domingo, 30 de março de 2008

Da Lardosa vou fugir, vou pró sol da Caparica

Sábado, dia 29 de Março grande concentração da rapaziada(Profissionais) amantes desta modalidade. Foi mesmo, a caravana Alentejana e Beirã rumou ao sol da Caparica, para alí disfrutarmos ao lado do mar, um passeio em tudo diferente do habitual. Não, não era nas dunas, mas em trilhos repletos de areia e pinhal simplesmente maravilhosos, como devem calcular.
A saída foi bem cedo por volta das 5H00 em direcção à àrea de serviço de Fratel, local marcado para nos reunirmos.

Como não podia deixar de acontecer, aqui estão já as tropas reunidas para a foto de família. Assim responderam presente à chamada o Cândido, Dias, Matroca, Carmo, Silva, Morgado, Ceia e Pinto Infante.
Mais uma vez, com direito a dorsal personalizado, calhou - me o 74, mas da caravana eram muitos mais...

No meio de tanta gente, acabámos por ver e rever companheiros de luta que já há alguns aninhos não os via, e como a amizade e consideração tem destas coisas é sempre um prazer participar nestes eventos onde o convívio é Rei. Sim porque até um grande amigalhaço da Lardosa estava presente. O Luis Franco também foi...

Paisagens lindas, dunas, muita areia e mar à mistura, lá seguia a caravana em direcção à Fonte da Telha...
Lembram -se deste espaço??!! Inacreditável!!! Pois... ERA o "Onda Parque!!!aos pontos que isto chega... OUTRA VEZ......IRRA!!!!! E a caravana Beirã e Alentejana parou, lá para os lados da Fonte da Telha, mas quem ficou com telha foi o Matroca que mandou uma cambalhota!!!!???
Nas dunas dos caminhos, a cambalhota Alentejana....
Daí até ao fim foi um rolar paralelo ao Atlântico, com aquele cheiro a sal que o caracteriza e pronto...o almoço no parque ia - se aproximando...
Que pena tenho de não haver uma coisa destas cá para a nossa Beira!!!!! Temos outros trunfos não é verdade!!!..
O Adeus...

O almoço foi servido num local da Costa, muito agradável, convívio QB e depois foi dizer Adeus ao Cristo Rei que, imponentemente colocado ao cimo daquela encosta de Almada, nos desejou boa viagem....

Agora meus amigos a novidade...(já sou capaz do filme eh eh)

Lardosa in Costa da Caparica..
Pinto Infante

segunda-feira, 24 de março de 2008

Volta de 2ª feira de Páscoa

Bem, hoje 2ª feira de Páscoa, dia em que outrora em família ou na companhia de alguns amigos visitava a ermida de N.S.ª da Encarnação na Póvoa de Rio de Moinhos, ou ia até Salvaterra do Estremo. Lá, enganava o estômago, todo o dia à pala de uma praga de outros tempos, em que os gafanhotos invadiram os terrenos daquelas gentes, e com a promessa de dar de comer e beber a quem visitasse aquela terra os ditos bichos se espantaram sabe - se lá para onde e ainda bem. Eu por cá, por respeito a percas de vulto na minha família, agora deixei de participar nestes eventos, e então vamos tentar passar o tempo agarrado a coisas e loisas que tragam a malta animada....

Assim sendo hoje para variar e na companhia da minha ilustre companheira, iniciámos a nossa volta lá para os lados do maior lago da nossa zona. a barragem da Marateca.

Este belo exemplar, diga -se cobra, não teve a sorte de escapar à minha velocidade alucinante e....enfim, fica para um lagarto ou uns lagartos fazerem um frenesim... Em direcção ao monte"Gardunha", e apalpando alguns trilhos desta zona feitos num passeio domingueiro de 30 de Dezembro de 2007, cheguei a pontos em que a quantidade de àgua agora é tanta que já não dá passgem ao "Explendor da Marateca". mas há outros...
Imagine - se???!!! Será possívem em tamanho ermo???!! e esta hheemm!!!!
A caminho, ou já quase na Atalaia do Campo encontrei os meus trilhos predilectos...Que maravilha!! Este ano se puder e Deus me ajudar vou meter MUITOS singles onde só nós lá havemos de passar com as nossas máquinas infernais. Houve até quem me chamasse "maluco" e se sabia o que andava por ali a fazer??!!
Bem, vem aí o tempo de os organizar, mas ó rapaziada as fitas lá continuam esvoaçando ao sabor do vento!!! O pior é que quem lá passa, tem que arrancar o que é dos outros, e sabe - se lá de quando e novas marcações....não há necessidade...penso eu...

