quarta-feira, 27 de julho de 2011

...Burinhosa na TVI...

Aqui fica o a reportagem da TVI, dia 24 de Julho de 2011.
Minuto 48, reportagem.
Carrega aqui:

domingo, 24 de julho de 2011

...da Lardosa à Burinhosa, capítulo II...

Depois  de uma semana de férias na companhia dos mais queridos, dei umas pedaladas por aí, mas o regresso às lides da bike estava prometido há já muito, com um evento de grande envergadura.
Um evento, onde o número de  rodas, muito se aproximariam das 1200. Brutal.
Burinhosa é daquelas aldeias que se enche de magia, pelo menos uma vez por ano. E que magia!!!
Vou no 2º ano consecutivo que faço parte com todo o gosto e prazer da maior concentração de bicicletas antigas de Portugal. É de facto um sentimento agradável ver esta moldura humana, em que toda a malta quer passear a sua belezinha neste dia. Desde a envolvência, ambiente, caras conhecidas, etc... Uma referência Nacional sem dúvida. Parabéns ao Rui e aos "Men in Bike" .
Só me lembro dum aparto semelhante, quando a minha última participação na maratona de Portlalegre. 5400 Bttistas.

Dia 24 de Julho foi o dia escolhido para este evento.
Em 2010 fez-me companhia o Ricardo e o Badocha. Este ano por razões mais fortes impediram estes amigos de me acompanharem, mas rápidamente colmatadas pelo meu companheiro de luta nestas andanças. O Qui Tó que há muito ansiava ver esta verdadeira loucura em torno da bicicleta. Juntou-se a nós o Carlos, que aproveitou e foi promover a Feira do Feijão 2011 a realizar dia 30 de Setembro, 1 de Outubro, onde aqui entro eu com as Pasteleiras dia 1,  e dia 2  de Outubro com um inédito e original passeio pedestre. Vão estando atentos.

Bem, mas agora vamos à Burinhosa.
Chegámos a esta Aldeia, o reboliço do costume. O Rui anfitrião da coisa, aterefado como de costume lá ia dando as boas vindas aos invasores do sossego desta terra. Neste dia a Burinhosa, torna pequena para absorver tanta gente.
Eram quase 10H30, depois de passear calmamente esta quinta cheio da tudo o que faz falta à bicicleta, revejo o Luis na sua banca, e encontro no café matinal o Dionisio, conversa após conversa aparece o rejuvenescido Aranhiço. Que encanto ver este homem como estava hoje. Depois de o ver nas pasteleiras da Lardosa, versão 2010 numa cadeira de rodas, agora pelo seu próprio pé desfrutava ele também deste ambiente. Bem vindo Aranhiço, e cá te espero dia 1 de Outubro na Lardosa.
Circulavam segundo o Rui me confidenciou 510 inscrições sendo que ainda inscreveu alguns à última da hora, ultrapassando os 600 amantes desta coisa. Uma coisa brutal...
Uns vestidos assim, outros assado, elas jovens, menos jovens mostrando a beleza que caracterizou os tempos mais longinquos. Verdadeiramente lindo. Nos pinhais de Leiria, praia das Paredes as cilcovias eram apertadas para em formação dupla desfrutarmos a belo prazer da cobra que serpenteava os montes e dunas de areia. Repito, brutal...Ninguém fica em casa nem indiferente a tamanha parvoeira que nos invade neste dia...
Penso que esta organização consegue pôr toda gente a andar na sua recordação.
Todos/as caracterizados.
Para este ano reservei a estreia da minha "JINLU". Uma máquina de Xangai que banalmente igual às outras, com a diferença de não ter travões de alavanca ou bichas, roda-se os pedais para trás, e trava...ou não!!!Ou às vezes escolhe-se a melhor lavrada..eh eh..
Portou-se à altura da exigência dum evento desta envergadura.
Embora a mistica do passeio seja o número, a logística desta malta não deixa de ser importante. Diferente porque o cabaz da bucha tem que nos acompanhar para durante, e no final a rapaziada compartilhe ora aqui, ora acolá a dita bucha com malta das diferentes regiões do País.

A manta de urelos é ferramenta indispensável neste dia.
Quanto a nós, no abastecimento agradeço ao Fernando e companhia a simpatia, daquele vinho branco frisante, porque Oliveira do Hospital está no mapa para futuro evento. Fernando 2010 foi assunto e cá te espero dia 1 de Outubro directamente de Oliveira do Hospital.

Apareceu mais malta do Porto em que o tinto da Beira foi mote de conversa juntamente com o casqueiro caseiro e ovos verdinhos, a acompanhar com a bringela...já tenho água na boa...

Bem, mais um evento que espero repetir para o ano, porque este ambiente é de festa, confraternização, em que os números são de grande realce, e que uma vez por ano dá vontade de lá ir.
Parabéns Rui Rodrigues, Men in Bike.
Será que me posso inscrever já para 2012???!!
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

terça-feira, 19 de julho de 2011

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Passeio de pasteleiras, dia 24 de Julho, é na Burinhosa

Pois é caros leitores do meu cantinho. Enquanto as reuniões e pormenores vão sendo ultimados para o "Passeio das Pasteiras/bicicletas antigas", inserido na Feira do Feijão Frade da Lardosa, aparece este grande evento a nivel Nacional.
O ano passado tive o prazer de participar neste evento em excelentes companhia. O Badocha e o Sarugo. Aderimos a este evento onde nos divertimos muito, e no meio de 450 bicicletas antigas percorremos belas ciclovias ao longo das praias da Parede e S.Pedro de Moel.
Para este ano vamos ver o que o grupo"Men in Bike" nos reserva.
Com certeza um grande evento.
Será que alguém me acompanha na deslocação até à Burinhosa???!!!
Quase esqueci. Podem apontar desde já a data das Pasteleiras na Lardosa.
1 de Outubro de 2011
Vão estando atentos...
...sem travões, a subir...
Pinto Infante

domingo, 3 de julho de 2011

...na terra do Jerónimo & Cro-Magnon...

