sempre o explendor da Santa Águeda...
Bem, depois, foi procurar, e procurar trilhos por onde não tivesse palmeado Km com a minha companheira. Com Ninho do Açôr lá por cima, em direcção ao Barbaído; Diz-se que há por lá um bocado de céu caído, será!!!???
Céu, céu caído não vi, mas um magestoso arco-íris brindou a minha passagem por aquelas bandas; sempre lindo de se observar.
Tal foi o prazer em observar este fenómeno da Natureza, que quando dei por mim só avistava eucaliptos e mais eucaliptos; Mas onde é que eu ando!?
Foi neste momento e pela 1ª vez que me senti mesmo à nora! Trunfo na manga; Foi aqui que a minha mais recente aquisição mostrou o seu valor; O GPS deu um jeitão... Ao ampliar um pouco mais a imagem do mapa, só vi-Almaceda; Diría eu; Não pode ser.
De facto era mesmo, encontrava-me a poucos Kms de Almaceda, e ainda por cima, as tais nuvenzitas escuras teimavam em sobrevoar a minha companheira num ritmo cada vez mais acelerado. E agora!?
Mata fora, aguenta-te e, ala que que se faz tarde; Ela vem lá; A Lardosa está tão longe!!!
Próxima paragem; Juncal do Campo.
Aqui encontrei dos tais animais de 4 patas; Azininhos, jumentos ou lá o que lhes queiram chamar. O dono não é que se virou para mim e exclamou: ..."agora ao fim de velho é que o Sr.º me vai pôr na televisão?!..."
Ele há cada um!!!
Seguia-se Tinalhas, onde a chuva se juntou a nós dois; A partir daqui passamos a ser 3. Eu Pinto Infante, a minha burra e a chuva; Viva!
Sempre bafejado pela abundância de água por esses campos fora.
No final, mais parecia um Pi(to)nto.
Quando cheguei, foi um alívio ver a Lardosa, e aminha casinha, onde me esperava um daqueles banhos com água, esta bem quentinha no aconchego do meu lar.
Uns 58 Kms muito bons, para quem já não fazia uma tirada nestas condições, e que provavelmente nestes próximos dias me irei dedicar um pouco mais à estrada, claro está na minha outra burra...
Queria convidar os meus amigos a visitarem uma exposição de fotografias de autoria do amigo Luís Dias, que está patente na"Academia de Judo" em Castelo Branco, alusiva às "Pasteleiras" aquando a realização da feira do Feijão Frade na Lardosa, 2008.
Parabéns Luís pelas belas fotos que conseguis-te.
Dia 22 de Fevereiro, vou participar na confraternização da rapaziada da ACIN, em "A Rota do Azeite"
Sem travões...
Pinto Infante
video