Bem por hoje termino, dizendo só que acabei com a cabeça metida num buraco!!!...

Fotos aqui:
Para quem estiver interessado, a Junta de Freguesia da Lardosa vai organizar dia 25 de Abril de 2008 um passeio pedestre intitulado "A Rota da Liberdade"se alguém estiver interessado, os contactos são os seguintes:
Junta de Freguesia - 272447503
Pinto Infante - 965007540
Tira as mãos do travão...a subir...
Pinto Infante

quinta-feira, 20 de março de 2008

Eles andam aí

Pois é, com muito trabalho de casa para fazer, visto o objectivo ser sempre percorrer novos trilhos nas coisas que organizo. Na companhia do meu amigo Cristóvão lá fomos nós dar uma agradável volta.Percorremos trilhos por nós conhecidos, e ainda fomos à decoberta do além...a saída foi com um dia de vento como hà muito tempo não via. A bike era preciso segurá - la bem pois até abanava.
Lardosa 9h00 da manhã, muito desagradável, cafezito no amigo Victor, e aí vamos nós..

A volta de hoje meteu trilhos nunca por mim percorridos. Conheço bem a zona por onde andamos mas esta nem por isso. Daí explorar novos trilhos para a Rota dos Lagartos a 18 de Maio, porque vai ser uma constante de singles ...

A verdura, frescura e as paisagens, em consequência do tempo que tem estado, sem dúvida uma maravilha... Depois de percorridos uns bons quilómetros, 1º encontro imediato!!!afinal depois de nos depararmos com esta coisa, chegámos à conclusão que os há mesmo!!!até a cabeça lhe raparam!!!

Aqui fiquei na dúvida se tinha entrado em território "SIOUX" ou nem sei lá o onde!!!

Depois da alegria que acompanha estas coisas, vamos continuar...

Nas terras circundantes, não é que me atrapalhei mesmo. Algo me fez lembrar filmes do Homem abominável, onde um dia foi morto por lanças e machados!!! que raio de coisa esta!!?? Ah lá descobri para que seria estes paus mais parecidos com lanças....(agricultura quiçá!!!)

Após a procura exaustiva,chegamos à conclusão de que seria melhor pedir socorro, não aparecesse por alí algum a espionar o nosso trabalho. Foi então que o Presidente do clube acorreu em nosso auxílio, e rapidamente metemos as bikes para dentro do jipe e, acho que havia um branquinho à nossa espera algures para os lados da Lardosa..
Em casa e seguros, foi um problema sair do jipe de socorro...


Boa volta e vamos a eles...Fotos aqui:

Queria aqui fazer um voto de boa e feliz Páscoa a todos

Lardosa, 20 de Março de 2008

Pinto Infante

domingo, 16 de março de 2008

Pênêvês 2008

Hoje acordei para mais um dia dedicado ao BTT. Lá para os lados de Proença a Nova, terra um pouco distante cá da Lardosa, mas nem por isso deixei de participar em mais uma peregrinação dedicada a esta modalidade que movimenta gentes sei lá de onde!!! Com a inscrição feita há já algum tempo, lá fui eu. Desta vez não levei a minha Vilar, fui acompanhado da máquina de guerra. Quando cheguei ao local da concentração, logo me apercebi da presença de gente conhecida. .

Assim, com esta foto de grupo tinhamos o Pinto Infante, o Cabaço e o chefe de fila, o amigo Zé Luis. Depois da foto de grupo, 1ª surpresa; eu que ia mentalizado para fazer 40kms, saiu - me o tiro pela culatra porque só havia ou 25 ou 70 Kms. Coisa horrivel, para fazer o pequeno era pouco, mas 70!!!!!??? Meu Deus tive que ir.... O BTT tem destas coisas...
Este amigo, fazendo lembrar outras datas, também foi e muito bem protegido.
Com o percurso muito parecido com o dos amigos de VVRodão, num constante sobe e desce arrancamos em direcção ao topo de Proença a nova em estradas onde numca tinha passado. O percurso com uma muito boa variedade de trilhos, singles que são a minha paixão além das descidas, isto em direcção a São Pedro do Esteval.