Já lá vão alguns anos em que:
..."as moquitinhas também avoavam, avoavam...
..."nos afilamentos das alâmpadas"...
..."tadinhas, tadinhas, das amosquitinhas"...
2011, a música foi outra...
ESPECTACULAR...
É desta forma que classifico esta maratona da Gardunha, na cidade do Fundão. Sou pioneiro desde a sua edição nº 1, e de ano para ano tenho tentado ir, mas ou serviço ou por outras razões quaisquer não fui. Se da 1ª edição já disse que tinha gostado, a edição de 2011, meus amigos a classificação dos trilhos foi para mim duma qualidade muito boa.

Este ano 2011, os companheiros que me acompanharam neste desafio. Respectivamente:
Pinto, Miguel, Tomás, Rodrigues e Simões(Tomás e Simões na prova rainha).
A Gardunha absorve eventos nas diversas vertentes, um pouco de cá, outro pouco de lá. Motos, carros, jipes e bicicletas são veiculos que percorrem este monte.
 Do lado de cá(do lado da Lardosa) os trilhos e singles há muito que os conheço, senão relembre-se as"Rotas do feijão" e "Rota dos Lagartos", onde singles bredas e trilhos são percorridos e descobertos ao pormenor para os partilhar nos eventos que realizo na Lardosa.

Este ano a aposta orientado por GPS, percorreu trunfos do meu baú sendo o pano de fundo as faldas da Gardunha lado Sul. Conheço e sei que há tesouros por aqui que são um espectáculo quando falamos de singles e trilhos. Do lado Norte, virados a Fundão já conhecia alguns, mas poucos para tamanha quantidade deles percorridos este Domingo 3 de Julho. Aquela calçada Romana que liga Alcongosta a Alpedrinha é soberba, mas meus amigos, isso foi só um doce comparado com o trabalho de casa que esta malta apresentou nesta aula nº 4.
Um evento em que a data provávelmente foi a o factor mais fraco que esta rapaziada do BTTGardunha apresentou(se me é possivel sugeria Maio/Junho), mas que mesmo assim um pelotão a rondar os 250 companheiros do pedal disse, presente. Reparei foi o facto de nesta moldura não conhecer muita gente, sendo que malta aqui da zona era muito pouca ou quase nenhuma!!!???
Concentração, pequeno almoço e almoço no pavilhão multiusos do Fundão. Hora de saida 9, com passagem obrigatória pelo stand "Moto-Brioso", representante oficial da maratona. Os trilhos escolhidos pela rapaziada sempre sombrios, sendo que a partir do Souto da Casa o livro dos singles começou então a abrir-se. A minha digital ia, mas como se tratava de maratona, as fotos são muito poucas para ilustrar tamanha beleza destes trilhos. Muitos parabéns à organização.
A N/Sr.ª do Miradouro chamava a malta para desfrutarmos daquilo que eu chamo um repasto de bredas. Subir até Alcongosta, calçada Romana, e depois vinha a original brincadeira do radar...inédito radar...
Em descida permanente atravessamos a estrada que liga Capinha ao Alcaide e fecha a boca pois a mosca pode entrar da admiração destes singles. Acreditem que era preciso nalguns pontos tirar os óculos para ver por onde se ia no trilho, em virtude da sombra. Repito BRUTAIS singles...
O cuidado que esta malta teve em elaborar o trilho para a maratona foi tal que conseguiram incluir as aldeias, vilas e a cidade do Fundão. Nas aldeias a escolha recaiu nas ruas bem estreitas, com as gentes aplaudindo a malta. Para mim é sempre um dos pontos altos vendo a alegria dos mais jovens(70 ou 80 anos) vendo a malta passar...viva...
Meio dia  e qualquer coisa chegava como comecei, o que só isso me interessa. Direito, mas com sentimento muito bom em ter registado que a Gardunha recebeu algo digno do seu património ser mostrado aos amantes desta modalidade com muita qualidade.
Almoço e regresso à Lardosa, contente de ter participado talvez na melhor maratona onde fui até hoje, muito graças à qualidade e diversidade dos trilhos...
Para o ano só não estarei se valores mais altos se levantarem.
A toda a organização, e em nome de "as voltas do Pinto Infante", Parabéns pelo trabalho apresentado.

Esta tenho que registar e divulgar, pois, já foi fotografada muitas vezes. Provavelmente vai mudar de dono e deixar-me saudades...

Com as alâmpadas bem acesas, e sem afilamentos....
Sem travões...a subir claro...
Aquele de sempre...
Pinto, o Infante

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Maratona da Gardunha

Este fim de semana está aí mais um evento realizado na Beira. A cidade do Fundão e BTTGardunha são os anfitriões.

Assim, e mais uma vez a serra da Gardunha vai abraçar e ver passar um bom pelotão de Bttistas companheiros do pedal, onde óbviamente lá estarei a representar a Lardosa, e "as voltas do Pinto Infante".
Vai ser o encerramento dos eventos organizados esta temporada, antes das férias.
Pinto Infante