Algumas vezes tinha mesmo que ser à mão, em virtude da sinuosidade dos singles. Muito agradáveis(parabéns à organização pela escolha dos singles). Sempre bem acompanhado por este trio, aqui meus amigos sem nimguém esperar deu - se a queda do "anjo"!!! Então não é que depois do Zé Luis chamar um companheiro de uma maneira imperativa, que teimava em dizer que as fitas estavam mal(era o unico que ia bem para aí no meio de 170 BTTistas), o Cabaço em jeito de resposta à chamada dos malmequeres caíu mesmo!! felizmente sem grandes preocupações...

Um pouco agastado, chegamos então a São Pedro do Esteval. Bem aqui, nunca vi uma coisa assim!!! Como que se de um jogo Benfica/Sporting se tratasse bifanas mas não nas roulotes, feitas à medida que ia chegando. Nem queria acreditar!!!Com o presidente da Junta de Freguesia daquela localidade presente e sempre em cima da situação a ver se faltava alguma coisa. Bem a despedida foi violenta, visto o trato desta gente ser irrepreensivel.
Continuando, pois o relógio não parava...


Não sei se isto será cina ou perseguição!? Então não é que 3 companheiros, de idade ainda jovem, sem nada na manga lá estavam à espera sabe - se lá de quem para a reparação, imagine - se!!?FURO!!! Câmara de ar não, bomba não, remendos não!!!irra que esta gente é teimosa. Parou a caravana toda e foi aqui que se juntou a nós mais um amigalhaço. O amigo Pequito, que vinha com uma gripalhada em cima que...(trata - te Pequito). Lá deixamos estas almas contentes e acabarem aquilo a que se propuseram.

Passamos pelo aeródromo das Moitas e aqui fica uma foto, só para lembrar que nos sorteios finais, nunca me saiu nada, mas desta vez fui bafejado pela sorte!!!SAIU - ME UM SALTO DE PÁRA - QUEDAS!!!Viva!lá tenho que ir um dia destes.Só fiz uma sugestão!!!se podia saltar com a minha bike!!??
Um "SUCESSO"
Já alguns anos que ando nisto, participo, organizo, e assim não há condições!!! Aos 60Kms um abastecimento como nunca!!imaginem Tijeladas caseiras!!!?? De sobremesa claro, porque o resto era chouriço, cacholeira, chouriça, presunto,3 qualidades de queijo, tinto, sumos, àgua... A simpatia sempre presente claro...ouve quem não quisesse abandonar o local...nunca vi assim nada parecido..Contem já comigo para o ano.

Mais uma uma coisa inédita. Deram - me um dorsal imagine - se Personalizado, muito bonito, com a informação necessária em caso de emergência.
Enfim, satisfeito, dever cumprido, boa organização e só não vou para o ano, se valores mais altos se levantarem.
Lardosa
Tira as mãos do travão...a subir claro...

Pinto Infante

terça-feira, 11 de março de 2008

Apalpar terreno "Rota dos Lagartos 08"

Depois de compromissos familiares resolvidos (estes é que são importantes resolver), a minha ilustre companheira chamou - me e aí vamos nós.
O trabalho de casa tem que ser iniciado, porque a convite do Centro Popular de Cultura e Desporto da Lardosa, para organizar mais um passeio de BTT cá para os lados da Lardosa. È uma honra para mim aceitar estes desafios. Sinto - o como que reconhecimento do trabalho/entrega realizado(e cá na Lardosa já vou no 8ª confraternização destas coisas).Pensei então num percurso.Desta vez não vou realizar dois trilhos em virtude dos objectivos que todos os anos me oponho, a maior parte dos trilhos serem sempre novos e desconhecidos para a rapaziada que nos visita, ou seja dar a conhecer singles, paisagens e zonas da Lardosa e terras próximas.
Assim, lá fui muito bem acompanhado da minha especialized, direcção ao nosso lago de água, entenda - se Marateca(Santa Águeda)....
É que no passeio dum domingo destes (30 de Dezembro de 2007), passamos por uns trilhos onde se encontravam alguns lagartos ibernados, e sem os querer acordar, marcamos encontro para Maio....deste ano claro...

Esta barragem, presenteia quem a visita provavelmente com as melhores imagens e paisagens da nossa zona da Beira. Sem dúvida imagem de marca....
Bem, eu bem vos disse!!!ELES ANDAM AÍ...Não sei se foi Lagarto ou se foi outra coisa qualquer, mas o certo é que é uma pena e tristeza ver este cenário!!!!

Eu diría mais...PROTEJAM O AMBIENTE E A NATUREZA...

A procura continuava....Onde andam os gajos???!!!...

Hoje não me vou alongar muito mais, termino só para dizer que lá para os lados do sopé da serra da Gardunha fiquei atolado!!!??È verdade, nem queria acreditar mas aconteceu - me mesmo!!Foi até aos eixos..

Esta vai ser a distância aproximada deste ano, a ver deles...

Tira as mãos do travão...a subir...
Abraço
Pinto Infante

segunda-feira, 10 de março de 2008

Trilhos da Açafa

Bem, dia D, chegava juntamente com a Açafa ou a Estafa!!??.... À partida sabia que ia ser um passeio duro de roer, pois em conversa com o amigo Pequito dias antes, comunicou - me que não iríamos lá em cima às antenas de VVRodão, nem à ventoínha eólica da Foz do Cobrão, mas nem assim deixaríamos de subir estas duas serras. Ao olhar para o gráfico de altitude disponibilizado pela organização, via - se que não ia ser tarefa muito fácil(pelo menos para mim). Não havendo muito tempo para fotos(pena minha, pois as paisagens desta região são de facto dignas de registo), vou hoje começar pelo fim:
Organização - Boa, mas com B GRANDE!! Tanto trabalho de casa na elaboração e escolha dos trilhos;
Recepção - A simpatia desta gente de VVelha;
Abastecimentos - QB;
Durante o percurso - A agradável companhia da Cruz Vermelha e dos amigos Bombeiros;
Circuito - Por terras, rios e ribeiras nunca dantes navegados;
Chegada - Magestosa!!! Eu que nem sou destas coisas de cronómetros e tempos, quero é começar e chegar direitinho. Até me tiraram o tempo(não sei qual foi) que fiz em 65 kms;
Banhos - Quentes;
Almoço - Tudo é bom;
Resumo - A saber que a dureza para o ano vai ser equivalente, Pequito podes - me inscrever, porque só não estou presente por motivos de força maior.
Agora vamos lá mostrar então aqui algumas coisas bonitas desta região...

A saída foi em direcção aos Bombeiros Voluntários, direcção Fratel, paralelo ao antigo IP2 e depois de uns longos 15 kms de subida, o "penetra" apareceu!!! Este simpático amigo fez questão de nos fazer companhia durante uns bons metros até ao Fratel... Na aldeia do Fratel esperava - nos, um farto abastecimento, onde só não comeu mais quem não quis!;

Nos subúrbios do Fratel, eis que passou a caravana pelo Marmelal, onde no olhar e alegria destas gentes da lavoura, se sentia como que um agradecimento à organização em passar por ali...lindo...
Chegava a Foz do Cobrão...
Aqui meus amigos havia de tudo um pouco. Gente nas ruas a aplaudir à passagem da rapaziada, vistas e paisagens muito bonitas, e até arrepiantes!!! Os singles eram de tal modo invulgares, que para quem tivesse vertigens..... bem.... e o abastecimento com a box das bicicletas disponibilizada pela Central Bike..
Nestas terras onde o tempo teima em não passar, estas gentes singelas e humildes, saem mesmo para a rua ver a malta passar como que se de uma festa se tratasse; inesquecível!!!!!
Mas o pior estava para vir. Então não é que a seguir ao abastecimento esperava - nos uma subida de montanha de 1 ª categoria!!!!?? Meu Deus...Estou como o outro diz, "aqui não se gastam pastilhas de travão", pois tirei as mãos do travão, baixei a cabeça e pronto, lá fui...
Depois disto, nas descidas regressou o pesadelo da minha roda de trás, que chatice!!! Já arranjei, já lubrifiquei, prende a corrente e só não caí em virtude do domínio que ainda consigo ter na burra!!! Andando...
VVelha à vista.... uufff!!!finalmente, e ainda bem!!!
À chegada não é que tive direito a tempos???!!!!Eu???!!!hheem

Comecei direito, com as peças todas, e acabei da mesma maneira, com a excepção de uma estafa e não uma "Açafa"...
Agradecimentos - As minhas duas companheiras: A "VILAR" que passeia a sua classe e imponência, em que toda a gente olha para ela e para mim com preocupação se vou fazer o percurso com ela!!! A Outra "specialezed" verdadeira companheira e máquina de guerra, que me tem feito companhia em tantos momentos de sofrimento e lazer e que até hoje (espero daqui para a frente assim seja) nunca me deixou ficar mal...
Abraço amigo Pequito, e vamos à próxima..
Mais fotos aqui:
PS: Só para lembrar a rapaziada interessada, que a "Rota dos Lagartos" na Lardosa, está na calha para o dia 18 de Maio de 2008.
Mais informações brevemente
Tira as mãos do travão...a subir...
Pinto Infante